Projecto SPECIALIZED EPIC 2007

TeZz

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belo projecto, adorei a vertente "keep on a budget" e o resultado foi espectacular, contudo a suspensão azul nao lhe assentava muito bem , e essa branca , na minha opinião , também não, eu pintava-a de preto mate como a bike.. se vires na minha thread, tb arranjei um negocio de uma revelation branca.. montei-a.. mas acabou por ser pintada..
 

Colónia

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Boa tarde pessoal,

Como prometido venho relatar, de forma resumida, a minha primeira experiência com o meu projecto depois de tanto tempo com a bicicleta no estaleiro à espera de peças. Para recordar, as principais alterações foram a revisão ao amortecedor, que me parecia não estar a funcionar a 100%, e a aquisição de uma FOX em substituição da anterior SID.

-Revisão ao amortecedor: Fiquei a perceber que o sistema brain destes amortecedores funciona na perfeição, quando uma longa subida se aproximava colocava o FIRM ao máximo e parecia que ia de rígida, curso do amortecedor de cerca de 5mm. Nas descidas, SOFT ao máximo para ir sempre desbloqueado. Falta-me ainda alguma sensibilidade para regular o rebound que neste momento me parece ter uma recuperação rápida de mais, havendo algumas curvas onde a bicicleta se mostrava muito nervosa.

-Troca de suspensão e respectiva revisão: Escolhi uma suspensão FOX FLOAT 32 R, sem bloqueio. Esta opção tal como todo o projecto teve como base a procura de uma solução económica, robusta e funcional. O bloqueio para mim é completamente dispensável, uma vez que o que pretendo desta máquina é uma condução descontraída e divertida, e não bater records no STRAVA, para isso tenho a Lapierre :D

O conjunto FOX à frente e atrás fazem um conjunto muito mais harmonioso que o anterior FOX/SID. A SID era bastante mais "bruta" que a FOX e menos sensível, que são características impensáveis para o meu objectivo com esta bicicleta. A FOX além de mais suave e sensível faz com que a frente da bicicleta vá sempre colada ao chão e transmite-me uma segurança muito maior em zonas de pedra solta.

No geral, penso que a bicicleta esteja bastante equilibrada, manobrável e divertida, sendo o seu tamanho S um forte contributo para as últimas características. O que mais me surpreendeu na volta de hoje foi o facto de que devido à grande parte do peso estar concentrada na traseira, o domínio e aterragem com a roda de trás quando estamos a voar baixinho se tornar muito fácil. Como contras desta localização do amortecedor está a sensação de que levamos um atrelado quando se está a subir.

Apesar de estar completamente funcional, há ainda um rolamento do amortecedor que necessita ser substituído, pois o amortecedor apresenta uma pequena oscilação que em andamento não se nota. Aspectos a melhorar neste momento será apenas esta questão, corte de tubo do travão da frente e...começar a pensar em voltar a mandar pintar o quadro, pois esta pintura está mesmo muito frágil, e no fim das voltas tenho de andar sempre a dar retoques a pincel... :( Para já quero é usufruir ao máximo dela, que é o que menos me custa a fazer :D Seguem as fotos:

Local do passeio: Serra da Malcata
lm6c.png


O projecto concluído:
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5igd.jpg


O homem e a máquina :D

qe4r.png
 

Baba

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Muito bom.
A fox vai ficar assim ou vai levar uns autocolantes?
E já agora, neste momento as esperais azuis já não tem, a meu ver, grande lógica aí, eram capaz de ficar melhor umas brancas.
Abraço
 

Colónia

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Bom dia!

Baba, a fox vai ficar assim, branca e descaracterizada, para já...
As espirais azuis serão mudadas para umas brancas ou umas pretas, mas apenas quando for necessário...
Em relação a autocolantes, no geral, para já a bicicleta vai ficar assim, e acho que está bem. Como já referi a pintura do quadro não está como eu esperava, apesar de bonita, está um pouco frágil, por isso vou andar com ela uns tempos e quando tiver de mudar os rolamentos aproveito e pinto o quadro novamente e penso em colocar logo uns autocolantes ou um vinil por baixo do verniz...

