Prima donas ou estupidez humana?

m19r

New Member
acontece sempre em toda a parte, aqui em França pensava eu que as pessoas tinham uma mentalidade mais aberta e mais cívica, mas muito plo contrario, sao piores que animais, so olham para eles e acima deles é Deus...
num pequeno passeio em que participei,numa descida mais técnica, um companheiro do BTT mandou um tombo algo aparatoso, como ia-mos num "grupo" de 5 ou 6, pensei que as pessoas fossem parar para ver se estava tudo bem ou que nao fosse nada de grave, mas nao, apenas eu parei para dar assistência... e até um quase cai ao se desviar do que estava no chao e ainda ficou a tirar satisfações...
Felismente o que caiu nao era nada de grave, mais ainda passei mais de 30minutos com ele.
 

Mach 4

New Member
Pois...eu acho que á muito que a estupidez humana alastrou para todos os lados.

Mas tu m19r, na minha óptica, sózinho vales mais do que esses todos juntos, e existe o tal Deus que está lá em cima a ver isto tudo, quem pratica o bem e quem não o deseja praticar.

P.s - Arcos de Valdevez é provavelmente o local onde eu comi melhor em Portugal, estive lá durante 9 dias e é uma terra encantadora.
Um dia tenho de regressar lá com a minha familia.
 

camaleao99

New Member
Caros amigos, acho que há muita gente a confundir competição com lazer, esse é que é o problema.
Estes passeios são puro lazer, senão como justificar os reforços com cerveja :fpalm:, porco no espeto, sandes de presunto, etc? Com toda a certeza que em competição não vemos nada disso.
Mas mesmo, confundindo lazer com competição deixo aqui 1's definições de competição desportiva "Os objectivos do desporto de competição devem todos contribuir para uma mais profunda socialização respeitando a unicidade de cada individualidade", "O desporto deve ser analisado através de duas perspectivas: competição e relação humana. A primeira deve ser assumida com toda a intensidade e severidade; a segunda deve evidenciar a cooperação. Devemos competir arduamente e fazer todos os esforços para vencer dentro da legalidade e espírito desportivo mas tocados por um sentimento de cooperação que transcenda todas as desigualdades sociais e todas as formas de discriminação", "Se queremos o desporto como um nicho de axiologia devemos assumir que o respeito ontológico para o vencedor e vencido deve ser o mesmo, algo que a nossa selvagem sociedade urbana moderna por vezes esquece".
Há 2 ensinamentos que retive em criança, pois havia alguém, que estava sempre a repetir: - És livre, logo tens que ser responsável; A tua liberdade termina onde começa a do próximo. Aqui é que reside o maior problema, é que não há respeito nenhum pelo próximo.

N.B.: pratiquei desporto federado durante 10 anos, sei bem o que é a competição desportiva!
 

nmt

Active Member
Não consigo entender como existem pessoas que acham que um melhor resultado serve de justificação para por em causa a integridade física de terceiros... Relativamente à verdade desportiva, essa muitas vezes é de rir, ainda à nem duas semanas, no 6º Raid das Cebolas, na Maia, raid sem postos de controlo e sem classificação final, houve indivíduos todos contentes por terem chegado à frente tendo cortado 1/3 do percurso... deve dar um prazer!!!! A má formação moral, infelizmente, dissemina-se e prolifera...
 

ernez

Active Member
Yá, estávamos a falar em passeios de lazer e já vamos em raids e competição, voltando ao tópico, em passeios eu sou sempre o ultimo a partir e o ultimo a chegar, e normalmente levo a câmara fotográfica com o cartão com mais gigas que lá tenho, eheheh, e não escapa a boa da mini e chouriço, abraço.
 

pauloahsilva

New Member
Ainda no domingo dei uma valente queda no 5º passeio pelo ambiente pelo conselho de Vila Franca de Xira, devido a ter sido "espremido" por alguém que quis à viva força passar para a frente a qualquer custo. Resultado: os guiadores tocaram-se, dei um toque de travão e foi logo projetado da minha bicicleta e acabei por levar com o rapaz que vinha atrás de mim em cima.
No final, fiquei de baixo de duas bicicletas e ando com o ombro, uma perna e um dedo todos doridos. Devia haver algum civismo quando se fazem passeios a "feijões", uma vez que o que conta é participar...
Possivelmente para o ano já não devo voltar, pois não me parece que este tipo de atitude mude até lá.
 

Guia dos Santos

New Member
Como tudo na vida, há um meio termo para tudo.
Quero eu dizer com isto que, quando participamos em eventos organizados a componente competitiva existe sempre na maioria dos participantes, com mais ou menos empenho em demorar o menos tempo possivel em concluir o percurso.
Temos que dar um espaço especial aos que levam a coisa mais a sério, e querem ver o resultado dos seus treinos comparando com outros e aproveitam os eventos para isso mesmo.
Aqueles que participam pelo puro prazer do desporto e lazer dum dia bem passado no contacto com a natureza, na companhia de amigos e familiares e aproveitam os eventos para se encontrarem, têm o seu espaço reservado para esse fim.
Concluindo, o que eu quero dizer é que nos eventos há lugar para todos, basta nós nos colocar-mos nos nossos respetivos lugares á partida.
Quem quer competir toma os lugares da frente, quem vai pelo espirito dum passeio fica cá a tráz e deixa os campiões partirem primeiro.
Isto é tal e qual com nas meias maratonas a pé ex: travessia das pontes de Lisboa, os campiões estão na primeira linha da partida e há lugar para todos para fazer a sua corrida.
Claro que num ajuntamento de pessoas existe sempre casos em que o civismo ou a falta de educação, dá lugar a conflitos e episódios menos próprios dum evento desportivo, mas isso são casos pontuais, que num universo de muitos eventos que se realizam não são relevantes.
Boas voltinha amigos e vão desculpando qualquer coisinha.
 

