Quadro Camber VS Stump VS EPIC (modelo 2010)

TheShadow

New Member
Ora gostaria de saber opiniões sobre estes 3 quadros.

São todos muito parecidos.
Os Epic são mais virados para competição e sobem muito bem.
Os Stump são mais virados para descer e não sei quanto a subir.

O Camber está muito parecido e gostaria de opiniões em termos de subir e descer.
Não traz brain e a malta com quem ando que tem brain não quer outra coisa.

A diferença de preços em termos de quadro é significativa.
Será apenas por causa do brain?
E quanto a pesos alguém tem números visto que eu não encontro.


abraços e boas pedaladas
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Realmente qualquer dos 3 quadros que referes são muito parecidos, mas de certeza com pesos e comportamentos diferentes, mas isto também depende dos restantes componentes (amortecedor traseiro, suspensão, rodas, etc.). O Camber talvez deva ser o mais polivalente e parecido com o Epic e diferente do Stumpjumper (os amortecedores têm cursos diferentes e estão colocados em locais diferentes), e aqui temos a questão da estética e peso. O Epic já é um modelo mais virado para o estilo racing, e mesmo podendo ter menos curso no amortecedor traseiro de certeza que usufruis de suficiente conforto e segurança mesmo a descer. Isto depende do orçamento, gostos e tipo de Btt que praticas ou estás apensar praticar. Valerá a pena comprar o mais caro? O mais barato, por acaso até é o que mais gostas? Na minha opinião, Se gostas de estilos racing - Épic, Brincar em terrenos mais atribulados, TT e boas descidas - Stumpjumper, Polivalência (subir, descer, rolar) - Camber. Qualquer dos 3 quadros são porreiros e com componentes equilibrados ficam boas máquinas. Espero ter ajudado.

Fica bem.
 

TheShadow

New Member
Bem eu a querer é mesmo uma que seja bom a subir e a descer.
Será que a diferença de ter BRAIN (caso das epic e alguns stump) será assim tão diferente do camber que não o tem ?
Isto em termos de comportamento claro.

Material para lhe aplicar eu tenho.
A suspensão é de 120mm, mas vem preparada com uns tacos que se podem aplicar e fica com 100, mas prefiro os 120mm pois dá sempre para mais qq coisa no terreno.

Os terrenos onde ando são de todo o tipo: desde boas subidas, boas descidas e onde se rola bem.
Temos serra e planos, terra, areia pedras, etc.......
Aqui pode-se encontrar de tudo.
 

Jorge S

Member
Boas,

em termos de polivalência também tens o quadro da Stumpjumper de 2009. É superior ao da Camber e tem de curso os mesmos 120mm.
Se ainda o encontrares em promoção é uma boa compra. Comprei a Stump FSR Elite XTR 2009 com desconto de 500€ e estou satisfeitissimo com o seu comportamento. Traz a Fox Talas que dá para alterar o curso entre os 100, 120 e 130mm o que ajuda imenso a subir/descer.
http://www.specialized.pt/index.php?sc=17&op=01080419
 

TheShadow

New Member
O quadro stump de 2009 já não deve haver muitos em stock e já fica um pouco caro para um modelo de anos anteriores.
Mas é muito bom quadro pois conheço uma stump dessas aqui.

Vi um video em que dizem que a camber está entre a epic e a stump.
Para quem quer mais curso que a epic e menos que a stump lá está o camber.
Falam lá que a frente tem a testa como a epic e a traseira tipo stump, mas ais comprida.

No meu entender penso que será uma mistura entre a frente da epic e a traseira da stump, mas trabalhada de forma a ficar um conjunto equilibrado tanto a subir como a descer.
 

Antonio73

New Member
Tudo depende para o que queres o quadro. Já vi aqui opiniões que se vê bem que percebem tanto de bicicletas como eu de lagares de azeite. Já ti 2 Epic e uma FSR XC que é a Camber veio substituir e tive ainda uma Enduro. Se queres fazec XC e Maratonas sem dúvida a Epic, que não é uma bike muito confortável, mas extremanente eficaz, mesmo para competição. Se gostas de fazer umas maratonas de vez em quando e não tens pretensões a ficar bem classificado e gostas de fazer uns trilhos mais radicais então tanto a Stump como a Camber são indicadas para ti. Claro que também podes descer coma Epic, mas não esperes ter o mesmo controle e conforto que irás ter com as outras duas, pois o curso é diferente e foi feita para outras utilizações XC e maratonas.. Se fores mesmo muito radical então opta pela enduro que te permite descer a todo o gás e andar por ai as saltos.
 

TheShadow

New Member
Não quero competir.
Faço uns "passeios" de vez em quando aqui na zona.
Normalmente os preços são relativamente baixos e não se gasta nada em alojamento e pouco em deslocações.

As voltas são normalmente na casa dos 50/60/70km.

Aos Domingos como já disse faço as voltas com mos companheiros do pedal e há de tudo em termos de tipos de terrenos como em subidas e descidas.
Vivo perto da serra do caramulo.

Enduro não é opção.
Os 3 que falei são muito parecidos, tirando o curso e a geometria da Epic que é mais virada para racing.
O quadro Camber é o mais barato.
a página da Spec Portugal não tem a opção "Help Me Chose" como em USA e lá com as escolhas que fiz dá-me as opções Stump e Camber.
 

TheShadow

New Member
Boas,

em termos de polivalência também tens o quadro da Stumpjumper de 2009. É superior ao da Camber e tem de curso os mesmos 120mm.
Se ainda o encontrares em promoção é uma boa compra. Comprei a Stump FSR Elite XTR 2009 com desconto de 500€ e estou satisfeitissimo com o seu comportamento. Traz a Fox Talas que dá para alterar o curso entre os 100, 120 e 130mm o que ajuda imenso a subir/descer.
http://www.specialized.pt/index.php?sc=17&op=01080419

Estive a ver esta bike de um colega meu e ele diz que é brutal.
 

brtantunes

New Member
Boas,

Peço desculpa estar a desenterrar este tópico. Ando com a mesma duvida. Também apenas preciso do quadro e estou indeciso entre camber e epic. Acabaste por escolher qual? qual o balanço que fazes?

cumps
 

demmolidor

New Member
Ola boa noite eu tenho um stumpjumper de 2010, com um amortecedor fox specialized com brain, o quadro e muito semelhante ao epic, e comfortavel e da confiança a descer e tambem sobe muito bem sendo claro que as pernas tambem contam, a diferença basica para as epic e que o brain em hard amortece sempre um pouco sendo o movimento vindo de baixo ou seja devido ao relevo do solo, e nas epic eo brain e mais rigido o curso neste modo e quase imperceptivel. nunca andei com nenhuma epic por isso quanto ao peso nao posso dizer nada, a inclinaçao de cada uma das maquinas segundo o fabricante sera epic maratonas xc, e as stumpjumper xc/trail. um pouco diferentes.
 
Bem depende do orçamento queiras gastar.
Sou dono de uma Camber, modelo Comp, modelo mais fraco de 2011, a nível de conforto nada a dizer, é polivalente serve para fazer um pouco de tudo. Se optares por uma Camber opta por um melhor modelo, e talvez já pensar no futuro, uma roda 29. A suspensão da frente convém ter bloqueador no volante para facilitar.
 
Top