Um abraço
 

essence_s

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Tambem acho que ficava melhor com uns autocolantes no quadro e na suspensão.
Para o quadro em preto mate, uns vinis em preto brilhante ficam uns estrondo!
Para a fox...talvez a decoração discreta das novas...em preto!
 

Colónia

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Boa tarde pessoal!

Depois de quase 400km feitos na bike, trago algumas novidades, não em relação ao seu comportamento mas sim sobre algumas alterações que pretendo fazer. Como já havia referido, a pintura que me fizeram no quadro ficou para cima de uma me##da, o que me leva a ter de pintar o quadro novamente. Como neste momento quero desfrutar ao máximo da montagem que fiz, isso não será feito no imediato. A cor escolhida desta vez não será em princípio o preto, mas sim o laranja cor de tijolo com autocolantes pretos e link preto. Quanto aos autocolantes haverá uma surpresa, não será o convencional "Specialized" no tubo diagonal, mas isso depois vocês vêm ;)

Já comprei um kit de rolamentos para colocar quando fizer esta nova operação, para já terei de trocar os rolamentos no amortecedor, uma vez que os que estão montados apresentam já alguma folga...

Bem, para já é tudo!

Um abraço e obrigado por lerem o meu tópico ;)
 

goncalo22

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boas a bike esta muito bonita, apesar de ser "low cost" parece muito equilibrada
muitos quilometros em cima dela em relaçao a pintura acho que um dourado ficava lindo
 

commendatore

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ficou um projecto mt interessante e bem conseguido.
Quanto à cor... eu sou suspeito, mas que tal um azul da cor das bichas dos desviadores que tens montados?
Vi uma ao vivo nessa cor (pintada posteriormente tb) e fica muito louca.
 

ΜΔĐŞŁ88

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Boa noite,
Talvez já tenham perguntado, mas a pintura é lacagem, outro processo ou mesmo pintura-pintura? Estou para começar um projecto igual mas com uma Big Hit SPEC que está verde lima mas quero deixar dessa cor que tens na tua.
Obrigado
 

Colónia

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Olá malta... Depois de + de 1000 km feitos com a Epic só tenho a dizer que foi das melhores aquisições que fiz. Sempre andei de rígida, e continuo a ter a minha Lapierre da qual não me irei desfazer nunca (a não ser que precise dinheiro para comer), mas neste momento se tivesse de comprar uma bicicleta nova tinha 90% de certezas que seria uma suspensão total, tendo de ter obrigatoriamente o sistema inteligente de bloqueio do amortecedor. Estou a adorar o sistema Brain, e depois de ter feito a revisão ao amortecedor notei uma diferença abismal.

Outra conclusão a que cheguei é que é preciso ter atenção a vários pontos chave quando se compra uma suspensão total:

- Revisão do amortecedor
- Estado dos rolamentos

Apesar de o meu quadro ter sido um autentico achado, tive de gastar 70 euros na revisão do amortecedor, mais 70 euros nos rolamentos (kit completo), mais 40 euros na montagem dos mesmos, ou seja, o quadro ficou em perto de 300 euros. Apesar disso deu-me um enorme prazer vê-lo mudar a cada etapa...

Depois disso apenas tive de comprar um selim, uma vez que o Specialized Toupe, apesar de muito confortável, é bastante frágil, e ao fim deste tempo está todo partido na sua estrutura. Optei assim por um Fizik Tundra, ao qual já fiz o teste e me pareceu 5*...Fica uma foto depois da saída de Sábado

dvb8.jpg
 

tinric

Super Moderador
Impéc a tua bike... nem costumo gostar de ver uma suspa branca numa bike escura... as a tua montagem está mesmo qualquer coisa..

