Problemão - afinação/ganhar tensão em VBRAKE KCNC

luispereira

New Member
Amigos, chegaram hoje, o kit completo de vbrakes + manetes da KCNC para substituir os meus avid sd sl. Mas depois do trabalho todo feito não conseguir afina-los. Não consigo ganhar tensão no travão para ele voltar "atrás" o que agarra em primeiro o cabo.

Os avid têm um pino na mola que vai acertando a tensão conforme os colocamos no quadro ou na suspensão podendo afinar a mola dessa maneira afinando a tensão. Os kcnc não têm, e o aperto simples não proporciona a tensão necessária ficando sempre depois de travar o travão colado.

Alguêm me pode dar uma mãozinha? Como ganhar a tal tensão necessária?

Obrigado
 

elv1s

Member
Sou um bocado curioso nestas coisas, e apesar de não ter nenhuns travões desses, fiquei interessado na dúvida... então uns travões de topo, não dão para afinar?

Pesquisei na net, e vi uma folha de intruções da montagem, e realmente parece que simplesmente não tem afinação. Suponho então que as molas estejam bem "balanceadas" para não precisar afinar, e assim poupa-se peso.

Portanto há que afinar é a roda, pois pode estar descentrada em relação ao quadro.

Caso seja uma mola a prender, ou precisa de lubrificação, ou está mal montado, ou vinha com defeito. Espero ter ajudado. Podias era meter aí umas fotos do problema.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

luispereira, isso vinha com manual?

Vê este link: http://i8.tinypic.com/6arwnf9.png

Parece que podes fazer o ajuste dos calços. Não dá tensão à mola, mas afasta a posição dos calços.

No site da KCNC pode ler-se:

"Brake block spacers :2,3,4mm provided brake pad alignment."
"Structurally stiff ,smooth operation and precisely adjustable." (eles dizem que é ajustável com precisão, vamos lá ver se é ou não).

Há cá users com esses travões.

Jepas
 

luispereira

New Member
Jepas

Pode inclusive ser isso mesmo ter de retirar um espaçador a um dos calços, pode ser que sim que seja mesmo isso. Esperar por mais respostas mas vou tentar essa...

Obrigado

Elv1s

Poderas tambem ter razão, a questão é que a mola faz parte do braço e é fixada somente ao pino que liga ao quadro/suspensão. Penso que somente quem ja tenha montado um me possa retirar esta duvida mesmo a fundo, mas vou fazer como disse o jepas e posto uma foto ou o resultado prático...

Obrigado
 

luispereira

New Member
Bem, depois de muito matutar, cheguei à conclusão, não sei se bem se mal que deveria apertar o braço do vbrake que tem a mola incorporada com alguma tensão, ao aperta-lo o braço move-se mas a mola fica colada ao quadro/suspensão... logo, hipoteticamente, assim o braço fica em tensão mas aqui não tem um aperto certo e não fica tão bem, pelo menos para já eu não consigo... afinado como os avid sd sl que tinha montados que cuja mola tem um pino que faz o acerto no quadro/suspensão e que dessa forma não cede...

Tenho medo de apertar de mais... e partir. De qualquer forma ficaram a 90%...

Têm alguma sugestão?

Aqui vão as fotos...

03042009209.jpg

03042009211.jpg

03042009212.jpg
 

Batas

New Member
Esses travões são assim mesmo. Lembram dos antigos cantilevers...? Bom, pelo menos alguns funcionavam dessa forma.

O que tens de fazer é montar os braços mais abertos que o normal, exactamente como fizeste, e apertar os parafusos. Procura o torque recomendado, que deve rondar os 5-7Nm. É a única forma de afinar a tensão das molas. Para mim é um pequeno defeito destes travões, pois requer alguma tentativa/erro na sua afinação...

E nunca, mas nunca se devem usar os espaçadores dos calços para afinar a tensão das molas, mas sim para colocar os braços paralelos quando os calços tocam no aro.
 
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