Pressão ar RockShox SID RL 2014

Queria conselhos de quem esta suspensão de 2014 com bainhas em carbono, relativamente ao ar aconselhado na pressão correta.
Tinha uma rockshoks reba dual camara rlt, que tinha um funcinamento mais suave. Este modelo sid como estava á espera é mais rigida e acho normal.
O meu peso está nos 70kg então o crreto seria os 90 psi de ar, a minha duvida esta em meter abaixo dos 90, 80 a 85 psi. Estaria a comprometer o funcionamento da suspensão ou danificar a mesma ?

 

Hardskin

Well-Known Member
Não acho que resolvas o problema da dureza ou rígidez como tu dizes, com pressões mais baixas que o indicado para o teu peso. Podes fazê-lo sem problemas como experiência, sem prejuízo a ocorrer daí.
O solo air realmente oferece menos ajuste ao gosto do utilizador, e se achas que a leitura de terreno não é aquela a que estavas habituado, um tratamento dado pelo Daniel Pombo é a solução.
Sem trocares as baínhas, pois essas já tem o tal acabamento "especial de corrida", muda-te os retentores para os de baixa fricção e troca-te o óleo para um menos denso, e ficas com um funcionamento mais suave na suspa.
Podes o fazer com a maior das confianças. O profissionalismo deste homem é imaculado, digo isto por experiência própria e pelo feedback de todos os clientes, incluindo de outras partes do mundo.
Posso te dizer que lhe são enviadas suspenções e amortecedores a estrear, para receberem esse mesmo tratamento.:yeah:
 
Sim mandar a suspa para o Daniel Pombo pode resolver isso facilmente.
Mas pelo que eu uso a suspa dificilmente irei investir nisso, foi mais devido a ter montado um quadro suspensão total e queria uma suspensão nova e escolhi esta por estar barata. Com o tempo devo estar mais habituado ao seu funcionamento, espero eu.
Ainda por ter uma rigida com uma fox, mas isso é outra guerra.
 

demorider

Active Member
Boas,

Até hoje só tive uma suspensão a ar mas nunca liguei nenhuma as tabelas de pressões recomendadas, sempre me guiei pelo sag da suspensão.. No caso de uso em XC o sag se não me engano anda nos 20%, ou seja numa suspensão que faça 100mm de curso a suspensão só com o teu peso (na posição normal de condução) tem de recolher 20mm.. Acho que é a melhor maneira de regular as pressões...

Mas como o hardskin disse há coisas que podes fazer para deixar a suspensão mais suave sem gastar balurdios.. Por exemplo o Daniel Pombo (já referido acima) tem um óleo/aditivo (chamado de 3af) que reduz a fricção das suspensões e juntamente com um retentores lycan seals ias notar logo uma diferença bastante grande na suavidade da suspensão, alem disso ele "afina" a suspensão (internamente) de acordo com o teu peso e com a bike onde a suspensão anda e como ele mesmo diz "uma coisa é fazer uma suspensão para milhões de utilizadores, outra coisa é fazer uma suspensão para 1 utilizador em especifico"..
 

nunokas

Member
Boas.
As tabelas da RS são só para teres uma ideia dos valores e depois daí regulas a gosto porque o setup da suspensão é bastante pessoal ;)

Tenho uma RL de 2014, as bainhas não são em carbono, levam é um anodizado para dar aquele efeito. Para o meu peso de 66kg uso 85psi para sag de 20% .

cumps
 

zadkziel

New Member
Na semana passada comprei um RL de 2014, e hoje enchia com 95 psi (peso cerca de 83Kg) e vai ser como vai ficar. Ficou com um sag de 15% a 20% (não me foi muito fácil de medir sozinho) e mais importante que isso é que usei o curso todo quando ele foi preciso. Sinceramente acho mais importante usar o curso total da suspensão do que ter o sag "recomendado" e depois usar 65% a 70% da suspensão, acho que até vi um video de RS a dizer isso mesmo.

Basicamente parece-me que o tabela que vem na suspensão não é ajustada à SID,
 

nunokas

Member
Boas.

zadkziel, isso de usar o curso todo tem que se lhe diga e nem sempre é sinónimo de eficiência dependendo das situações ;)

Pode por exemplo, esgotar o curso devido a pancadas sucessivas devido a velocidade de retorno muito lenta o que também não é desejável em certas situações... a rl não permite ajuste de compressão lenta mas com esse sag que tens e afinando o rebound será mais que suficiente para a maioria.

cumps
 

luisn

New Member
pois eu comprei uma bike com uma sid 2014rl 100, e com a pressao correta para o meu peso e esta afundada com cerca de 60 e mao estende nem sem peso roda no ar :(
 
Finalmente fiz o teste a suspa como deve ser, no duro.
Meti o ar indicado como está na tabela para meu peso de 70kg.

Resultado da volta, muito positivo, a sid tem comportamento muito bom. Apesar de ser algo rija, isso no terreno não se nota especialmente em andamento mais rápido. A frente da bicicleta está sempre colado ao terreno, isso dá mais andamento a rolar.
Muito diferente da anterior que tive reba rlt dual air.
 

jayme

New Member
Uma correcção, as bainhas não são em cabono, têm é um acabamento anodizado preto de baixa fricção, apenas SID XX WC tem a coroa em carbono mas só mesmo a coroa e não as bainhas.
Quanto ao ajuste, vai de acordo com o gosto de cada um, tendo empre em conta o SAG.
Eu por exemplo peso 80kg e a minha SID XX 2014 fica ao meu gosto com cerca de 90psi (gosto da suspa mais para o macia), mais que isso fica muito rija pois o sistema actual é o Solo Air (o antigo dual air possibilidava um ajuste mais facil)
 

jayme

New Member
A sistema solo air é mais simples porque o sistema distribui automaticamente a pressão entre a câmara positiva e negativa.
Já o dual air permitia ajustar a quantidade de pressão na câmara positiva e negativa podendo ajustar-se melhor o comportamento da suspensão.
Quando tive uma reba dual air colocava sempre mais pressão na câmara negativa o que fazia com que a suspensão fosse mais sensilvel no inicio do curso.
 
- As pernas pretas são só cor, não têm nenhum tratamento de baixa fricção ou parecido.
- As suspensões WC têm a coluna de direcção e a coroa em carbono, mas todas as baínhas de todas as SID são em aluminio.

VT
 

jayme

New Member
Só me limitei a colocar a info que está na página da propria RS "Upper Tubes 32mm, Fast Black, Low Friction Anodized"
 

Hardskin

Well-Known Member
E porque não, vir alguém dizer o mesmo do acabamento kashima da Fox...
Ambas as marcas apregoam o mesmo... LOW FRICTION!!
Será só marketing?!:nana:
O acabamento Placebo faz maravilhas...:-K;)
 
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