Esse quadro com o amortecedor na escora (pode ser pior ou melhor no funcionamento, em relação aos modelos mais novos com o amortecedor ao meio do quadro, não sei... ) mas isso... se tirares daí a grade e bidon... fica duma limpeza de uma HT com um funcionamento FS... que brutalidade...

Ainda bem que estás a curtir a bike... embora de uma maneira uma beca diferente (e como sabes andei com ideia num epic também)... agora com FS de longo curso ainda por cima, dá vontade de dizer... o que um gajo andou a perder...

Abraço e até daqui a mais um zero nessa kilometragem :D
 

xman

Member
Boas,

Esta montagem/cor lembra-me a minha 1ª Epic e por isso o alerta, cuidado com a quantidade de espigão que está dentro do quadro. Verifica se o espigão fica abaixo da parte debaixo do tubo horizontal, se não ficar sugiro que troques por um espigão mais cumprido.
O meu quadro partiu, pois não tive atenção a esse pormenor.

É só uma sugestão, pois sei o que custou ver a minha bela Epic partida. :(

Cumps.
X.
 

Colónia

New Member
@ Tinric

É mesmo, o que eu andei a perder. Ao volante desta máquina sinto-me um autentico piloto, faço dela o que quero (dentro daquilo que sei eheheh). Antes de sair de casa olho sempre para a Lapierre e depois penso " Se n levo a Epic não vou curtir nem metade" e levo sempre a mesma. E o que é bom nesta bicicleta é que não perco muito a subir, uma vez que vai sempre bloqueada atrás e está com um peso que para mim é óptimo, 11,70Kg (atenção que tem material normal, sem paneleirices para tirar peso).

@ Xman

Essa distância a que te referes está garantida, apesar disso o espigão faz alguns estalos que ainda não percebi bem a origem, mas penso que seja ao pé do aperto no quadro. Para resolver o problema tenho de ir lubrificando tudo o que seja parafusos. Aliado a estes estalos deve estar o facto de o espigão ser recuado.
 

PedroTenreiro

Active Member
Não tenho grande experiência em FS com outros sistemas de amortecimento, mas esta Epic usa um sistema parecido ao LRS das Mission.
Falando do que conheço (da mission, pois tenho uma) digo que tem uma leitura de terreno excelente e uma sensibilidade às pequenas irregularidades excepcional.
Vindo eu de uma HT em alumínio, perdi evidentemente no peso, mas em termos de conforto e comportamento geral da bike... não há como comparar. É um mundo completamente à parte.
Acredito que a epic tenha um sistema tão bom como o da mission (ou melhor até por causa do brain).
 
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Colónia

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Este fim de semana notei que com temperaturas negativas o amortecedor da Epic tem alguma dificuldade em desbloquear e perde bastante sensibilidade, talvez pelo facto de o óleo ficar menos fluido. O mesmo se passou com a minha Fox que ficou menos sensível também, o que me valeu alguma dor de mãos :D Uma pessoa habitua-se a andar mt confortável, dp dá nisto !
 

Colónia

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Olá pessoal!

Últimas aquisições:

Rodas Mavic CrossMax SL
Pneu Kenda Nevegal para a frente
Penu Schwalbe Racing Ralph para trás

Próximas aquisições:

Travões Shimano SLX
Pintura nova

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Boas pedaladas!
 

Colónia

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Travões SLX, CHECK! Após 85 km feitos com os travões e com os discos Avid HS1, posso dizer que são um casal perfeito. Os travões têm potencia de travagem de sobra, o que me tem poupado bastante os dedinhos, que antes parecia que haviam de arrancar a manete do guiador. Estou apaixonado por esta máquina, e com uma rigida em casa também, quase que já n sei o q é andar sem amortecedor atrás.

https://www.dropbox.com/s/1cchxa58iveme9m/2014-03-23%2018.24.22.jpg

https://www.dropbox.com/s/40xbonu33by8ef9/2014-03-23%2018.24.33.jpg


Boas pedaladas!
 
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