Problema com os travões

Rei do BTT

New Member
Bom dia,

Ontem, quando regressei a casa, depois de uma volta, ao montar a roda da frente da minha bicicleta, verifiquei que o disco do travão dessa roda não cabia dentro do espaço entre as pastilhas, o que me pareceu estranho. Depois, tentei resolver o problema, só que ficou apenas "meio-resolvido", ou seja, já deu para instalar a roda (portanto o disco já coube no espaço entre as pastilhas), mas ao rodar a roda verifiquei que o disco roçava nas pastilhas, causando muito atrito e dificultando o andamento.

Entretanto, fui à Internet investigar como se resolvia esse problema, e, após cerca de uma hora de pesquisa, encontrei um vídeo que me pareceu poder ajudar-me. De seguida, fui à minha bicicleta tentar solucionar o problema, seguindo passo a passo tudo o que mostrava nesse vídeo. Infelizmente, mesmo seguindo o vídeo, não consegui resolver o maldito problema. Depois, ainda fiz mais umas pesquisas, mas não encontrei nada que me pudesse ajudar. Passados alguns minutos, fui ter com a minha bicicleta observar com atenção a pinça do travão e os respetivos parafusos para ver se conseguia resolver o problema sozinho. Experimentei todos os parafusos existentes na pinça do travão para ver se arranjava maneira de afastar as pastilhas de modo a que o disco não roçasse nelas, mas só fiz pior: apesar de conseguir voltar a pôr os parafusos nos respetivos lugares, reparei que as pastilhas ainda ficaram mais juntas, logo, as estruturas que empurram as pastilhas também ficaram mais juntas. Tentei afastá-las com uma chave de fendas, mas sem sucesso, e o manípulo do travão já não fazia mexer as pastilhas e as estruturas que as empurram contra o disco; ao pressionar o manípulo do travão parecia que este não estava a controlar nada, o que me deixou muito preocupado. Cá para mim a causa deste problema é o facto de o óleo dos travões estar a fazer pressão sobre as estruturas que empurram as pastilhas contra o disco, fazendo com que eu não consiga afastá-las. Mais uma vez, recorri à Internet para encontrar solução para este novo problema, mas, tal como já esperava, não encontrei nada. Os travões da minha bicicleta são uns Avid Elixir 3 (são hidráulicos) na versão com o disco de 160 mm e as manetes dos meus travões também são uns Avid Elixir 3.

Sendo assim, agradecia alguém que me ajudasse, talvez fosse útil (e agradecia) uma explicação de como resolver os problemas aqui referidos. Obrigado, cumprimentos e espero que me possam ajudar.
 

Pepito

New Member
Bom dia,

Uma das coisas que não podes mesmo fazer quando desmontas uma roda da bicicleta é, carregares nas manetes dos travões. Pois isso faz com que juntes as pastilhas e já não consigas voltar a montar a roda devido ao disco não entrar. Eu sinceramente não te posso ajudar a resolver o assunto. Aconselho-te a ires a uma loja que lá o mecânico resolve facilmente.
Boa sorte,

Pepito
 

emmec

New Member
Amigo, provavelmente a manete foi accionada com a roda desmontada. Para evitar isso existem umas patilhazinhas de plástico que se devem por entre as pastilhas durante o transporte. O que há a fazer agora é "sangrar" o travão.
 

nidiashy

New Member
Eu tenho os mesmos travões, e me aconteceu o mesmo (não sabia que não se podia carregar nas manetes dos travões)! Tive que levar a bike à loja... Resultado, os embolos estavam para fora e não recuavam.... A partir daí aprendi a lição... Não travar mais sem as rodas montadas :)
 
Top