Projecto SPECIALIZED EPIC 2007

Ki23ko,
O corpo não roda porque ao baixares o guiador vais anular essa rotação.
O que pode acontecer é que, no limite, terás de baixar um pouco a frente do selim. O desenho diz tudo... muito bem Guimaraes.

É assim que essa bike merece ser "montada":
http://vimeo.com/40560345
 
Last edited:

Ki23ko

New Member
A parte inferior do tronco vai sempre rodar, uma vez que o quadro também roda! Pode minimizar-se a rotação tirando anilhas, caso dê, pois pode o tubo não permitir.

Mas já entramos no campo dos "ses". :)
 
Estão-se a esquecer da varição do ângulo do tubo do selim, que vai fazer com que o peso do rider se desloque para trás, colocando-o numa posição menos propícia para o ataque às subidas. Para mim os 100 milímetros são o limite para um quadro destes.
 

Guimaraes

New Member
Acho que estão em causa três questões diferentes:


1 - A posição do condutor da bicicleta - para mim mantêm-se igual no tronco (se forem retiradas as anilhas) mas existe rotação nos membros inferiores

2 - O comportamento da bicicleta - sem dúvida e como já foi dito vamos alterar o comportamento da bicicleta, devido ao curso de suspenção que vamos ganhar

3 - A relação angular entre o eixo traseiro e o quadro - altera-se e certamente, se terá alguma influência no comportamento da bicicleta, ai já não sei dizer mas acredito que sim.

Venham mais opiniões (se o dono do tópico não se importar como é óbvio).
 

essence_s

New Member
Isso com essa sid vai ficar leve e nervosa, se optares por uma fox, ficas com a máquina um pouco mais pesada e bastante mais estável; ambas em 100 mm.
 
A minha escolha seria uma Reba com 120mm. Leve, resistente, suave, não leva ninguém à falência eapenas ~100g de diferença para uma SId. Além disso a SID obriga a maior manutenção, porque tem os tempos entre revisões mais curtos.

Voltando às geometrias,
Guimarães, só se tem que rodar em pouco a ponta do selim (para baixo) e eventualmente chega-lo uns milimetros mais para a frente para a posição do piloto ficar exactamente igual (isto se tiver anilhas para compensar, ou no limite inverter o avanço).
 

Ki23ko

New Member
Exactamente, partilho da opinião do @dirtrider e o que eu tenho dito é exactamente o que o @Guimaraes disse.
Na minha opinião era 100mm sem dúvida.
Relativamente à suspensão, uma FOX terralogic daquelas de 2007 ficava aí um miminho. As SID 28mm não devem ser más, mas a nível de rigidez e leitura deve ser "liga de honra"! :D
 

miguelcarromeu

Active Member
Afinal há aqui mais quem goste de uma boa "teoria" ;)

Freakzoide,

Não discordo de ti em relação à geometria e à (quase) similaridade de condução; MAS, discordo que seja igual para o piloto como percebi que querias dizer. Acho que uma alteração desse género, por exemplo, é daquelas que mais alterações pode provocar no comportamento. Mas se melhor, se para pior, aqui, já não opino.
 

Guimaraes

New Member
Voltando às geometrias,
Guimarães, só se tem que rodar em pouco a ponta do selim (para baixo) e eventualmente chega-lo uns milimetros mais para a frente para a posição do piloto ficar exactamente igual (isto se tiver anilhas para compensar, ou no limite inverter o avanço).

e a posição das pernas em relação á pedaleira?
 
Não irá mudar. Isto explicado por texto é o caraças! :)

Como alguem disse, e bem, o eixo roda em torno da roda traseira. A distancia da pedaleira ao selim manter-se-á sempre. Contudo como houve uma rotação a ponta do selim também subiu.
Ao baixar a frente do selim estamos a colocar a posição do traseiro igual, só falta compensar o a posição mais recuada, "mais em cima da traseira" e isso é chegando o selim 1-2mm mais para a frente.

Constudo estamos sempre a falar de diferenças de 1º, de 2-3mm se mexermos apenas no avanço e angulo do selim. Ou seja, não é nada que seja perceptivel.
 

Ki23ko

New Member
Isto não é mais que a teoria da relatividade, é tudo uma questão de referenciais.

Vamos a um exemplo, tendo por base referenciais fixos, mesa e chão,
Imaginem-se sentados numa cadeira com a cabeça apoiada numa mesa, alguém levanta as patas frontais da cadeira.

-Para a cabeça continuar na mesa, terá de se flectir o tronco para baixo, para que a cabeça volte à mesa.
-As pernas, relativamente ao chão alteraram a sua posição inicial, mais distantes e mais recuadas.

Ou seja, por muito que se coloque uma mesa 2 cm mais alta, a posição das pernas estará inevitavelmente alterada. :D
 
1- Por isso é que tiras anilhas do avanço
2- Por isso é que baixas a frente do selim e o chegas uns milimetros à frente. Sentado numa bike só apoias o traseiro, não as pernas por isso o teu exemplo não se aplica numa bike. Até porque o chão não mexe, e o pedaleiro mexe junto com tudo.
 

Ki23ko

New Member
1-As anilhas não afectam a posição das pernas.
2-O ângulo não é alterado mexendo no selim! Só se conseguisses alterar o ângulo do selim com o tubo horizontal!

Ao subir a frente, o ângulo que todo o corpo faz com uma linha vertical a partir do chão altera invariavelmente! ;)
 
Top