Problema com Formula oro K18

adbarbosa

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Re: Ajuda - Formula Oro k18

A manete está a recuperar normalmente....o problema está mesmo ao carregar...!!! Tal como disse, até agora estes travões sempre foram espectaculares....

Poderá ter algo a haver com as pastilhas? Não são pastilhas da formula...mas já não é a primeira vez que as troco e nunca tive problemas!!!
 

Caruma biker

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Re: Ajuda - Formula Oro k18

se tiveres a manete esponjosa ao toque, e não trava é ar no sistema.
tenho uns iguais e quando isso acontece, o que faço é o seguinte:
tiras as pastilhas fora e com uma chave de fendas ou algo similar, força os bombitos das maxila do travão para dentro.
volta a montar tudo, pastilhas e a roda, e pressionas a manete 3 ou 4 vezes, em principio volta ao normal.

comigo funciona, mas se o problema comtinuar, tens que sangrar os travões.

a melhor dica de mecanica deste travões ouvi eu uma vez foi e passo a citar:

desmontas os travões da bike, manetes e maxilas, arranjas um saco de plastico, metes la dentro, fechas um saco com um cordel, apanhas uma barco para o meio do oceano e atiras o saco borda fora, problema resolvido. :mrgreen:
 

tkul

Utilizador Banido
Re: Ajuda - Formula Oro k18

Boas!
Para despistar um problema, nada como perceber como as coisas funcionam. No caso dos travões é fácil... aliás, para quase tudo de uma bike! :)

Voltando ao assunto:

os formula tem uma particularidade quando se muda pastilhas que é o facto de ficarem a rossar constantemente. O problema é que a folga entre as pastilhas (novas) é muito reduzido, e teremos de retirar algum óleo ao sistema. COMO? >>> Tirar parafuso da manet, colocar um trapo, carregar levemente na manete para sair umas gotitas... e voilá! Isto espero que o teu esteja "au point"!

Se passado uns dias, continuas com uns abrandadores, o mais normal, é as pastilhas terem sido contaminadas.
A descontaminação de pastilhas já foi amplamente discutida em outros foruns, pelo que não me vou alongar neste assunto.
Poderão estar também vidradas, e neste caso (o que eu faço - e normalmente todos fazem ;)) é remover as pastilhas, com uma lixa fina (grit >280) passar na superficie com algum cuidado de modo a não ficares com as pastilhas não paralelas.
Depois, comprar líquido de limpeza de travões (Norauto e companhia limitada devem ter) e vais limpar com papeis de cozinha os discos

Feito isto, fazes ligeiras travagens... até que a superfície das pastilhas esteja novamente à maneira!

E pronto!!! Ao princípio devem chiar que é uma coisa parva, mas depois passa tudo!

Se depois disto tudo, continuares com o problema, verifica a marca das pastilhas e pede para trocar (for free!). Muitas vezes as coisas não casam bem... e acontece cócó.



Boa sorte!
 
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