Boa tarde pessoal,
Como prometido venho relatar, de forma resumida, a minha primeira experiência com o meu projecto depois de tanto tempo com a bicicleta no estaleiro à espera de peças. Para recordar, as principais alterações foram a revisão ao amortecedor, que me parecia não estar a funcionar a 100%, e a aquisição de uma FOX em substituição da anterior SID.
-Revisão ao amortecedor: Fiquei a perceber que o sistema brain destes amortecedores funciona na perfeição, quando uma longa subida se aproximava colocava o FIRM ao máximo e parecia que ia de rígida, curso do amortecedor de cerca de 5mm. Nas descidas, SOFT ao máximo para ir sempre desbloqueado. Falta-me ainda alguma sensibilidade para regular o rebound que neste momento me parece ter uma recuperação rápida de mais, havendo algumas curvas onde a bicicleta se mostrava muito nervosa.
-Troca de suspensão e respectiva revisão: Escolhi uma suspensão FOX FLOAT 32 R, sem bloqueio. Esta opção tal como todo o projecto teve como base a procura de uma solução económica, robusta e funcional. O bloqueio para mim é completamente dispensável, uma vez que o que pretendo desta máquina é uma condução descontraída e divertida, e não bater records no STRAVA, para isso tenho a Lapierre
O conjunto FOX à frente e atrás fazem um conjunto muito mais harmonioso que o anterior FOX/SID. A SID era bastante mais "bruta" que a FOX e menos sensível, que são características impensáveis para o meu objectivo com esta bicicleta. A FOX além de mais suave e sensível faz com que a frente da bicicleta vá sempre colada ao chão e transmite-me uma segurança muito maior em zonas de pedra solta.
No geral, penso que a bicicleta esteja bastante equilibrada, manobrável e divertida, sendo o seu tamanho S um forte contributo para as últimas características. O que mais me surpreendeu na volta de hoje foi o facto de que devido à grande parte do peso estar concentrada na traseira, o domínio e aterragem com a roda de trás quando estamos a voar baixinho se tornar muito fácil. Como contras desta localização do amortecedor está a sensação de que levamos um atrelado quando se está a subir.
Apesar de estar completamente funcional, há ainda um rolamento do amortecedor que necessita ser substituído, pois o amortecedor apresenta uma pequena oscilação que em andamento não se nota. Aspectos a melhorar neste momento será apenas esta questão, corte de tubo do travão da frente e...começar a pensar em voltar a mandar pintar o quadro, pois esta pintura está mesmo muito frágil, e no fim das voltas tenho de andar sempre a dar retoques a pincel...
Para já quero é usufruir ao máximo dela, que é o que menos me custa a fazer
Seguem as fotos:
Local do passeio: Serra da Malcata
O projecto concluído:
O homem e a máquina