trago más noticias...
Disclaimer: agora antes de explicar o problema e pedir ajuda, queria pedir uma coisa. Epá podem e obviamente o forum é um sitio livre discutir a qualidade do material chinês, agora têm um tópico pra isso e se o puderem usar em vez deste agradecia. Claro que me podem ignorar e fazê-lo á mesma, mas não me peçam é pra participar, não tenho a menor vontade de o fazer, não tenho poder de encaixe depois de tudo o que correu mal pra ouvir piadas ou coisas do genero. Quem me conhece sabe que estudei bem tudo, bem mesmo, conhecia o tipo de quadro e quem o fabricou, conhecia o feedback e li de mais de 50 companheiros, falei com vários inclusive com um que comprou 3 quadros pra montar e tudo sem problemas. Apareceram problemas claro, mas poucos (3 que eu conheça) e nenhum como o meu. Sim, sou um sortudo!
Descrição do problema: Então é assim os apoios do travão traseiro estão inclinados pra dentro, fiz milhares de testes e a conclusão é sempre a mesma. Aperto o bombito sem ir até ao fim, rodo a roda e sem problemas, mas prai nas duas ultimas voltas do aperto as duas superfícies sao obrigadas a encaixar (a superfície de baixo do bombito e a superficie dos apoios do aperto no quadro) e é ai que o bombito (e vê-se mesmo bem a olho nu) começa a inclinar pra dentro, não ficando paralelos (bombito e rotor) não há nada a fazer para afinar aquilo. O rotor fica a tocar por dentro na parte de cima na parte esquerda do bombito e na parte de baixo na parte direita do bombito (visto de tras). Depois se travarmos o rotor faz um ranger porque como a face do rotor e as pastilhas nao ficam paralelas obriga o rotor a torcer.
Claro que tambem posso estar a ver esta ***** mal, mas parece que não infelizmente. Um mecanico conceituado concorda comigo (valerio)
O bombito não aparenta ter problema até porque vai pra 3ª bike (ou ia!) e foi tirado e guardado religiosamente, o rotor idem, eu verifiquei.
Pedido de ajuda: Esta ferramenta (ver abaixo) arrumava o caso aparentemente (e aparentemente sou eu a dizê-lo que não percebo nada disto, para mim parece que sim!), o problema é que não me estou a ver comprá-la porque é carissima, mas mesmo que a comprasse não tenho a certeza que conseguisse operá-la por causa do sitio onde o teria de fazer, o angulo das escoras naquele sitio é fechado, se bem que os apoios estão por dentro das escoras, a ver se consigo explicar, se olharmos de cima os apoios não estão por baixo da escora mas antes ficam mais por dentro. Ou seja, não parece ser um caso perdido, mas ao mesmo tempo está completamente fora de causa ir comprar aquilo pelo preço mas tambem por não saber se a conseguia sequer operar.
O que se teria de alinhar seria um cagaguessimo pelo que não me parece que afectasse a integridade do sistema, e da quantidade de parafuso dentro do quadro, até porque aqueles parafusos têm uma anilha que podia remover se fosse por ai.
http://www.parktool.com/blog/repair-help/post-mount-disc-brake-facing-with-dt-4
http://www.parktool.com/product/disc-post-mount-facing-tool-dt-4-2
http://www.vartools.com/en/is-and-post-mount-disc-brake-mount-facing-tool-var-p74.php
A pergunta que vale o carro: alguém tem a dita ferramenta que possa emprestar? alguem conhece quem a tenha e possa emprestar? alguem conhece um bom mecanico ou quem trabalha com quadros ou seja lá o que for que o faça por um preço módico?
Obviamente que posso falar com o chinês e coiso e tal, mas obviamente que compreendem o meu problema, está tudo montado, cabo de travao interno que não acredito que possa levar com mais um corte mesmo sendo de 1cm, helicopter tape, envio pra aqui e envio pra ali.....