Projecto BTT para Estrada - Linha branca - 2010

Berg106

New Member
Boas...

Resolvi montar uma bike de BTT para estrada porque estar sempre a trocar as rodas é um bocado chato.
Então aqui fica o incio do projecto e seus desenvolvimentos.


Componentes:

Quadro: Liga 7005 Aluminio

Suspensão/Forqueta: MTB Fork EXotic Rigida Aluminio Fork CC-F0125 80 mm

Caixa direcção: 1 1/8", alumínio com inserção de 10mm, rolamentos selados Cane Creek

Avanço: Specialized inclinação ajustável, oversize, forjado e maquinado

Guiador: Specialized XC low-rise, oversize, alumínio 6066 de espessura variável, 6 graus de elevação, 8 graus de recuo, 580mm de largura

Punhos/Fitas: Specialized XC com aperto rápido

Travão dianteiro: Shimano disc brake BL-M486 white


Travão traseiro: Shimano disc brake BL-M486 white


Manetes travão: Shimano disc brake BL-M486 white


Desviador dianteiro: Sram X.7

Desviador traseiro: Sram X.5

Manípulos mudanças: Sram X.7 Twister

Cassete: 11/34D Cassete Shimano XT 9 v

Corrente: Shimano Deore

Pedaleiro: Shimano Deore 2010 de eixo integrado

Pratos: 22D/32D/44D, prato exterior de 4mm, 4 parafusos 104/64mm

Eixo: Shimano M542, integrado com rolamentos exteriores sobredimensionados, exclusivo Specialized

Pedais: Shimano 540

Aros: DT X420 exclusivos para a Specialized, 24mm com ilhós, 32 furos

Cubo dianteiro: Specialized HiLo disc, falanges maquinadas, rolamentos selados, 28 furos, aperto rápido em alumínio RWS

Cubo traseiro: Shimano M-525 SL disc, 32 furos, aperto rápido de alumínio, exclusivo Specialized, aperto rápido em alumínio RWS

Raios: DT Swiss: 1.8mm Inox, pretos, cabeças em alumínio

Pneu dianteiro: MAXXIS Detonator 26X1.25 Kevlar

Pneu traseiro: MAXXIS Detonator 26X1.25 Kevlar

Câmaras-de-ar: Hutchinson ultra leves

Selim: Rcz 2010 Selim Race Titânio

Espigão selim: Kalloy Tige Selle Uno SP-357 27.2x350 white


Aperto espigão: Alumínio 7050 anodizado com aperto rápido, 34.9mm, preto

FOTOS



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Novidades para a semana....

Abraços..........
 
Last edited:

Xrockyman

New Member
Está com muito bom aspecto, muita bonita:) mas só uma dúvida, o dinheiro que estás a gastar não dava para comprar efectivamente uma bike de estrada ? :)

Abraço
 

Berg106

New Member
Está com muito bom aspecto, muita bonita:) mas só uma dúvida, o dinheiro que estás a gastar não dava para comprar efectivamente uma bike de estrada ? :)

Abraço

Boas...

Ainda nao fiz as contas finais, mas como ja tinha algum material (rodas, cassete, discos, avanço, guiador, pedais, quadro....) comprei apenas a suspensao (82 euros), pedaleira (65 euros), selim (30 euros) e espigão (20 euros)...197 euros até agora....com o que falta (travões, desviadores e manipulos) pretendo gastar apenas 200 euros.
Contas finais vou gastar por volta dos 400 euros....dificilmente compraria alguma bike de estrada nova por esse preço....

Abraço
 

Berg106

New Member
Boas...

As bicicletas da decathlon são sempre uma opção, excelente relação qualidade/preço, mas face à quantidade de peças que tinha em casa resolvi iniciar outro projecto.
Outro ponto importante que nao referi ainda é o facto de a "Maria" aqui de casa não gostar de bikes de estrada, e assim sempre vai poder dar umas voltinhas...até já instalei a plataforma nos pedais de encaixe...

Abraços...
 

Berg106

New Member
Boas...

Bicicleta montada...actualizei a lista de componentes na página inicial....depois coloco as fotos e a análise do comportamento em estrada.
Agradeço que deixem a vossa opinião......

Abraços,,,,,,
 

essence_s

New Member
Boas, so agora me cruzei com este topico, depois coloca fotos da bike toda montada e respectiva analise.
Acho que fizeste muito bem em aproveitar o que ja tinhas para uma montagem..que ainda por cima serve para a maria.
 

Berg106

New Member
Boas...

Aqui ficam as ultimas fotos:

dsc07953b.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

dsc07954r.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

dsc07955i.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

dsc07956nt.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

dsc07958l.jpg
[/URL][/IMG]

dsc07957.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

dsc07959f.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Análise:

Travões - Simples, eficazes, com bom poder de travagem...cumprem o seu papel na perfeição;
Rodas - não sendo muito leves mas uma vez que têm montados pneus maxxis de estrada elas rolam muito bem.
Transmissão - manípulos rotativos sram x7 parecem um relógio, desviador traseiro e dianteiro x5 até ao momento nunca necessitaram de afinação, resumindo, as mudanças estão a funcionar muito bem.
Quadro e suspensão de alumínio absorvem bem as vibrações, no entanto a suspensão sendo de alumínio em terrenos mais acidentados nota-se algumas vibrações (neste caso uma suspensão em carbono seria o ideal).

concluindo:

Para quem gostar de estrada e queira aproveitar a geometria de uma bike de btt, sem despender muito dinheiro, pode optar uma uma montagem como esta, simples e eficaz na minha opinião.

Abraços....
 
Last edited:

Berg106

New Member
Boas...

Telmo...tb sou dessa opinião, mas tive de aproveitar material já existente em casa, a regra foi:...utilizar o que tinha...só comprar o que faltava...
Abraços
 
Top