Problema com travões a oleo

N

nelsonf

Guest
Boas.

Comprei ontem uma bicicleta usada e enquanto a testei, os travões da frente funcionavam normalmente. Hoje fui andar com ela e só o 'calço' do lado direito é que funciona (mas não trava), sendo que o do lado esquerdo nem sequer mexe quando aperto o travão.

Alguém sabe como poderei resolver isto e por quanto +-?

Obrigado.
 

Jose RR5.2

New Member
Provavelmente são mecânicos, se forem só um calço é que realmente mexe, a questão do não travar pode ter apanhado óleo, experimente limpar o disco
 
N

nelsonf

Guest
Pode me explicar como faço isso neste caso?

Tem aqui uma foto da bicicleta, se ajudar:

 

demorider

Active Member
Boas,

O travão da frente é v-brake e o de tras é disco mecanico (nenhum dos 2 é a oleo)..
Se o problema esta no travao da frente provavelmente sera um dos lados que tem a mola com puca tensão comparado com a do outro lado ou podera a mola ter saltado fora do sitio se o problema for a mola com pouca tensão é facil de resolver, o travão tem uns parafusos (geralmente chave de cruz ou sextavada) na parte laterar (onde prende a suspensão mas lateralmente e não aquele se segura o travão a suspensão) basta apertar o parafuso um bocado para dar mais tensão ou desapertar para dar menos tensão..
 

Joao J

New Member
pessoal eu tenho a minha bike com 2 problemas de travoes
1- o travao da frente quando aperto a manete ele parece que enquanto rola trava mais e menos, ou seja em certas zonas do disco trava mais que em outras, é normal?
2- o travao de tras para travar em condições é preciso puxar a manete quase ate ao fim...
a bike tem 2 semanas, o da frente ja estava assim, mas o de tras nao, a unica coisa que fiz foi apertar os parafusos do de tras que estavam mal apertados mas acho que isso nao influencia em nada.

aguardo respostas!

Travões - Tektro Draco Hidraulic dual piston
Discos - Tektro Draco F:180mm T160mm



 
1º problema , será que tens o disco torto ? poderá ser também sujidade ou óleo em parte do disco...

2ºproblema, poderá ser as pastilhas gastas , ar no sistema de travões ou a manete com o curso mal regulado( caso dê para regular).
 

Joao J

New Member
bem a manete de tras esta cada vez a vir mais ao fundo e ja nao para a roda por completo..coisa que a 2 semanas ate derrapava ao minimo toque... as pastilhas nao deve de ser pelo pouco tempo mas ja do oleo é que nao sei.. que dizem?
 

krugger82

New Member
Boas minha gente,

Vou utilizar est topico para nao estar a abrir topicos a torto e a direito.

Sou grande noob nestas andanças do BTT, na semana passada fui meter uma camara de ar e pneu novo traseiro, a coisa saiu bem, depois entrar é que foi o problema... nao estava a atinar com a coisa, depois de ver um tutorial na net la consegui meter a roda no entanto no meio das tentativas anteriores, nao sei como, consegui arrancar um calço dos travoes, na altura nem sabia que era um calço, ontem estava a preparar-me para a minha voltinha semanal e vi logo que alguma coisa nao estava bem, fazia uma barulehira a andar e a travar com o de tras entao nao se fala, caiu-me logo a ficha que a peça que tinha caido era um calço, sou mesmo noob. La peguei na bike e toca a ir a outro turial para ver como se metia os calçoes, la meti, no entanto acho que alguma coisa nao esta bem apesar da bike estar a travar bem, digamos que o calço do lado direito encaixa bem, tipo fica agarrado, o calço do lado esquerdo (o que saiu) nao fica preso, parece que fica ali meio solto eu consigo fazer com que o calço ande para a frente e para tras, nao acho normal. No entanto equanto andava a ver se conseguia encaixar melhor o calço esquerdo caiu um parafuso, tipo uma base acharada e cabeça meia arredondada, a minha duvida é se nao terei ****** alguma coisa e esse parafuso esta de alguma forma ligado ao facto do calço nao ficar devidamente preso.

Desculpem la a extensao do texto, espero ter-me feito explicar..
 

demorider

Active Member
João penso que isso seja ar no sistema, quase de certeza que vais ter de sangrar os travões..

Krugger, não teras encaixado mal os calços? Há uma chapinha que faz com que os calços não saiam do sitio (igual a da imagem a baixo).. Se te for possivel tenta por aqui uma foto para o pessoal ver como é que isso esta montado sera mais facil de ajudar..

 

krugger82

New Member
Boas,

No alto da minha nobbice, estes calços nao são para shimano? é que no tutorial que vi na net para Hayes a unica coisa que tinha, tal como na minha bike, são os calços propriamente ditos, sem essa chapinha? espero nao estar a dizer uma bruta barbaridade.
 

krugger82

New Member
Nao vi os da frente, vou fazer isso.

Os calços tèm umas molas, mas é no proprio calço em si, digamos na parte exterior do calço, e aí não ha stress pk estou os 2 iguais, vou verificar o da frente para ver se tem algum sistema como o que estas a referir
 
Last edited:

demorider

Active Member
Aqueles calços da imagem acima são shimano, a imagem era meramente ilustrativa para explicar/mostrar a dita mola mas o Pedro tem razão e as molas dos hayes são diferentes (a excepção do hayes prime que é identica a da imagem)..

Salvo erro pelo que percebi das imagens da dita mola dos hayes ela prende por tras provavelmente ao pistão, quando metes-te a roda provavelmente desencaixas-te a mola..

Vê la se este video te ajuda:
[video=youtube;AJT7pwL-bgo]http://www.youtube.com/watch?v=AJT7pwL-bgo[/video]
 
Top