Problema SRAM X.9 Trigger Shifter

MIGUELNA

New Member
O shifter X.9, do desviador da frente, não faz o retorno da alavanca. Carrego para mudar a corrente de prato e a alavanca fica em baixo. Depois tenho de a puxar, manualmente, para a posição inicial.

Abri a tampinha superior mas está tudo perfeito: limpo e oleado.

Alguém teve este problema? Soluções?

Obrigado.
 

Pax

New Member
Pode ser problema na mola do próprio desviador dianteiro ou sujidade nos cabos. Verifica. :wink:
 

Atomic22

New Member
Boas companheiro,
já verificas-te se o parafuso de baixo( 4mm, se não estou em erro) está muito apertado, pode ser isso que está a impedir o retorno da alavanca.
Aquele abraço
 

MIGUELNA

New Member
É capaz de ser mesmo isso renato. Já tenho trabalho para logo...

Os cabos foram limpos há cerca de 3 meses. Os componentes têm pouco mais de um ano.
 

Pax

New Member
O tempo que os componentes têm de vida é um pouco relativo.

Tudo depende do tratamento que lhes dás, do tipo de terreno onde andas, etc...
 

MIGUELNA

New Member
Pax said:
O tempo que os componentes têm de vida é um pouco relativo.

Tudo depende do tratamento que lhes dás, do tipo de terreno onde andas, etc...

O "tratamento" é dado por uma menina. Pode-se dizer que tem sido bem tratado.
 

BikeBrother

New Member
Vou eu desenterrar este tópica, mas tem de ser.

Pois bem, desmontei o meu shifter X9 somente a parte de cima para trocar o cabo...tudo numa boa...desmontei a parte debaixo...bem a conversa já foi outra. Depois de ter visto um video que está no youtube..."diq..diq...diq"...de o ver para aí umas 10 vezes, de ter visto já os procedimentos de alguma malta que se aventurou como eu a desmontar o shifter...não consigo que o meu shifter funcione devidamente após a sua montagem...sinceramente não sei o que está a falhar...alguém que tenha já feito o mesmo e que tenha tido mais sorte que eu, me pode ajudar.

Depois de encaixar tudo, o manipulo fica meio preso e para o fazer recuar à posição inicial só puxando-o manualmente...alguém tem ideia do que poderá ser?

Desde já obrigado a quem me puder ajudar, mas já estou a desesperar de não conseguir montar o manipulo e não puder andar na bike à custa disso.
 

kuhn

New Member
pois...tenho uns iguais a esses shifters e nunca se devem desmontar...só mesmo para trocar o cabo e lubrificar...se te pões a desmontar isso nunca mais vai ser o mesmo porque vem com uma cola especial de fabrica se te metes a mexer dificilmente vai ficar o que era

boa sorte
 

JoãoLopes

New Member
Tive exatamente o mesmo problema que tu, a manete tava meio perra e era preciso fazer uma força descomunal. Desmontei tudo, na primeira fez que montei fiquei "WTF?!" a olhar para aquilo.. Não funcionava nada de jeito! Depois disso montei e desmontei 10x e nada, sempre na mesma!

Usei este video. E finalmente para aí na 50x que desmontei e montei, deu certo! ;)

[video=youtube;qskSMBamxsU]http://www.youtube.com/watch?v=qskSMBamxsU[/video]

P.S. Não ligues ao som
 

tinric

Super Moderador
Boa sorte :)

Duas noites agarrado a eles e ao video... aquilo tem um ponto em que tem que se fazer um bocadinho de pressão... e se não estiver na posição correcta não dá mesmo...

Depois de conseguir... por embirrancia desmontei outra vez e já foi em 2 minutos que montei... mas não recomendo esse trabalho a pessoas nervosas ou menos pacientes.. pois os meus estiveram um muito pouco de ir para o lixo :)
 

BikeBrother

New Member
Amigos, obrigado antes demais.

ny12xx, não tinha conhecimento desse tutorial vou vê-lo com atenção, embora já vi que esse manipulo X7 é bastante diferente do meu X9.

JoaoLopes, esse é o video que também já vi uma boa dezena de vezes, é o tal "diq diq"... que fiz referencia.

Mas já vi que se eu estava quieto é que eu estava bem, troquei o cabo e não precisava de ter mexido nessa parte, armei-me em bom, agora tenho um problema daqueles em mãos. Começo a perder a paciência...

Já agora, aconselham a que deixe as peças completamente secas ou c um pouco de massa?
 
Last edited:

JoãoLopes

New Member
Não percas a paciencia, porque é preciso muita.. Tens que pensar se isso tava a funcionar, vai ficar a funcionar... Seguindo aquele video garanto-te que consegues por a funcionar a 100%, deves tar a fazer algo mal.
 
para não estar a abrir um novo tópico...
o meu X7 de 3v tb não recolhe mas porque a patilha de baixo bate na de cima e fica lá presa...
isto já aconteceu a alguem?
 
Top