Boa noite a todos.
Adquiri recentemente uma Mondraker Finalist Pro pelo que ainda não tive oportunidade de percorrer muitos klms, até porque um furo prematuro deitou tudo um pouco a perder.
Trata-se portanto de um Pré-teste.
A bicicleta vem equipada com discos hidráulicos Hayes, pedaleira Truvativ, desviador dianteiro DEORE, traseiro XT, suspensão Marzochi MZ-1, isto para referir apenas algumas coisas.
Percorri alguns klms em estradões de terra, cruzando com grandes pedras soltas e regalheiras e as primeiras conclusões foram bastante positivas. A suspensão filtra muito bem o que lhe aparece, a transmissão funciona muito bem, os discos cumprem bem a sua função sendo progressivos na travagem, e um pormenor que para mim é muito importante, a posição de condução devido ao desenho do quadro é na minha opinião excelente.
Também andei pelos trilhos mais estreitos e técnicos do Jamor e também lá esta Mondraker se safa muito bem, dando confiança para andar mais rápido.
No entanto algumas notas negativas:
A suspensão é de 100mm e uma de 110 por exemplo não lhe ficava nada mal, e os pneus, uns TIOGA FACTORY XC são, pelo menos nesta altura do ano e nos tipos de piso onde andei, um pouco "calmeirões". Isto nota-se principalmente em gravilha onde os pneus de tanto agarrar tiram muito andamento, e quando é necessário andar mais rápido torna-se preciso fazer mais esforço.
É claro que de Inverno e em pisos elameados devem de ser um mimo, penso eu..
Uma coisa que não percebo é o porquê destas bicicletas virem equipadas com camaras de ar de pipo fino (como das bicicletas de estrada) porque em todo o lado se usam camaras de ar normais, e se em algum lado for preciso ir por exemplo a uma bomba de gasolina os pipos finos não dão.
O que é chato é que para se adaptarem camaras de ar normais é preciso alargar o buraco no aro por onde sai para que lá caiba.
Tudo isto ainda são pequenas conclusões, um teste mas aprofundado está a caminho.
Algumas fotos:
Adquiri recentemente uma Mondraker Finalist Pro pelo que ainda não tive oportunidade de percorrer muitos klms, até porque um furo prematuro deitou tudo um pouco a perder.
Trata-se portanto de um Pré-teste.
A bicicleta vem equipada com discos hidráulicos Hayes, pedaleira Truvativ, desviador dianteiro DEORE, traseiro XT, suspensão Marzochi MZ-1, isto para referir apenas algumas coisas.
Percorri alguns klms em estradões de terra, cruzando com grandes pedras soltas e regalheiras e as primeiras conclusões foram bastante positivas. A suspensão filtra muito bem o que lhe aparece, a transmissão funciona muito bem, os discos cumprem bem a sua função sendo progressivos na travagem, e um pormenor que para mim é muito importante, a posição de condução devido ao desenho do quadro é na minha opinião excelente.
Também andei pelos trilhos mais estreitos e técnicos do Jamor e também lá esta Mondraker se safa muito bem, dando confiança para andar mais rápido.
No entanto algumas notas negativas:
A suspensão é de 100mm e uma de 110 por exemplo não lhe ficava nada mal, e os pneus, uns TIOGA FACTORY XC são, pelo menos nesta altura do ano e nos tipos de piso onde andei, um pouco "calmeirões". Isto nota-se principalmente em gravilha onde os pneus de tanto agarrar tiram muito andamento, e quando é necessário andar mais rápido torna-se preciso fazer mais esforço.
É claro que de Inverno e em pisos elameados devem de ser um mimo, penso eu..
Uma coisa que não percebo é o porquê destas bicicletas virem equipadas com camaras de ar de pipo fino (como das bicicletas de estrada) porque em todo o lado se usam camaras de ar normais, e se em algum lado for preciso ir por exemplo a uma bomba de gasolina os pipos finos não dão.
O que é chato é que para se adaptarem camaras de ar normais é preciso alargar o buraco no aro por onde sai para que lá caiba.
Tudo isto ainda são pequenas conclusões, um teste mas aprofundado está a caminho.
Algumas fotos: