Profissionalismo dos mecanicos

tpereira

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Editado pela moderação: Na sequencia do tópico iniciado pelo JFVilas, acerca de uma questão de mecanica, começou-se a discutir o profissionalismo dos mecanicos. Este tópico foi criado através da divisão de mensagens do outro tópico, visto ter-se entrado por um "caminho" que não estava directamente relacionado ao tópico original.
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Por isso é que eu não confio na maior parte dos ditos mecânicos, SUPER COLA3 nos parafusos!!!! Muitas vezes os ditos mecânicos são putos novos com 18-20 anos sem nenhuma experiencia e sem formação. Depois admirem-se que se façam barbaridades nas vossas bikes.
Eu prefiro ser eu a fazer as coisas depois de me informar bem sobre o assunto, até agora não me tenho saido nada mal, ainda por cima a mecanica das bikes não é assim tão complicada, se tiverem as ferramentas adequadas, vão ver que não custa quase nada desde que leiam bem os manuais antes de avançar.

Boa mecanica
 

refuger

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Só faltava esta... agora a culpa é dos mecanicos...

Mas quado as coisas estão realmente más porque chicos espertos da mecanica caseira foderam roscas, montaram ao contrário, meteram oleo a mais, metera oleo a menos, trocaram as preções das cameras negativas e positivas..... etc etc etc e depois quando já náo dá mesmo.... vão levar o broche ao desgraçado do mecanico, e ele que se desemerde...

Respeitem a profissão dos outros... pois provavelmente ninguem anda a falar mal da vossa...
 

Peso-Pluma

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Eu não tenho nem de perto a experiencia do mecanico que trabalha comigo. Mas muitas coisas eu sei e aprendi.
Como por exemplo uma frase que disse a uns dias. Eu não faço coisas para desenrascar, porque se sai mal sou o mau da fita, se sai bem sou o heroi! Só faço coisas para desenrascar a clientes em que confio, e vice-versa.

Ainda ha uns dias chegou um gajo com uma KONA de DH toda desmontada..acabada de pintar.
Claro que saiu uma bela porcaria quando foi mandado pintar a um gajo qualquer ..ou mesmo em casa.
Foi cabeças de roscas com tinta...mas encharcado, era a testa de caixa com tinta...era os suportes de amortecedores com tinha a mais logo altera o diametro..etc por ai fora.
Depois ainda têm a lata de dizer "ai a tinta estalou"

Realmente a cola super 3 não a adequada para esses parafusos..mas não é por um que os outros vão pagar!

abraços

Pluma
 

tpereira

New Member
Não fui que disse que o mecânico tinha posto cola, foi o jfvilas.
Acredita, e repito que alguns não sabem muito bem o que fazem. Já fui as lojas em que tive de explicar como era... Verdade que na maior parte têm ainda pouca experiencia... mas que não experimentem na bicicleta do cliente...
O pior é quando fazem as coisas para desenrascar por exemplo não têm o Loctite 248 ou Loctite 268 então usa-se cola já é que para não desapertar... :evil:
e quem se lixa é o cliente...
É verdade que também há aí muito artista...

Pluma estamos a falar de mecânicos profissionais não de curiosos.
Profissionais que têm de ter formação.
E repito mais uma vez não disse todos disse alguns, pronto poucos :D

Boas pedaladas
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
tpereira, o Peso-Pluma é mecanico numa loja, é remunerado para fazer esse trabalho, e que tem conhecimento tem, poderá não ter um certificado profissional, mas quanto a mim é um profissional.

Quanto a mim o problema não está em serem putos, está sim no espirito e no gosto que tem naquilo que se faz.

Qualquer pessoa que trabalhe numa área que não goste faz as coisas "á meia pancada" e isso depois dá buraco, é verdade que há lojas com oficinais que não inspiram confiança, felizmente para mim posso escolher as lojas onde vou e conhecer os mecanicos que me tratam da bike e fazer a selecção de quem mexe na minha bicla, ou não.

Falta de profissionalismo há em todo o lado, quem tem de apertar com os empregados são os donos das lojas, e certificarem-se que fazem um bom trabalho, caso contrário é a imagem da loja que está em risco.
 

tpereira

New Member
"Quanto a mim o problema não está em serem putos, está sim no espirito e no gosto que tem naquilo que se faz."

Ludos, concordo 100% contigo.
Mas o gosto não substitui a formação profissional, uma coisa que faz muita falta neste pais, e não é só nas bicicletas.
Se perguntares a algum mecânico de loja, bicicleta, moto, ou automóvel, se tirou algum curso de formação profissional talvez nenhum te responda afirmativamente.
Eu só defendo a formação, e acho que os donos das lojas antes de apertar com os mecânicos têm de lhes proporcionar formação para depois exigir.
Não pus em causa o profisionalismo do Pluma, porque também não o conheço, nem é ele que foi referido na mensagem inicial. Portanto ele não se deve sentir agredido, espero que continue a fazer um bom trabalho.

Um abraço e boas pedaladas.
 
A formaçao neste ramo nao e uma peça fundamental! Até porque os mecanicos da Sport-Zone por exemplo tem formaçao! Em confiariam vcs as vossas bikes? num mecanico duma loja especializada em bikes ou num mecanico da sport-zone e afins!?
 

tpereira

New Member
A formação é fundamental em qualquer actividade profissional, seja ela qual for. Se os da sport-zone não são de confiança (não sei) será então por falta de profissionalismo.
Mecânico de bicicletas é uma profissão como outra qualquer, também tem os seus segredos e manhas que não se aprendem só com gosto.
Só em Portugal é que achamos que já sabemos tudo e não precisamos de ser ensinados, por isso é que a economia está com está.
 
Entao vou-te dar um exemplo!
O meu mecanico (automovel) é uma pessoa q trabalha num barracão e tenho 120% de confiança nele!
Ja tive o carro na Opel (é um Opel Corsa), ao qual foi pago 200€ por um serviço (substituiçao duma valvula), e suposta eliminaçao dum barulho q fazia (segundo disseram eram os pre-tensores dos cintos traseiros soltos)! Sem grandes pormenores: resultado.. a valvula nao precisava de ser mudada, o baruhlo continuou na mesma, só qd foi ao mecanico q normalmento uso é q ele viu q era uma das abraçadeiras da linha de escape mal apertada! Apertou, ficou impec!
Por isso ve lá, um mecanico duma marca... q provavelmente ate tem um curso de engenharia (se nao tem ele tem o superior), diz q o barulho do escape vem dos cintos de segurança!!!!!!!!!
Agora é claro q há bons mecanicos e nao tao bons, sejam eles de q ramo forem! As pessoas tem e de encontrar alguem q ache q tem competencia!

Uma bike nao é algo muito complexo qd comparado com outros meios de transporte, daí q continuo a dizer q nao e preciso formaçao profissional para ser mecanico de bikes! Normalmente os mecanicos de bikes aprendem com o serviço q fizeram nas proprias bikes! Qd nao sabem há sp alguem mais experiente! O unico serviço mais complexo numa bike e a revisao a uma suspensao, aí precisam de conhece bem a suspensao!
há trukes e manha (como tu proprio disseste) q nunca se aprenderiam com estudos e formaçoes mas sim com "a parte practica" de trabalhar directamente com uma bike!
 

tpereira

New Member
Freakzoide
Um bom mecânico não tem que ter um curso superior, tem de ter a formação adequada, se os mecânicos da Opel não fizeram um bom trabalho é porque são maus profissionais não por terem formação, não confundas as coisas. Muitos cursos de formação profissional são mais vocacionados para a parte práctica do que a parte teórica, também muito importante que leva a perceber o porquê de certas coisas.
Esses truques e manhas podem ser aprendidos logo numa formação evitando que a bicicleta do cliente ou propria seja cobaia e sujeita a enganos, se se puder evitar estragar material acho que é melhor fazer bem à primeira.

Pluma claro que errar é humano, mas este tipo de erro... supercola3 e loctite 268 ou 248 são embalagens bem diferentes.

Boas pedaladas.
 

refuger

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tpereira lamento mas não concordo contigo...

Se perguntares a algum mecânico de loja, bicicleta, moto, ou automóvel, se tirou algum curso de formação profissional talvez nenhum te responda afirmativamente.
Na verdade não é bem assim os mecanicos do grupo em que trabalho "stand jasma importador Scott" deslocam-se todos os anos a suiça para obterem formação ao nivel das novidades do corrente ano em varias marcas, é uma especie de conferencia de mecanica... esta formação, como é logico incide quase na integra na manutenção e revisão de suspenções...



Muitos cursos de formação profissional são mais vocacionados para a parte práctica do que a parte teórica, também muito importante que leva a perceber o porquê de certas coisas.
Esses truques e manhas podem ser aprendidos logo numa formação.....

Eu gostava de saber onde e quem dá formação a explicar coisas do genero...
isto é uma chave alen e serve para apertar paraf. de sextavada interior... :?
isto é um cabo de travão e passa por aki e depois por ali......
isto é um disco e aperta-se aki... ha mas na usem super cola....
isto é um pneu tira-se assim.... roda pra este lado....
isto é um calço enfiasse aki e apertasse com akela chave sem super cola...
isto é uma grade de bidon e colocasse com dois parafusos sem super cola...
etc etc etc....

não existem cursos deste tipo pelo menos em pt...
quem chega a ser mecanico é sempre por gosto... ninguem la vai parar por acaso... e quado começam e exercer ja tem os conhecimentos basicos que acabamos de rever em cima, pois ja muitas vezes repararam a sua proria bike, por isso este tipo de curso seria desnecessário...

O problema n é formação é falta de atenção e de logica, pq affinal ninguem no seu perfeito juiso gasta super cola 3 nos parafusos ala tá sempre a acabar só de se por uma pinguinha nas terminações de cabos...
e por outro lado ja tive a minha frente um mecanico do elcorteingles a dizer que uma roda tubless "crossmax" perdia ar plos raios, quem percebe um pouco do assunto sabe que isso é impossivel... perde ar é pela valvula UST... e basta trocar a valvula... mas n conseguiram resolver o problema e o cliente acabou por vir la a loja... o que quero dizer com isto não é que o mecanico é mau... simplesmente na teve pra pensar, meteu a roda dento de agua e o ar saia por onde podia "raios" assinalou os raios com fitacola e disse ao cliente pra ir a marca....
não fez asneira, mas imaginem que ele começava a apertar os raios empenava a jante toda e n resovia o problema... como estava a dizer basta seguir a logica n é preciso ter um cusrso pra tratar bem de uma bike...
 

marioconde

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Venho defender a alma do diabo!

Se existe algum ramo de actividade onde os mecanicos têm formação continua é mesmo no ramo das bicicletas, quem é do ramo e trabalha de forma séria e responsável recebe anualmente 2 a 3 convites para fazer formação em mecanica de bicicletas, recordo-me que o importador da magura deu acção de formação aos mecanicos das lojas que trabalham regularmente com a marca de forma gratuita, a S.C.Vouga dá formação regular aos mecanicos que assim o desejem de forma gratuita quando surgem novidades, pena que muitos dos "mecanicos" de bicicletas sejam apenas profissionais do ramo até terem outro emprego supostamente melhor, o estigma de que ter as mãos sujas de massa consistente indicia uma profissão má continua a fazer estragos, efectivamente os mecanicos de carreira têm formação.

Concordo tambem que a bicicleta tem uma mecanica bastante simplificada, por isso não se justifica que um mecanico recem chagado ao ramo tenha um curso de formação de 180 horas desde que vá trabalhar com um mecanico qualificado inicialmente, a formação deve ser ministrada quando surgem novidades.

Quanto a fazer o trabalho em casa é uma opção muito interessante, as lojas agradecem, vendem ferramentas, vendem peças a quem estraga por não saber como se faz, e cobram mão de obra quando em desespero de causa o inventor leva mesmo a bicicleta à oficina para resolver os problemas que criou.

