Promover Marcas de Bikes

LUIS PAULO

New Member
O tema que eu pretendo abordar se calhar está relacionado com a minha experiência que tive nas motas, mas no fundo acho que poderia ser aplicada ao das bikes.
Quando eu leio a tabela de classificação das provas de motas, verifico que alem do nome do piloto vem o nome da equipa e da marca da mota. Ora para mim acho fundamental que a marca esteja referenciada. Se verificarem ao saber-se o nome da marca estaremos a promover uma marca, mesmo que por vezes o próprio atleta não tire proveito próprio imediato. Mas veja-mos, se por exemplo no campeonato nacional se começar a aparecer o nome das marcas das bikes nas classificações, podia-mos verificar qual a marca com mais presenças as que tem melhores classificações e outras situações. Ora eu se fosse um importador de uma certa marca e verificava que havia referência a marcas, ficava deveras interessado. Imaginem por exemplo que a marca líder de mercado começava a verificar que a sua adversária mais directa começava aparecer mais vezes referenciada nas tabela de classificação, e assim começava a ter um aumento de vendas. Como se pode imaginar essa marca quase de certeza que iria começar a pensar em patrocinar mais atletas, para também começar a ser referenciado.
No fundo o que eu estou a querer dizer é dar a ideia as pessoas envolvidas na federação ou a responsáveis pela competição pensarem nesta ideia, para que se possa dinamizar mais o mundo do BTT.
O que se passa na actualidade e que vem desde os primórdios do mundo das bikes, é que o que importa mencionar é o nome do atleta, também é verdade que o nome da marca pouco importava pois as bicicletas nessa altura eram quase artesanais e por isso não havia muito interesse em divulgar o nome da marca. Agora hoje em dia em que algumas marcas começam a ser grandes impérios podemos começar a pensar doutra maneira e assim promover um maior apoio das marcas aos atletas.
Ainda me lembro por exemplo na famosa prova motociclista Baja Sagres 500, haver uma classificação entre marcas e contarem quantas Hondas Yamaha Suzuki e Kawazaki KTM e depois atribuírem uma classificação.
Acho esta ideia interessante e que podia muito bem ser aplicada ao mundo das bikes. Pode não parecer mas o nome de uma marca associada ao vencedor de uma maratona ou outra prova de DH ou xc pode não influenciar alguns mas se for como nas motas vai influenciar muitos.

Boas pedaladas
 

Pupas

Member
É um facto que sem ela não fazemos nada, nalguns aspectos até posso estar de acordo, pois muitas das vezes as nossas prestações devem-se também a elas.
Por isso este tema é muito delicado, nós próprios já fazemos publicidade ao andar com eles e em algumas situações até somos conhecidos não pelo nome mas sim pela marca/modelo da bicicleta que usamos.

:nsei: Fica aqui a minha opinião, que nem só contra nem a favor, venham dai essas ideias para ver se resulta.
 

bikelab

New Member
O nome das marcas não aparece porque não são elas que patrocinam os atletas. Poderão talvez contar-se pelos dedos o numero de atletas que tem bicicletas dadas pelas marcas directamente.
O que nos leva a problemáticas de patrocinadores.


Ideias frescas
 

card050

Member
normalmente aparece o nome do atleta e o nome da ekipa...
ora...s no nome da ekipa não consta a marca da bicicleta utilizada por alguma coisa será...
será porque as marcas não apoiam os atletas? talvez...
s n m engano no "mundo das motas", não se fazem classificações por marca da mota...ma sim por equipa...agora visto que a marca do veiculo é o principal patrocinador o nome da equipa ou é formado exclusivament pelo nome da marca...ou em grand parte...
nas bicicletas...verificamos muito pouco isso...
temos o (bom) exemplo da Team Baeta Bianchi...k efectivamente possui o nome do patrocinador em termos d bicicleta...
e pouco mais não??
na grande maioria, as equipas de XC portuguesas por exemplo, são patrocinadas por lojas e não pelas marcas em si! assim, penso q não faz sentido fazer esse tipo de divulgação pois não é "merecido"...
abraços
 

LUIS PAULO

New Member
card050 eu não disse que os pilotos das motas ganhavam por ter uma certa marca, mas a verdade é que há uma classificação de marcas que estão envonvidas oficialmente e como na f1 obtem um titlu de construtor.

