Protecção Dos Dentes

jginja

New Member
viva,
depois de ter lido um tópico onde o assunto foi aflorado, resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto.
sei que existem vários tipos de protecções para os dentes, desde as que se podem comprar em qualquer loja de desporto, até protecções mais especifícas, tendo em conta o usuário e o objectivo, passando por protecções "feitas à medida" por um dentista.
no ciclismo que me recorde, só me lembro de ver o Mario Cipolini a usar a dita protecção.
já várias vezes me lembrei da dita, não porque já tenha dado alguma queda, mas por achar que é mais um elemento que acrescenta segurança à zona do maxilar, que é bas tante sensível a impactos.
deixo por isso alguns links sobre o assunto, e já agora aqueles que usam ou usaram, que partilhem a opinião.

http://www.spemd.pt/index_seccoes.html
http://www.dentalcare.com/soap/patient/portgese/mouthgrd.htm
http://www.ada.org/prof/resources/pubs/jada/patient/patient_69.pdf
http://www.ada.org/
http://www.ada.org/public/topics/mouthguards_faq.asp
http://www.sportsdentistry.com/mouthguards.html
e muitos mais. existe muita informação sobre o assunto. o melhor mesmo é pedir o conselho ao nosso dentista.

boas pedaladas
 

card050

Member
uhmm...
Já usei no karaté... e não é propriamente um coisa com a qual queiramos andar muito tempo seguido! É um bocado incómodo, e dificulta a respiração pela boca...Não me estou a ver a andar mais do que 15mins com a protecção... e já é um bom suplicio! A protecção que usava era de armação e portanto só era eficaz com o maxilar fechado... NO entanto conhecia também quem usasse protecção de boca e acho que não era por aí que lhes facilitava muito a coisa... :shock:
Nos links que disponibilizaste as protecções que se mostram são bastante similares a essas duas e não me parece que sejam facilmente adaptáveis para uma utilização eficiente no ciclismo/BTT... Talvez a protecção feita por medida seja mais eficaz e também mais confortável, mas eu dispenso! ;)
abraço!
 

João Matos

New Member
Eu já tive um acidente quando tinha 10 anos, fui contra um pilar da minha própria garagem :evil: e felizmente só estalei um dente da frente (dos definitivos), e resolvi bem a coisa. Agora, após ter gasto umas massas valentes num aparelho ortodôntico tenho uns dentes direitinhos... e o meu grande medo é mesmo ter alguma queda ou bater mesmo e estragar tudo... mas só me lembro disto quando chego a casa para pousar a bike na garagem... antes e durante a volta nem me lembro que tenho dentes :roll:

Acho que essas protecções devem ser incomodas, porque por exemplo nas subidas devem dificultar a respiração.
 

jonypaul

New Member
Eu acho que para XC é um bocado exagerado, porque a não ser que se seja muito maluco, a queda dá quase sempre tempo para por um braço à frente, ou preparar o corpo para cair "bem". É claro que há sempre casos pontuais, mas se se ligasse a todos eles também andávamos com uma armadura!
Em DH e coisas mais radicais, há os capacetes integrais que funcionam melhor que uma protecção para os dentes.
 
eu que devo ser o gajo com mais medo de malhar do forum btt nao uso nem nunca pensei nisto... nos principios ainda ia com o capacete integral dentro da mochila as costas... subia sempre com o normal, depois quando chegavamos ao ponto em que o pessoal dizia, agora é sempre a descer... eu sacava o integral e lá ia eu a uns loucos 30 kmh pelo meio do monte... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

para nao falar que ando quase sempre com a proteccao da coluna por debaixo da roupa, mas eu sou medricas...

acho que o melhor é treinar as quedas para cima de um colchão :wink: ou entao parar para pensar: é para ir com a malta rasgar para o monte so a descer ? pneus em condiçoes (esquecer o peso, apostar 100% segurança) capacete integral, coluna, luvas fechadas, caneleiras, cotoveleiras e joelheiras, oculos, pedais plataforma (acho que nao me esqueci de nada (ex: onde ja utilizei a tralha : descida do marao, 20 km a descer pelo monte, velocidades altas em terreno altamente solto).

é para ir dar uma voltinha em estradoes, com subidas e tal, sem grande risco ? capacete normal, luvas abertas, proteccao coluna (nao va um gajo sair pelo parabrisas :wink:), pneus mistos, oculos, pedais encaixe (ex: as voltinhas do fim do dia ou um passeio organizado).

P.S. agora já me passou um bocado a panca mas corto-me sempre nas descidas, prefiro subidas... é que se um gajo vai ao tapete lá se vao os cromados :wink: ... eu ja estive 2 dias no hospital com traumatismo craniano por ter ido direito a um "esteio" (suporte da ramada em pedra)...

TUDO DEPENDE DO QUE CADA UM PRETENDE FAZER, CORRECTO ? É como ir andar para a neve com um skate... se calhar até dá, mas é melhor ir com uma prancha de snowboard... :wink:
 
Top