Por falar em super cola 3 eu não acredito que a cola utilizada nas roscas dos parafusos do tal disco fosse essa, essa cola ñ é mais que cianoacrilato, uma das colas mais frágeis à fissuração que se pode encontrar, acredito antes que as chaves, independentemente de serem da melhor marca do mundo, utilizadas ñ foram as correctas, lembrem-se que os discos usam chaves torx e ñ sextavadas, ou então o mecanico pegou na cola vermelha da LockTite em vez de pegar na azul ou na verde, em qualquer dos casos nunca seria a super cola 3 ou alguma semelhante capaz de fazer a retenção dos parafusos em caso de aquecimento, o cianoacrilato torna-se quebradiço com a vibração e o aquecimento, por isso não exerce qualquer função nas roscas dos parafusos dos travões de disco.

Não batam nos mecanicos em geral, optem isso sim por deixar as vossas montadas nas mãos dos profissionais competentes, pagar o preço justo por um trabalho de mecanica é muito barato se comparado com pagar uma pechincha por um trabalho de mecanica que consiste em trocar peças quando o problema era apenas uma desafinação.
 

marioconde

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As vantagens das cabeças de parafuso torx estão muito para alem da inovação pura, eu sou apologista que quanto mais superficie de contacto existir entre a chave e a cabeça do parafuso melhor, é o que acontece no caso da cabeça torx, dentro em breve a nova referencia será mm a torx plus, para termos uma ideia das vantagens nada como clicar aki nestas letras azuis : http://www.textronfasteningsystems.com/products/torxplus/drive_compare.htm

Ainda iremos estar a falar deste assunto quando todos os discos de travão forem apertados com center lock :lol: mas para alguem cuja formação é mecanica não podia deixar de chamar a atenção para este aspecto.
 

zuperman

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Freakzoide said:
A formaçao neste ramo nao e uma peça fundamental! Até porque os mecanicos da Sport-Zone por exemplo tem formaçao! Em confiariam vcs as vossas bikes? num mecanico duma loja especializada em bikes ou num mecanico da sport-zone e afins!?


pah, uma coisa é formação da sportzone, outra coisa é formação de mecanico.. lá é informação.. aquilo é uma loja grande com conhecimento limitado.. eles n dão assistencia, pq n conseguem ter gente q perceba disso la a trabalhar.. portanto, uma sportzone n é um bom local para se dirigirem qdo precisarem de arranjar algo na vossa bike.. se foi la comprada, antes disso lembrem-se que ao comprarem, n estao a garantir serviço especializado de mecanica de bikes.. a unica coisa q garantem é a compra da bike, e se calhar um bom passeio pelo shopp.. eheh
 

refuger

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Boas novamente...
de facto ve-se que o marioconde percebe do que fala :)
Eu adoro torx ate agora nem tinha pensado no porque de gostar tanto deste sistema de aperto, mas agora que perdi uns segundos a pensar nisso, ocorreu-me o seguinte: ate hoje nunca "melei" a cabeça de um parafuso torx, por outro lado os parafusos de sextavada interior estão sempre a "melar" e consigo apertar um parafuso torx sem medos de estragar nem o parafuso nem a chave, podendo mesmo apertalos a 40N enquanto os parafusos de disco alen 4 tenho de ter muito cuidado pra não os lixar, e no desaperto ainda é pior as vezes ja só saem a pancada...

Agradeço ao marioconde o artigo exposto que me deu mais algumas luzes sobre algo "supostamente" tão simples como um parafuso...
 

Peso-Pluma

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Sim realmente também nunca 'melei' uma cabeça de chave TORX.

Acho que vou preferir 100x mais os TORXPLUS :wink:

abraços

Pluma
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Este deve ser o tópico, que mais off-topic, criou, agora 3 mecanicos a falar do sistema Torx, terei de particionar isto num terceiro post, acerca do sistema torx ? :lol: :lol: :lol:

Peço desculpas pelo meu off-topic :wink:
 

joli-10

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Curso

Boas, não sei se é o sitio indicado mas cá vai, alguém sabe se há algum local onde se possa tirar um curso de mecanica de bicicletas?
Se alguém sober...
cumps e boas pedaladas
 
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