Em relação á tua opinião discordo plenamente visto que assim continua tudo como está e andamos no mesmo.

Isso de as marcas não merecerem divulgação tem alguma logica, mas se assim for o panorama não muda. Se leres com atenção na minha 1ª intervenção, verificas que eu quero dizer que as marcas com essa divulgação, sozinhas iriam-se começar a aperceber que haveria vantagens em patrocionar os atletas, visto que por vezes as marcas de bikes que ganham não tem nada a ver com as marcas lider de mercado.

Na minha opinião isto acontece porque não há uma relação directa da competição com o mercado das bikes, e com esta minha ideia penso que poderia começar a haver uma correspondência mais directa entre a competição e o comprador de lazer.

No panorama actual não são os atletas que fazem uma marca vender mais mas sim os ciclistas casuais, e é isso que eu gostava de ver alterado, para que assim o mercado das bikes cresça ainda mais e ganhe maturidade.

Boas pedaladas
 

OBiklas

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Ainda não se devem ter lembrado disso, mas que iria ser vantajoso para as marcas iria e iria ser mesmo..
No entanto penso :sabichao: que esse tipo de classificação deve ser produzida pela comunicação social e não pelas marcas em si. resta-nos aguardar que o btt ganhe uma maior cobertura por parte da comunicação social para que esse genero de classificação se torne importante.

Boas pedaladas 8)
 

bikelab

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Não sei se alguns de vós se lembram que á mais ou menos 10 ou 12 anos houve uma forte aposta de vários importadores em equipas da marca.
Orçamentos milionários, a giant andava com um camião grande de prova em prova, a parkpre tinha um troféu, a gt com umas das melhores atletas femeninas da epoca (que os ceus me perdoem, esqueci onome dela), a wheeler enfim foram anos dourados para a competição e ouve vários importadores que gastaram bastante dinheiro em estruturas de suporte tudo em nome da modalidade e potenciais vendas claro.
Portanto o que aqui se fala já foi testado. Não resultou, não vou entrar em pormenores que demoram a explicar mas em geito de resumo se resultasse não tinha com certeza acabado.
E dizer que hopje em dias as condições são outras será uma utopia, temos talvez melhores atletas mas menos participantes, as provas continuam a ser assistidas pelos familiares e amigos dos atletas, e a divulgação na televisão embora já existente já não convence os importadores. (gato escaldado....).
A ideia do troféu por marca parece interessante, talvez aplicado ao formato das maratonas e a sua recente descoberta popularidade seja um dos modos. Pelo que sei a specialized e a scott estão a desenvolver estruturas de modo a poder estar presente de diversas formas neste fenómeno a nivel nacional.
Até mesmo na estrada onde os média mais a sua visibilidade dão destaque a algumas marcas esse formato não existe.... bem talvez a nivel internacional mas por terras lusitanas todas as equipas pagam, embora a preços simbólicos, as bicicletas que usam. (excepto a milaneza maia)
 

Joao Narciso

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Betetistas,

Acho que isso so iria favorecer as elites, digamos aqueles que andam mesmo em competicao a serio, e aqueles que vao aos raides como eu apenas por prazer? Teria de fazer publicidade de borla a marca???? Acho que eu ja faco demais ao andar numa seja boa ou ma, seja eu mau ou bom atleta. As marcas ja fizeram alguma prova de inscricao gratis e com lembrancas e abastecimentos de jeito numa maratona, raid ou passeio? Que eu sabia nao, vivemos de carolice e de alguns clubes. Quando um atleta se inscreve por exemplo diga Clube XPTO, individual XPTO e ao outros deixem a opcao de escolha.
Ja basta de paginas patrocionadas e foruns patrocionados, onde nem podemos quase falar malzito dessas lojas nem das marcas.

Boas pedaladas para os amigos Betetistas
 
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