Problema na corrente - Perda de tensão.

NunoGon

New Member
Saudaçoes a todos.

Estou com um problema na minha bicicleta e como sou "rookie" em questões de mecanica, vinha ver se alguem pode me ajudar.

Quando paro de pedalar, a corrente da bicicleta perde tensão e descai. Não fazendo nada e continuando a rolar ela ganha novamente tensão.

E faz isto repetidamente sempre que deixo de pedalar...

Alguém já teve problema igual? Sabem com que possa estar relacionado este problema.

Obrigado.
 

AlmadaBTT

Member
A mim ja me aconteceu algo semelhante. A corrente como que faz "barriga". No meu caso a corrente já estava nas últimas.
 

NunoGon

New Member
É isso mesmo. Faz mesmo "barriga". Só acho estranho porque a corrente tem poucos kms. No entanto muito obrigado pela dica. Como comprei a bicicleta como usada e segundo o ultimo dono na altura não tinha tido muito uso e comigo também não. Só agora é que começou a vir o bom tempo ... :) Se calhar não perco nada comprar uma corrente nova.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Da corrente não é de certeza, a corrente não é nenhum elástico nem tem molas...
O componente que tem a função de manter a corrente esticada é o desviador traseiro, se a corrente fica solta em baixo é porque a mola da caixa do desviador traseiro não está nas melhores condições.
Contudo, também pode acontecer que o cepo do cubo traseiro esteja demasiado preso, a precisar de revisão. Nesse caso quando deixamos de pedalar o cepo vai puxar a corrente com mais força do que o desviador traseiro e a corrente vai ficar solta em cima.
A solução é fazer o que já devia ter sido feito à mais tempo, revisão aos cubos das rodas.
 

NunoGon

New Member
Muito obrigado a todos. Foram extremamente elucidativos. Não coloco a hipotese de fora da mola do desviador traseiro não estar a 100% e assim não manter a tensão que é exigida. Por outro lado também não coloco de fora a hipotese do cubo traseiro estar a precisar de revisão.
Agora pergunto ... qualquer destas 2 situações é intervencionavel ou terá que ser com substituição por novos materiais.
 

NunoGon

New Member
O desviador é da marca EMT ( a bicicleta é uma Comdur CDR-Tech ) e penso que o cubo e se li bem é Hero. Portanto material rasca !!! LOL como é que eu coloco aqui as fotos?
 
Tens aqui um topico que explcia como colocar imagens: http://www.forumbtt.net/showthread.php?19-Como-colocar-imagens-no-f%F3rum-Actualizado

Eu assim de repente não vejo nada de mal... Mas sou suspeito de que o problema é do desviador, que tem uma mola fraquinha. Outra coisa que já tive uma vez num deviador e que fazia isso era devido á bicha... Tinha a bicha grande demais e então ela forçava o desviador para a frente e então o desviador em certos pontos não estivaca a 100% como devia... A tua por acaso parece estar um bocado grande mas não sei dizer ao certo...


Cumps
 

NunoGon

New Member
Muito Obrigado. Estou um pouco confuso sobre o que hei-de fazer. Meter mãos à obra e tentar perceber onde realmente está o problema ( desviador ou cubo ) ou levar a um "especialista". De qualquer modo os meus sinceros agradecimentos pois foram 5 estrelas. Um abraço e até à proxima.
 
Vá dando uma vista de olhos aqui no tópico porque pessoal com mais experiência do que eu poderá explicar melhor ;) Mas eu aponto que seja para o desviador ou a bicha... Verifique se a bicha está a forçar o desviador para a frente ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se a corrente só fica solta quando vai a andar e deixa de pedalar, e fica solta só em cima, então o problema é do cubo.

Se a corrente está sempre solta e fica solta mais na parte de baixo, junto ao desviador, então o problema é do desviador

Eu acho que o problema deve estar no cepo do cubo.
Como isso é material do mais económico que há, é provável que o cepo do cubo não dê para abrir, seja descartável, nesse caso se uma boa limpeza e lubrificação exterior não resolver só mesmo metendo um cepo novo, que pode ser mais ou menos barato e fácil de encontrar consoante a marca do fabricante do cubo.
 

NunoGon

New Member
Ok. Compreendido. Muito Agradecido. Vou tentar resolver de uma maneira ou de outra. Grande abraço ! E nais uma vez obrigado.
 
FiCaçador, pelo que percebi a corrente deixa de estar esticada quando a bike está parada... Mas sim tens razão, se for quando está parada é o desviador e quando não está parada é o cubo, quase certo isto.
Mas antes de colocares mãos á obra verifica a bicha, eu ja tive um caso assim... Puxas o desviador para trás e depois largas, se vires que ele foge para a frente é porque a bicha está a empurra-lo para a frente e tens de a cortar um bocado. Mas como o FiCaçador disse, isso é material bastante economico e possivelmente a mola sej fraquinha demais e está a causar isso ;)
 

NunoGon

New Member
Ok. Não é quando está parada . Por exemplo vou a pedalar e apanho uma descida, Deixo de pedalar. A bicicleta continua a rodar. É nessa altura que a corrente descai. Não faço nada. E a corrente ganha tensão novamente. É chato porque me obriga estar sempre a pedalar...LOL . Obrigadissimo pela ajuda. Pelos menos já tenho a ideia do que eventualmente possa ser. è obvio que em termos tecnicos e o que estiver ao meu alcance tentarei fazer. Na pior das hipoteses é mandar reparar. Fiquem bem. Grande Abraço !
 
Top