Projecto 29 low cost

Jocas22

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que falta de paciência... vejam lá se eu fosse como vocês, estou á 2 meses á espera :cool:

os cubos sao uns novatec com outra etiqueta, já tinha dito.
 

Jocas22

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trago más noticias...

Disclaimer: agora antes de explicar o problema e pedir ajuda, queria pedir uma coisa. Epá podem e obviamente o forum é um sitio livre discutir a qualidade do material chinês, agora têm um tópico pra isso e se o puderem usar em vez deste agradecia. Claro que me podem ignorar e fazê-lo á mesma, mas não me peçam é pra participar, não tenho a menor vontade de o fazer, não tenho poder de encaixe depois de tudo o que correu mal pra ouvir piadas ou coisas do genero. Quem me conhece sabe que estudei bem tudo, bem mesmo, conhecia o tipo de quadro e quem o fabricou, conhecia o feedback e li de mais de 50 companheiros, falei com vários inclusive com um que comprou 3 quadros pra montar e tudo sem problemas. Apareceram problemas claro, mas poucos (3 que eu conheça) e nenhum como o meu. Sim, sou um sortudo!

Descrição do problema: Então é assim os apoios do travão traseiro estão inclinados pra dentro, fiz milhares de testes e a conclusão é sempre a mesma. Aperto o bombito sem ir até ao fim, rodo a roda e sem problemas, mas prai nas duas ultimas voltas do aperto as duas superfícies sao obrigadas a encaixar (a superfície de baixo do bombito e a superficie dos apoios do aperto no quadro) e é ai que o bombito (e vê-se mesmo bem a olho nu) começa a inclinar pra dentro, não ficando paralelos (bombito e rotor) não há nada a fazer para afinar aquilo. O rotor fica a tocar por dentro na parte de cima na parte esquerda do bombito e na parte de baixo na parte direita do bombito (visto de tras). Depois se travarmos o rotor faz um ranger porque como a face do rotor e as pastilhas nao ficam paralelas obriga o rotor a torcer.
Claro que tambem posso estar a ver esta ***** mal, mas parece que não infelizmente. Um mecanico conceituado concorda comigo (valerio)
O bombito não aparenta ter problema até porque vai pra 3ª bike (ou ia!) e foi tirado e guardado religiosamente, o rotor idem, eu verifiquei.

Pedido de ajuda: Esta ferramenta (ver abaixo) arrumava o caso aparentemente (e aparentemente sou eu a dizê-lo que não percebo nada disto, para mim parece que sim!), o problema é que não me estou a ver comprá-la porque é carissima, mas mesmo que a comprasse não tenho a certeza que conseguisse operá-la por causa do sitio onde o teria de fazer, o angulo das escoras naquele sitio é fechado, se bem que os apoios estão por dentro das escoras, a ver se consigo explicar, se olharmos de cima os apoios não estão por baixo da escora mas antes ficam mais por dentro. Ou seja, não parece ser um caso perdido, mas ao mesmo tempo está completamente fora de causa ir comprar aquilo pelo preço mas tambem por não saber se a conseguia sequer operar.
O que se teria de alinhar seria um cagaguessimo pelo que não me parece que afectasse a integridade do sistema, e da quantidade de parafuso dentro do quadro, até porque aqueles parafusos têm uma anilha que podia remover se fosse por ai.

http://www.parktool.com/blog/repair-help/post-mount-disc-brake-facing-with-dt-4
http://www.parktool.com/product/disc-post-mount-facing-tool-dt-4-2
http://www.vartools.com/en/is-and-post-mount-disc-brake-mount-facing-tool-var-p74.php

A pergunta que vale o carro: alguém tem a dita ferramenta que possa emprestar? alguem conhece quem a tenha e possa emprestar? alguem conhece um bom mecanico ou quem trabalha com quadros ou seja lá o que for que o faça por um preço módico?

Obviamente que posso falar com o chinês e coiso e tal, mas obviamente que compreendem o meu problema, está tudo montado, cabo de travao interno que não acredito que possa levar com mais um corte mesmo sendo de 1cm, helicopter tape, envio pra aqui e envio pra ali.....
 
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edununo

Well-Known Member
Corta uma anilha fina a meio de modo a teres 2 meias luas.
Coloca - as entre o bombito e o base do apoio para compensar essa inclinação.
 

Baba

Member
Uma pergunta, não sei se já fizeste, com um parafuso mais curto com uma anilha, apertar e ver se é visivel esse desvio, isto porque pode não ser a face desalinhada mas sim o próprio apoio, e se for esse o caso tens mesmo que mandar o quadro para trás. Se for só a face desalinhada, e caso ñ consigas essa ferramenta especifica, e se realmente verificares que o desvio é apenas um cagagésimo, podes sempre lixar com uma lima de metal fina e muito cuidado.
 

jonyboy

New Member
Vai a uma loja de bikes e compra umas anilhas especiais que são chatas dum lado e meio redondas no outro, estas anilhas são usadas nos travões v-brake para o perfeito alinhamento dos calços com a roda, ha quem use tambem pra por entre os quadros/forquetas e os bombitos pra alinhar isso tudo, no teu caso pelo que vi na foto é capas de funcionar. vai a uma loja do chines ver se tem calços baratos que contenham estas anilhas e deves ficar safo.

