Qual é a subida mais dificil da arrabida?

_driftwood_

New Member
Há muitas subidas difíceis no PNA mas o "3 Etapas" é daquelas que eu nunca consegui (e duvido que algum dia o consiga) subir 100% montado. Aliás, ali nessa zona, todas (ainda são umas quantas) as que sobem até ao alto da comenda (Helicóptero) têm um elevado nível de dificuldade, e mesmo a mais fácil, e apesar de se fazer bem totalmente montado, não é propriamente simples de se fazer.

Subir até a cimo do "Cabeço das Vacas" também não é para qualquer um, e também ainda ninguém se lembrou da subida da estrada romana do Castelo de Palmela... Ahpoizé, essa também não "flor que se cheire" muitas vezes, lolol

Depois temos as subidas ao posto de vigia da Serra de São Luís, a "Jibóia" da Serra dos Gaiteiros, a subida desde a Cova da Amorena ("Morena" - a tal da calçada) até à Rasca, e temos sempre que ter em conta a subida desde os Barris, passando pela encosta e culminando no topo do "Cai-de-Costas" (que agora está cheio de gravilha).

E já que estamos numa de subir temos também de referir o trilho que atravessa a Serra da Arrábida desde Terras do Risco até ao Convento da Arrábida. Onde a dificuldade para mim reside mais no piso rochoso do que propriamente na inclinação (e o facto de lá ter ido numa tarde em que as temperaturas marcavam 40º certamente também não ajudou, lolol).

Lembrei-me agora que fazer o "Fim-do-Mundo", a "Tartaruga" da Serra de São Luís, ou o "Zigue-Zague" da Serra de São Francisco a subir também não é fácil, mas estas ao pé das outras são quase planícies, ehehehe

PS: Não me esqueci das subidas das pedreiras de Sesimbra (a que sobe antes das "varandas da arrábida", e que sobe desde o Forte do Cavalo até às pedreiras do Zambujal), mas como ainda não as tentei fazer de bicicleta a subir, ainda não posso dar uma opinião válida (mas fáceis de certeza que não são).
 

JArronches

New Member
Na Arrábida ainda só fiz a subida desde o Portinho da Arrábida até ao cruzamento em que se vira para o Portinho, para mim foi complicada, mas não conheço as outras.
 

arrabida_rider

New Member
Boas,
_driftwood_ realmente referiste ai algumas subidas que nao me estava a lembrar (e outras que tb nao conheco).
Mas num dos meus posts anteriores referi o trilho do convento (que alias foi gracas a um dos teus topicos que me ajudou a descobri-lo) e realmente a dificuldade esta mais no piso do que na inclinacao (ja o fiz ao contrario e é bem mais divertido de se fazer).
Em relacao ao cai-de-costas nao o acho muito dificil (se nao acertarmos nenhuma pedra nao tem complicacoes de maior) mas agora que esta cheio de gravilha nem se quer vale a pena tentar subir.
A subida das pedreiras de sesimbra e complicada mas quando a fiz estava no inicio da volta por isso nao senti muitas dificuldades em faze-la (acho que o pior desse dia foi mesmo o calor que estava)
A subida do forte do cavalo nunca a fiz porque raramente vou para sesimbra andar de bicicleta.

«««CONTINUACAO DE BOAS PEDALADAS»»»
 
Estando em Sesimbra , indo um pouco mais para a frente , poucos são os "Duros" que chegam ao parque de campismo do MECO , e descem o acesso á praia e chegando lá abaixo , dão a volta á bicla e sobem a rampa toda sem desmontar...
 
Top