Proteção "limpador de lama" suspensão e outra...

picasso

New Member
Boas ppl,

A volta do ultimo fds teve lama, mmmmuiiita lama :), porem a minha suspensão tem o reforço/união das 2 pernas bastante proximo da roda, o que efectua um excelente serviço de limpeza do excesso de lama que se vai acumulando no pneu.
Em casa, durante a limpeza da bike, reparei que a referida peça estava com a pintura "descascada" das inumeras pedras que agarradas à lama por ali bateram. Pergunta: colocam algum tipo de proteção (neoprene, etc...) nessa zona da suspensão ou é mesmo para deixar descascar?

Segunda pergunta: Segundo o meu mecanico, a peça de plastico circular que se encontra entre a K7 e a roda é de bastante utilizade, nomeadamente em caso de desafinação/empeno do desviador, empeno do drop out, etc... Raramente acontece mas parace que quando a corrente "cai" para o lado de dentro da roda o estrago é grande (raios, etc...) alem do risco de queda. Porem reparo que a maior parte do ppl circula sem o referido acessorio, aparentemente apenas por razões esteticas. Fará sentido correr os riscos referidos "apenas" pela estética e 6 ou 7 gramas?

Boas pedaladas.
 

Jepas

Super Moderador
Quanto aos foles na suspensão:

antigamente todas traziam, era a única maneira de garantir que não entrava nada "estranho" pelos retentores. A situação que descreves é preocupante, porque o revestimento das pernas serve para minimizar o atrito entre as partes móveis, se a lama o está a desgastar tens mesmo de resolver isso. Podes usar pneus bastante mais estreitos quando fores andar com muita lama ou então compras uns foles em neoprene. Atenção que esses foles podem acumular sujidade no seu interior acelerando bastante mais o desgaste das pernas.

Quanto ao protector que fica entre a cassete e os raios... eu uso. Não me preocupo com o peso nem com a estética (por acaso no meu caso o disco é mais pequeno que a cassete e passa despercebido). Mas já vi situações em que um desviador mal afinado ou um empeno no dropout causa uma verdadeira dor de cabeça. Pode até não partir/danificar os raios, mas 99% das vezes em que se usa o maior carreto estamos a fazer muita força na corrente e se ela cai vai ficar entalada com igual esforço entre os raios e a cassete sendo muito complicado retirá-la de lá.

Como tenho raios em alumínio (mais frágil que o aço) uso a protecção, mas confio na minha afinação o suficiente para abdicar dela se for preciso.
 

picasso

New Member
Quanto aos foles na suspensão:

antigamente todas traziam, era a única maneira de garantir que não entrava nada "estranho" pelos retentores...

Boas,

Muito obrigado pela reposta/ajuda. Relativamente ao protetor da K7 eu tambem uso pelas razões que já apontei e ñ entendo, com muita facilidade, como tanto pessoal abdica do mesmo... Relativamente à suspensão acho que me explique mal, estava-me a referir à união (horizontal) das 2 pernas. Aquela ponte/arco que passa mesmo por cima do pneu. A bike vem de fabrica com medida 2.2 à frente, ficando pouco espaço entre a "ponte" e o pneu... util para limpeza de lama, porem a tinta vai saindo :-(
 
Experimenta enrolar um bocadinho de câmara de ar no arco da suspensão nos dias em que saibas que vais apanhar muita lama. Fica leve e fácil de limpar.
Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Se é no arco não há stress para o funcionamento da suspensão. Basta tapares isso como foi dito acima.
 
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