 

Jocas22

Active Member
aparentemente a ferramenta até é desaconselhada pra carbono, pelo que dai estamos resolvidos. Mas ainda vou investigar mais.

já tinha pensado nisso das anilhas desniveladas, alias foi a 1a coisa em que pensei, o meu problema era fazer isso a anilhas que sao coisas minusculas e acertar o angulo, parece pelo menos em teoria algo dificil. Essas anilhas do jonyboy parecem excelentes pelo menos pra tentar, vou ver se arranjo, nunca tinha ouvido falar nisso.

Baba, já fiz exactamente o que sugeres pra despistar o problema, e aparentemente (e digo aparentemente) o problema é a face e não a rosca dentro dos apoios. Pus ailhas, cheguei a por 3 e quando a face do bombito encosta na face do suporte ou "mount" como chamam os ingleses é ai que aparece o problema, e aparece com 1,2,3 ou sem anilhas. Prai nas 2 ultimas voltas do parafuso o bombito começa a tombar pra dentro que parece o Titanic, vê-se ele a tombar a olho nu. São coisas de milimetros mas é o suficiente.

Já me sugeriram isso da lima mas acertar aquilo tudo (são os 2 com o problema, ao menos na parvoice foram coerentes) não vai ser fácil
 
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maddog

Member
Boa ideia, experimentar nao custa

eu tenho aqui disto Jocas, embora como ja te disse é capaz de vibrar um pouco, mas tenta se
 

Jocas22

Active Member
obviamente que prefiro uma solução que não envolva o chinês, mas também não vou ficar com isso a vibrar era o que mais faltava. Mas sempre se despista o problema, se é que ele precisa de mais despistes. Eu não te disse maddog que como isto correu desde o inicio ainda não ficava por aqui, já tinha comentado ontem de manha antes mesmo antes de saber disto. Emprestas a anilha e vê lá se conheces uma bruxa lol
 

nunokas

Member
Mas que as há, há :p

Experimenta com as anilhas desniveladas mas não comprometas o acabamento do verniz/fibra com uma intervenção mais drástica ;)

Eu sei que é uma chatice depois de tudo o que passou e o tempo que demorou mas, esses fornecedores têm boa fama nas trocas dos quadros e é bom que te vás afeiçoando a essa ideia (afinal tens esse direito) ;)



Cumps
 

demorider

Active Member
As anilhas seriam uma solução mas o problema e que para essas anilhas funcionarem são precisas 2 (2 para cada parafuso).. usando a imagem que o jonyboy postou precisas da anilha dourada e da outra cinzenta para que funcionem .. São as mesmas anilhas que os travões da avid usam..

Depois tens o problema que ao pores as anilhas vai subir a pinça fazendo com que as pastilhas fiquem ligeiramente a travar acima da pista de travagem do disco..
 

umek

Member
Boas, jocas22

para te animar um pouco, essas anilhas centradoras dos antigos calços dos vbrake funciona, tive um problema semelhante mas o problema era no apoio do bombito.
o unico senão é que a pastilha vai ficar a travar em cima do disco, no meu caso era metade, mas sempre travou bem, comia era so metade da pastilha.

Boa sorte!
cumprimentos!
 

Jocas22

Active Member
já me estou a mentalizar nunokas, afinal a experiência não ficava completa sem um retorno pra garantia, é pro tutorial ficar completo.

O que vou fazer já vai ser por descargo de consciência e pra ter a certeza, porque pus os parafusos sem os bombitos e ia jurar que se vê que não estão paralelos ao rotor. Vou testar outro bombito, testar a anilha e pedir a outro par de olhos que veja o mesmo que eu, mas acho que já era...

é assumir que a aposta tinha riscos e viver com eles. :( desmonta, envia, mails com o chino, novo quadro, monta. pelo meio já imagino a preencher o impresso 79583623365 em quadriplicado na alfandega. :fpalm:
 

jonyboy

New Member
demorider, para fazer a experiência e para o que o jocas precisa,peso que não e preciso usar as 2, jocas usa só uma, usa a que é arredonda. depois o processo normal de montar um travão de disco, o desnível da anilha acho que vai dar certo e sem vibrações, porque vai dar a inclinação devida para o bom funcionamento, deve subir prai 2 milimetros.
O quadro tem montagem post mount ne? sem adaptador se fosse com adaptador era muito mais facil.
 

demorider

Active Member
Jonyboy penso que precise das 2, porque se só usar uma a pinça ao apertar vai encostar a anilha e vai ficar na mesma posição que ficava sem anilha.. São precisas as duas anilhas para poder "jogar" com a pinça para um lado ou pra o outro.. Basicamente as anilhas juntas fazem uma espécie de articulação, sozinhas são apenas anilhas..
 
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