Puxar guiador a subir

Boas,

Gostaria de partilhar convosco uma situação que me ocorre com frequência.

Aquando de uma subida com alguma inclinação, dou por mim não só a fazer força nos pedais como a fazer uma enorme força no guiador no meu sentido, a força é tanta que chega a levantar a roda da fte e com isso já fui aos verdes umas 2 vezes.

Faço isto de forma completamente inconsciente e obviamente canso-me em dobro.

Gostaria de saber se isto é caso isolado e já agora dicas para contrariar, sem estar sempre a lembrar-me que não posso puxar o guiador :D

Um abraço
 

Nozes

Active Member
Desculpa lá ó jovem,mas agora tive de me rir.

Lendo o que escreveste,ficamos com a ideia que só agora começaste a andar de bicicleta. A não ser que sempre tenhas andado em terreno plano e devagar,já devias ter reparado que a força que fazes com as pernas a carregar nos pedais para baixo faz com que o corpo se incline para trás,é um movimento natural.Os braços têem a função de evitar que caias de costas com a força que fazes com as pernas.
Obviamente que quanto maior força fizeres com as pernas mais força tens de fazer com os braços.
Para evitares levantar a roda da frente nas subidas mais inclinadas,o segredo é baixares os cotovelos,e puxares o guiador para trás e não para cima. Experimenta baixares os cotovelos até os teus antebraços ficarem paralelos com o solo,e vais ver que não há subida que te meta medo. E tenta agarrar o guiador de maneira que faças essa tal força,mas sem cansar muito as mãos,não é preciso apertar o guiador com força demais. Se estiveres muito tenso e apertares os punhos com muita força é normal que sintas um cansaço acelerado nas mãos e braços.

Boas pedaladas!
 

tekzz

New Member
WTF que post é este? Nunca ninguem me ensinou a andar de bike, tiraram as rodinhas e agora anda e quando começei a treinar acério em terra uma pessoa faz os movimentos que melhor se adapta á situação, por exemplo esta (automaticamente quase). Nesses casos eu até impulsiono o meu corpo um bocado para a frente e sobe-se que é uma maravilha, mas nunca ninguem me ensinou nada disso... Tudo se aprende a ver os outros e a andar.
 

newalien

Member
Penso que o amigo Nozes já te deu boas indicações. Eu só acrescentaria um pormenor:a bike que utilizas, tem o tamanho adequado para ti ? Porque poderás estar a utilizar uma bike pequena demais e nesse caso o teu centro de gravidade será "puxado para trás" o que aumentará muito o fenómeno de que te queixas.
 

Jorge S

Member
tekzz,

Quando alguém nos ensina aprendemos mais facilmente a corrigir os nossos erros. Tal como a escrever, por ex.
 

VascoDamásio

New Member
sguerreiro, a tua pergunta não é assim tão fora de contexto e talvez haja muita gente com dificuldades iguais a tua.
É simples de compreenderes e corrigires, se estás numa subida e obviamente a fazer mais força nos pedais, terás de corrigir a posição do teu corpo, pois o teu centro de gravidade está muito recuado e qualquer irregularidade faz com que vás ao chão, pois a roda da frente levanta.
Sendo assim o tens de fazer primeiro que tudo, e deslocares o teu corpo mais a frente no selim e baixares a tua posição na bicicleta, ou seja sentares-te na ponta do selim e "tocares" com o nariz no avanço, de seguida automaticamente os teus braços vão ficar numa posição mais baixa, ou seja faz com que não puxes o guiador, mas sim o empurres para o chão, se tiveres extensores no guiador, melhor, pois é para isso que eles foram feitos, metes as mãos nos extensores e baixas ainda mais a tua posição, evitando que a bicicleta levante.
Mas primeiro que tudo e como já foi dito tens de ver se as medidas na tua bicicleta são as mais adequadas a ti.
O teu "problema" e uma questão de técnica e nada mais em especial.
Espero ter ajudado.
 

Jorge S

Member
sguerreiro,

Além do que já foi dito, também ajuda se te chegares o mais para a frente possível sobre o selim e se te baixare sobre o guiador, pondo o máximo possível do teu peso sobre a roda da frente.

Edit: Afinal o VascoDamásio antecipou-se;)
 
Last edited:

tekzz

New Member
Jorge S Se calhar fui um bocado violento na minha resposta mas não era essa a minha intenção, o que queria dizer é que nem a andar de bike nunca niguem me ensinou a andar, como referi antes, tiraram as rodinhas e agora anda, se caires, levanta-te e tenta outra vez. Tal como agora, nunca ninguem me ensinou nada, tudo o que sei é a ver um video ou outro que vou observando o que se faz em cada situação e quando estou a andar eu ponho em prática o que vi. Mas quem me dera ter alguem experiente ao meu lado a dar-me umas dicas, isso é que era ;)
 
Last edited:

MrOverclock

New Member
O que relatas é naturalíssimo e não necessitas contrariar! Até te ajuda a fortalecer os biceps e os peitorais :)

Se começas a sacar cavalo não intencional, então inclina-te e chega-te para a frente
 
Obrigado a todos pelas respostas.

De facto, tudo o que sei tb foi numa autodidacta. Rodinhas fora e anda. Apenas questionei uma vez que faço algo que não quero de forma intencional o que me provoca por vezes alguns arrepios. Quando me lembro, óbvio que me deito na bike, no entanto naquelas alturas em que um gajo já vai com a língua de fora ... bom, acabo por não me lembrar.

No entanto, penso que a situação está resolvida. Troquei o guiador sobre-elevado de 660mm por um recto de 580mm e nas mesmas subidas com a língua de fora :D correu tudo bem.

Por fim, penso que a minha questão não é única, uma vez que vejo malta a fazer o mesmo e daí vir ao fórum questionar o pessoal com mais experiência na matéria.

Um abraço
 
Top