Problema no bloqueio da suspensão Reba RL

fernão ferro

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Boas,
estou com um problema na minha suspensão (com apenas uns 500km de uso), nomeadamente no bloqueio. quando liberto o pop loc no volante o MOCO da suspensão não volta à posição de desbloqueio. É fácil de desmontar esta peça? Quais poderão ser as razões para isto acontecer? Já li que pode ser o nível do óleo baixo ou um o-ring estragado. Preferia fazer um "downgrade" e pôr o bloqueio manual mas julgo sair caro por ter de substituir o MOCO por um sem mola. O modelo é uma Reba RL 29er de 2012. Estranhamente só encontro o service manual da de 2011 ou de 2013.

Alguém tem informação sobre isto?

Estou farto de procurar em inglês...:confused:

Obrigado.

:)
 

Marco Nunes

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Boas

A suspensão está na garantia, certo?

O melhor será ires onde a compras-te. Estando na garantia não é conveniente mexer na suspensão. Vai á loja e explica a situação.

Boas Pedaladas.
 

fernão ferro

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O problema é que mandei vir da Alemanha... Estava a evitar gastar 20eur em portes no envio e ter de esperar umas 3 semanas para ter o problema resolvido...
 

demorider

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O cabo que vai da suspensão até ao "comando" do guiador recua? Digo isto porque as vezes esses cabos costumam ficar "encravados" e não deixam o bloqueio recuar...

Quanto ao mudares para o desbloqueio na suspensão não tens de mudar o moco todo, basta mudares a parte externa, ou seja tirar aquela "pecinha" onde o cabo puxa e meter a peça manual.. Entra em contacto com o Daniel Pombo (dpx racing) ou com o Nuno Duarte (moca) que se calhar não compensa mandares para a Alemanha e se não estou em erro tanto o Nuno como o Daniel te resolvem isso sem perderes a garantia (mas convém confirmares)..
 

fernão ferro

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O problema não é do cabo pois a peça não recua mesmo com o cabo completamente solto. Referes-te a esta peça?:


Mas como utilizar manualmente se existe uma mola que obriga a exercer força para bloquear e que, sem o pop loc para travar o cabo, volta à posição de desbloqueio?

Obrigado pelas dicas dos contactos

:)
 

demorider

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Mas a tal mola ao ser convertido a bloqueio manual deixa de existir.. Basicamente tens uma reba com bloqueio no guiador mas há as rebas de bloqueio na suspensão, só tens de fazer a conversão (substituir a tal peça), só não sei ao certo o que isso implica mudar mas de certeza absoluta que não precisas de mudar o moco todo..

Edit: Se tens de ir lá com a mão para desbloquear se calhar é a mola que foi a vida ou desencaixou do sitio..
 

j.cruz

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Já pensas-te em enviar a suspensão para alguém que faça revisões??Se precisares sei de uma boa pessoa para tal!!
 

commendatore

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Basta retirares a mola... Depois é manual. Rodas à mão para bloquear e desbloquear. Imagina um acelerador de mota quem nunca regressa à posição original ( sem mola), ou seja enrolas, largas e fica na posição q o deixaste. Só tens de ter em conta q deixas o botão no. Sítio certo
 

jayme

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Tenho um amigo com o mesmo problema na reba RL.
Segundo o mecânico o erro é quando o pessoal lava a bike não tapar a zona do bloqueio para não entrar água o que acaba por calcinar o sistema.
A solução é mesmo a substituição da peça que segundo me lembro anda pelos 40€
 

Chaves

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O problema não é nada da lavagem nem de mau uso! o problema é mesmo que as rockshox tornaram-se uma valente porcaria, tenho o mesmo problema já desmontei a suspensão e o problema é o eixo interior do bloqueio (no interior da suspensão e não poplocks etc) que não tem qualquer espaçador que reduza o atrito entre as duas peças que são aluminio, pelo que parece a resolução é fácil já pedi ajuda a alguem entendido e a recomendação foi enviar para garantia! ok obrigado pela ajuda! vou enviar para a grarantia para depois vendê-la e nunca mais voltar a rockshox, já tive 4 rockshox e as ultimas alterações para o sistema soloair desiludiu-me muito! vou me manter pelas fox que era o que devia ter feito.
 

Chaves

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Tudo bem acredito! mas por essa ordem de ideias não podiamos fazer btt a chuva!
E a quantidade de RS que andam ai com uma porrada de anos todas riscadas e ainda a bloquear na perfeição? e as novas? tecnologia xpto garantia!

de momento tenho3 bikes, 2 com RS uma sid rlt(6 meses) outra reba rl 29 (9 meses) outra fox fit, a sid rija que nem cornos mas safa-se em funcionamento e bloqueio, a reba rija igualmente bloqueio é o que se vê e ouve, a fox com 3 anos devolve com carinho a porrada que lhe damos, é como ó chouriço atar e por ao fumeiro! (já fez 2 revisões).
 

jayme

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É um pouco diferente andares á chuva e dares uma mangueirada pois temos o hábito de colocar o dedo de forma a criar alguma pressão na água.
Já nem falo em quem gosta de ir ao elefante azul e similares
 

valerajo

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Tenho uma Reba RL numa olympia Nitro 29 e quando fui fazer a revisão a primeira pergunta do mecanico foi se o meu bloqueio estava a funcionar. Segundo ele algumas series de 2012 tinham um problema de fabrico que causa esse sintoma. A troca da peça defeituosa estava a ser efetuada ao abrigo da garantia.

JV
 

afpereira

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todas as rebas(com poplock) até aos dias de hoje (de2014 não sei) dão esse problema, é a mola que desencaixa do sitio. Mesmo mandando para garantia eles voltam a meter a mola no sitio e passado algum tempo volta ao mesmo por isso não vale a pena.
Esta duvida já foi colocada aqui no forum e houve alguém que arranjou uma solução caseira procura aqui no forum.
 

fernão ferro

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É fácil desmontar o moco? Tenho de desapertar os parafusos por baixo? Perde óleo se abrir?

Estou na dúvida entre andar assim até ela precisar de uma revisão e, nessa altura, o mecânico resolver o problema, contactar a empresa que vendeu para resolver o problema através da garantia (e provavelmente ficar 1 mês sem bicicleta) ou, 3ª hipótese, desmontar eu o moco e tentar resolver o problema...
 
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