problema travoes xtr com discos hope

F Silva

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Boas, tenho este set de travoes na minha bike, xtr com discos hope de 160mm e sinto algum falta de potencia na travagem, e a cada saida em q apanhe um pouco de agua ou lama as pastilhas desaparecem, tem sido um par de pastilhas por cada saida ultimamente, ja chegando msm a fcar sem travoes a meio de uma descida por estes sobre aquecerem!:mad: alguem sabe a q se deve este fenomeno? acho que uns travoes deste tipo deveriam travar melhor do que o que travam de momento :(
 

klaser

Well-Known Member
Colega,a primeira coisa a ver é o tipo de composto que as tuas pastilhas são feitas....Neste tempo se forem orgânicas (resina),com água fria e areia à mistura elas desaparecem mesmo,não devido a sobreaquecerem mas sim por atrito mesmo...
 

F Silva

New Member
pois acho que sao organicas quase de certeza, que pastilhas aconselham? se forem metalicas sao todas iguais ou umas melhores que outras?
 

rodinhas chamine

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Boas
Pelo que tenho ouvido usar pastilhas metalicas nos travoes com oleo mineral nao é muito boa ideia, pois o sistema tem tendencia a aquecer e o oleo mineral e este perde muito mais facilmente as suas caracteristicas, e tem tendencia a ganhar agua.
Eu uso uns discos muito parecidos com os hope, suponho que estejas a falar dos flutuantes, os meus sao os avid xx, tambem com xtr, e estou a usar pastilhas intermedias, custam 20€ o par, sao suissstop, nao tenho razoes de queixa.
 

Pedro MM

Member
Boas.
Eu tenho uns travões XTR montados na minha bike e estou a usar discos Magura Marta SL.
Já usei vários discos e sempre travou bem, mas é como diz o Rodinhas Chamine, eu só uso pastilhas semi-metálicas (intermédias).
Faz outra coisa, coloca a manete de travão paralela ao chão (caso sejam o modelo M-970) retira a tampa do reservatório com cuidado e verifica se tem óleo, caso não tenho tens que colocar óleo mineral da Shimano. Seguidamente aperta diversas vezes a manete e verifica se existem bolhas de ar, caso existam, vai travando e destravando até essas bolhas de ar desaparecerem, é porque havia ar no sistema.
 

F Silva

New Member
Eu ja tinha falado com o meu mecânico sobre isto ele não me pôs pastilhas metálicas porque disse que me iam estragar os discos! onde posso encontrar essas semi-metálicas da swiss-stop?
 

kuhn

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Boas,

Se queres ter mais potencia de travagem põe um disco de 180mm á frente e o respectivo adaptador no travão
 

barapaulo

Member
Meu caro.

O teu mecânico tem uma ganda musica. Quando há atrito, há desgaste. Pergunta-lhe lá se ele tem pastilhas metálicas para vender. Se calhar não tem ou não quer.
Está descansado que se te desgastarem os discos, fá-lo-ão para aí nuns 8 ou 10 mil kms. Já viste alguém nos carros ou nas motos usar sabonete para não gastar os discos? :D Os discos são para travar e gastar.

Metálicas. Por mim metálicas mas como há muita gente a falar também das semi... Experimenta. Repara na quantidade de tópicos de malta a dizer que compra pastilhas orgânicas e depois quando vai lá ver, já não existem. São um barrete!!!!
este é o meu ponto de vista quanto às orgânicas.
Só tens que dar atenção a uma coisa. Tens que ver se os teus discos dão para metálicas. Se derem, d´-lhes gás que eles merecem.

Abraços e boa sorte
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Amigo barapaulo lá pelos discos darem para pastilhas metálicas não quer dizer que os travoes se deem bem com elas, e eu já expliquei isso nuns posts mais abaixo.
Se estivermos a falar de travoes que o par custam 50€ isso é como dizes, mas como se fala de travoes de quase 4 centenas de euros temos que ter isso mais em atençao
 

barapaulo

Member
Viva Rodinhas e F Silva. E restantes é claro.

Quanto à questão de uns travões se darem mal com pastilhas metálicas, desconheço. Eu sigo-me claro está muito pela troca de impressões com malta amiga seja em foruns, ou pessoalmente, mas sempre gostei de saber o que se diz oficialmente sobre as coisas. Os travões que tenho, são uns XT M785 e como não podia deixar de ser, têm pastilhas de metal.

Quanto aos XTR, penso ter aqui algo importante a mostrar se estivermos a falar dos mesmos XTR porque há vários.

Deixo-vos as instruções de montagem em português para facilitar. Chamo também à atenção para o facto de nestas instruções serem feitas referências às pastilhas metálicas e às pastilhas de resina. Depois digam o que quiserem. Isto é o que o fabricante diz.

Explicam inclusivamente que as pastilhas de resina nascem apenas e só para reduzir o ruído. Claro que não dizem que não prestam. Mas está nas entrelinhas.
Daí todos os dias lermos posts como;

...as minhas pastilhas desapareceram...
...quando chove não travam...
... quando apanham óleo constipam-se...

Claro. São pastilhas para quem prefere preterir a performance em função do conforto.

aqui vai:

http://techdocs.shimano.com/media/t...SI-8J70A-005-06-Por_v1_m56577569830780917.pdf


Abraços
 

F Silva

New Member
O meu mecanico até me disse que seu quisesse metalicas ele tambem lá tinha para meter mas que para os meus discos no era muito aconselhado! mas vou experimentar as semi-metalicas para ver no que da ;)
obrigado a todos pela ajuda
 

klaser

Well-Known Member
O único problema das metálicas para os travões é que elas realmente podem transferir mais calor aos bombitos,mas isso verifica-se mais em tempo seco e no verão,com longas descidas...No tempo de agora,frio e quase sempre com molha à mistura,esse problema não se verifica e as metálicas são indicadas...Às vezes não adianta gastar rios de dinheiro em pastilhas que desaparecem só para não gastar num disco novo de quando em vez,no final fica mais caro:D
 

A.Moura

Member
aproveito o tópico para tirar uma duvida no xtr a patilha deve de andar em ON ou em OFF , disseram me que em ON a meter mudanças fica mais rijo será? Ou que para tirar a roda tinha de estar em ON ?
 
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