tessifol

New Member
Não sejam tão péssimistas!! È verdade, há de tudo, desde bestas a pessoal calmo que só quer é aproveitar o passeio sem stresss(enquadro-me nesta).
Já participei em alguns passeios guiados e é verdade, faz-me também confusão algum "xico espertismo"(vulgo burrice) de alguns participantes, mas eu cá vou na minha e mais perto da cauda do que do pelotão.
(mas gosto de ver os espertos a ir pastar pó)
Já nas maratonas, vou na mesma, passeio puro e simples, e com um grupinho de pessoal amigo para a festa ser melhor e o resto que se lixe!!!!
 

m19r

New Member
Pois...eu acho que á muito que a estupidez humana alastrou para todos os lados.

Mas tu m19r, na minha óptica, sózinho vales mais do que esses todos juntos, e existe o tal Deus que está lá em cima a ver isto tudo, quem pratica o bem e quem não o deseja praticar.

P.s - Arcos de Valdevez é provavelmente o local onde eu comi melhor em Portugal, estive lá durante 9 dias e é uma terra encantadora.
Um dia tenho de regressar lá com a minha familia.

ainda bem que gostas-te, e quando voltares leva a bike, tenho a certeza que serás bem recebido pelo BTT-Terras do vez... P.S aproveita dia 28 de Outubro que é "a castanhada" ;)
 

alfavicius

New Member
Nunca fiz nenhum passeio ,convivio. E tou a ficar com medo, como nao conheço ninguem pra me acompanhar, ainda me atropelam e deixam o meu cadaver la no chao, junto com o lixo que deixam...
Tou a brincar...
 

oliana

Active Member
Qual é o desporto com alguma gente, que praticam onde não se encontram as ditas"bestas". Quem vai a provas cronometradas deve saber onde se vai meter e aguentar com fairplay até ao final. Afinal é competição! É assim desde que nascemos e aprendemos a competir, nem que seja a brincar. Há que no entanto respeitar os outros. E durante a prova ver bem que em centenas aparecem 1/2 duzia desses tipos. A mim preocupa-me mais os ignorantes do volante que encontro no alcatrão, durante uns 7/8 km até entrar na serra. Esses sim são extremamente perigosos e não ouvem ninguem.

Em passeios não se deve admitir bestas. Eles são uns frustados que nunca conseguiram fazer uma prova a sério e ficar na primeira metade da classificação.
Boas pedaladas.
 

Bruno Sousa

New Member
Ouvem,ouvem! Um destes dias um não só ouviu como ainda levou com a minha bike no vidro da frente do carro! Acredita que não quis mais conversa e ainda foi embora sem se despedir...
 

ΜΔĐŞŁ88

New Member
Não vão muito longe , eu vivo perto do passeio maritimo de Algés, como tenho a bicicleta toda podre ando devagar porque não consigo alcançar grandes velocidades.
Não é que passam sempre por mim a rasgar e perto demais mesmo vendo que vou com precaução? Já pensei: Epa, estes filhos de uma meretriz não vêm que eu estou a andar devagar? Que piada tem em tentarem fazer com que eu me desiquilibre?
A semana passada bloqueei a passagem a um desses pepes rapidos que se vinha até a rir e a comentar o meu pedalar, ao qual me respondeu quando parou vendo que não conseguia pedalar mais: Oh meu c_ _ _lho não sabes andar depressa?
Eu respondi: Não viu que estava a andar devagar? Ía fazer como os seus colegas que me tentaram desiquilibrar e ainda por cima se riem?
E ele dá-me um murro na cara, eu dei-lhe dois bem acentes e empurrei-o para dentro de água, para refrescar ideias, e assim quem se riu fui eu.
 
Last edited:

Jopes

New Member
Hoje fiz o meu primeiro passeio organizado, e foi tranquilo fui sozinho e não tive problema algum, e até agora mesmo nas minhas voltinhas nunca se passou nada problematico.
Mas já tive a sorte numa vez em que tive um furo e não tinha nada para remendar nem camara de ar, ainda andei uns 100/200m a pé depois houve um senhor que parou e ajudou-me, isto ainda estava a 13km de casa e nem telemovel tinha.
Antes nunca levava nada mas agora já não saio sem o material de substituição.
 

Jocas22

Active Member
@abelha isso é o mesmo que dizeres que nunca mais passas nas passadeiras porque ás vezes uns condutores não param.

Em tudo á parvos, tiveste azar.
 

marques78

New Member
Competição... LOL... Compete quem é pago com dinheiro para correr ou quem efetivamente corre nos quadros competitivos... Tudo o resto ou é para os verdadeiros amantes do BTT (que desafiam qq quilometragem, grande ou pequena, qq trilho, que prezam qq companhia, que adoram os trilhos pelos trilhos, e qt mais técnicos melhor!) ou para aqueles que pensam que estão fazer competição...
 

Nuno Félix

Super Moderador
Tendo uma bike, se andar muito depressa faço competição? Acho que não...

Tendo um carro com um spoiler, se andar a abrir faço competição? Acho que não...

Tal como gosto de andar de carro, gosto de andar de bicicleta.

O meu conceito no que às bikes concerne é: Gosto de andar de bicicleta! É o que está na base de tudo... Depois, se cada qual encara o "andar de bicicleta" como sendo X, Y ou Z, isso já é com cada qual... Desde que todos se façam respeitar e respeitem os demais, tudo está ok! Mas isto é um pouco utópico, infelizmente...

My 5cents...
 
Top