Problema com as mudanças

jplacebo

New Member
Olá pessoal,

Tenho uma bicicleta com transmissão SRAM X7 e estou com problemas ao aumentar as mudanças, isto acontece em todas: de 1ª para 2ª, de 2ª para 3ª, etc. Já afinei o melhor que consegui e não adiantou nada. No entanto consigo reduzir todas as mudanças sem falhas: de 9ª para 8ª, de 8ª para 7ª, etc.
Acho que o problema está no shifter, não acham? Quando se puxa cabo (reduzir) funciona bem, ao libertar cabo (aumentar), parece que não está a libertar tanto cabo quanto deveria. Penso que seja isto.
Alguém já teve este problema? Se sim, é fácil desmontar o shifter e resolver isto?

Obrigado pela ajuda deste já!
 

luis biclas

Elos Rápidos
Não trocaste o cabo há pouco tempo?
Aconteceu-me o mesmo, mas por ter montado um cabo demasiado "grosso" para as bichas que tinha...
Puxava bem, mas custava a libertar.
Não precisa de ter trocado o cabo para isso acontecer, basta que o que ele tenha esteja ou muito sujo ou já com alguma oxidação.
A outra hipótese é as roldanas do desviador já nas lonas, vê se as roldanas não têm muita folga, se tiverem o problema quase de certeza que é dai.
 

jplacebo

New Member
Não precisa de ter trocado o cabo para isso acontecer, basta que o que ele tenha esteja ou muito sujo ou já com alguma oxidação.
A outra hipótese é as roldanas do desviador já nas lonas, vê se as roldanas não têm muita folga, se tiverem o problema quase de certeza que é dai.

Toda a transmissão é de origem, a bike tem 1600 km, e estas falhas aconteceram no último domingo. A corrente ainda é de origem e vou trocá-la porque já tem um ou outro elo meio desviados e podem estar a contribuir para o problema. Mas acho que o problema está no shifter, senão como se explica que todas as reduções que faço funcionam com precisão e os aumentos falham todos?
Nunca abri o shifter - atenção que não sei se é este o termo certo, estou a referir-me ao comando no guiador do lado direito :) Se calhar vou precisar de um novo... ah, e nunca mudei cabos nem nada. Alguma sugestão?

Obrigado e boas pedaladas!
 

mdaniel

Member
Antes de mexeres no shifter desmonta as bichas e verifica se não estão oxidadas :huh: ou obstruidas. Se o shifter libertar o cabo mas este ficar obstruido nas bichas vais ter esse problema.Começa por ai e depois se não for esse o problema verifica de a mola do desviador têm uma boa tensão e se o mesmo percorre a cassete de baixo até cima sem qualquer prisão.Não começes a desmontar já os shifters pois se não tens experiencia com shifters podes-te dar mal e ter de abrir os cordões á bolsa para adquirires um novo doh.

Abraço e boas pedaladas.
 

jplacebo

New Member
Antes de mexeres no shifter desmonta as bichas e verifica se não estão oxidadas :huh: ou obstruidas. Se o shifter libertar o cabo mas este ficar obstruido nas bichas vais ter esse problema.Começa por ai e depois se não for esse o problema verifica de a mola do desviador têm uma boa tensão e se o mesmo percorre a cassete de baixo até cima sem qualquer prisão.Não começes a desmontar já os shifters pois se não tens experiencia com shifters podes-te dar mal e ter de abrir os cordões á bolsa para adquirires um novo doh.

Abraço e boas pedaladas.

Boas,
Aparentemente os cabos estão limpos, não apresentam sinais de ferrugem pelo menos nas partes que se vêem! Ao libertar o cabo vejo-o a mover-se desde o shifter até ao desviador traseiro, sem qualquer prisão. O desviador traseiro também se move livremente pela cassete toda. Tenho tido o cuidado de lubrificar as "dobradiças" do desviador traseiro, mas pode haver sempre lixo a prender... vou ver o que posso fazer mas parece-me a mim que vou ter de levar a bicicleta ao mecânico e ver o que ele descobre.

Obrigado
 

jayme

New Member
Se o teu desviador for normal (não invertido) e as bichas/cabos estiverem oxidados ou sujos é normal que ao mudares para mudanças mais pesadas (carretos com menos dentes) acabe por não passar correctamente, pois ao subir (mudanças leves) tu forças o cabo a esticar, mas ao descer (mudanças mais pesadas) estás a dar folga ao cabo e é a mola do prório desviador que está a funcionar, mas se as bichas/cabos não estiverem nas melhores condições podem originar prisões no cabo o que impossibilita que as mudanças mudem convenientemente.
Para mim a origem do problema é dos cabos/bichas, ainda para mais dizes que são as de origem e já têm 1600 kms, muda isso tudo e afina e vais ver que fica um brinco.

Jaime
 

luis biclas

Elos Rápidos
Exactamente como diz o jayme, por só acontecer nas mudanças "pesadas" não invalida que o cabo esteja obstruído.

Eu no teu lugar começava por limpar/lubrificar tudo, e até trocar cabo/espirais, isto também não é caro.
Outra coisa, uma corrente com 1600kms e com elos "desviados" é um bocado estranho...
 

jplacebo

New Member
Se o teu desviador for normal (não invertido) e as bichas/cabos estiverem oxidados ou sujos é normal que ao mudares para mudanças mais pesadas (carretos com menos dentes) acabe por não passar correctamente, pois ao subir (mudanças leves) tu forças o cabo a esticar, mas ao descer (mudanças mais pesadas) estás a dar folga ao cabo e é a mola do prório desviador que está a funcionar, mas se as bichas/cabos não estiverem nas melhores condições podem originar prisões no cabo o que impossibilita que as mudanças mudem convenientemente.
Para mim a origem do problema é dos cabos/bichas, ainda para mais dizes que são as de origem e já têm 1600 kms, muda isso tudo e afina e vais ver que fica um brinco.

Hmm... vou ver o que posso fazer, mas tenho receio de estragar alguma coisa :)

Outra coisa, uma corrente com 1600kms e com elos "desviados" é um bocado estranho...

Luís, porque é que achas estranho? Achas que a corrente ainda tem poucos km?

Abraços
 
Top