Pré-teste Mondraker Finalist Pro

analogiko

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Boa noite a todos.

Adquiri recentemente uma Mondraker Finalist Pro pelo que ainda não tive oportunidade de percorrer muitos klms, até porque um furo prematuro deitou tudo um pouco a perder.

Trata-se portanto de um Pré-teste.

A bicicleta vem equipada com discos hidráulicos Hayes, pedaleira Truvativ, desviador dianteiro DEORE, traseiro XT, suspensão Marzochi MZ-1, isto para referir apenas algumas coisas.

Percorri alguns klms em estradões de terra, cruzando com grandes pedras soltas e regalheiras e as primeiras conclusões foram bastante positivas. A suspensão filtra muito bem o que lhe aparece, a transmissão funciona muito bem, os discos cumprem bem a sua função sendo progressivos na travagem, e um pormenor que para mim é muito importante, a posição de condução devido ao desenho do quadro é na minha opinião excelente.

Também andei pelos trilhos mais estreitos e técnicos do Jamor e também lá esta Mondraker se safa muito bem, dando confiança para andar mais rápido.

No entanto algumas notas negativas:

A suspensão é de 100mm e uma de 110 por exemplo não lhe ficava nada mal, e os pneus, uns TIOGA FACTORY XC são, pelo menos nesta altura do ano e nos tipos de piso onde andei, um pouco "calmeirões". Isto nota-se principalmente em gravilha onde os pneus de tanto agarrar tiram muito andamento, e quando é necessário andar mais rápido torna-se preciso fazer mais esforço.
É claro que de Inverno e em pisos elameados devem de ser um mimo, penso eu..

Uma coisa que não percebo é o porquê destas bicicletas virem equipadas com camaras de ar de pipo fino (como das bicicletas de estrada) porque em todo o lado se usam camaras de ar normais, e se em algum lado for preciso ir por exemplo a uma bomba de gasolina os pipos finos não dão.
O que é chato é que para se adaptarem camaras de ar normais é preciso alargar o buraco no aro por onde sai para que lá caiba.

Tudo isto ainda são pequenas conclusões, um teste mas aprofundado está a caminho.

Algumas fotos:

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card050

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esse quadro é mesmo bonito pah! :D
aliás a bicicleta no geral tá mt bonita (só a suspensão é qe não diz aí muito bem...), mas anyway....
quanto ás válvulas finas (schrader acho eu...), existem adaptadores para que possas encher os pneus como se das outras válvulas se tratasse! Em qualquer loja de bicicletas deves arranjar isso a um preço minimo!
Parabéns pela bela bike que tens, acho mesmo muito atractiva xD
abraço
 

analogiko

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Thanks.

Penso este fim-de-semana fazer um teste mais exaustivo.

Já agora quem por aqui tenha uma Bike igual não deixe de dizer o que tem achado.

Cumpz
 

OBiklas

New Member
card050 said:
esse quadro é mesmo bonito pah! :D
aliás a bicicleta no geral tá muito bonita (só a suspensão é qe não diz aí muito bem...), mas anyway....
quanto ás válvulas finas (schrader acho eu...), existem adaptadores para que possas encher os pneus como se das outras válvulas se tratasse! Em qualquer loja de bicicletas deves arranjar isso a um preço minimo!
Parabéns pela bela bike que tens, acho mesmo muito atractiva xD
abraço

Valvula Fina- Presta
Valvula Grossa- Schrader

:back2topic:

A bike tá porreira, também acho que essa suspensão não fica lá muito bem com o resto do equipamento mas mesmo assim já tens uma máquina boa :twisted: para dar boas voltas !! parabéns :wink:
 

X-fact0r

New Member
Ora Boas,

antes de mais nada acho que fizeste uma boa compra! :D
Comprei a minha em Março, e até agora já rodou uns 300 e tal Kms.

Tive bastante azar logo na compra porque a suspensão vinha com defeito de fábrica, tanto a regulação de carga como o bloqueio não funcionavam.
Faz-me confusão como marcas conceituadas não fazem testes de qualidade para gantir o funcionamento dos produtos e enviem peças defeituosas para os clientes. Depois de enviar emails para a Marzocchi e para a Mondraker mostrando o meu desagrado, apenas a Mondraker respondeu. O importador nacional da Marzocchi enviou uma suspensão de substituição passado um mes e meio, devido a muita insistência por parte da loja onde comprei. Em todo o caso as desculpas foram sempre muitas, porque os inportadores da pen.ibérica não tinham uma suspensão igual, porque a fábrica em Itália não tinha peças... etc.
Acabaram por dar-me uma GranFondo3 (das duas venha o diabo e escolha) que é um nadita melhor que a MZ1 por ser a ar, mas não tem qq tipo de regulação.

Pontos bons que encontrei até agora na 'bicha':
  • Geometria do quadro tipo 'race', boa posição de condução permitindo também uma grande maneabilidade em trilhos mais complicados/técnicos;
  • Os travões Hayes HFX9, que possuem um bom poder de travagem e são muito progressivos. Apenas noto que começam a perder qualidades após aquelas descidas vertiginosas (e extensas), em que têm que trabalhar mais;
  • A transmissão, que mesmo não tendo componentes de topo funciona muito bem e nunca me deixou ficar mal
  • A rigidez das rodas é razoável. Apesar de não fazer saltos nem drops, têm aguentado lindamente a porrada de pedras, troncos, etc. e continuam direitinhas.

Pontos negativos ou menos bons:
  • O selim não vale um traque, foi a primeira coisa a trocar;
  • A suspensão idem, acho que tem pouco curso para a bike (talvez por ser um pouco pesadote :wink:)e o seu funcionamento deixa muito a desejar;
  • A pintura do quadro é muito fraca. Por não ser anodizada risca-se com muita facilidade e é muito vulnerável às pedras saltitantes e ao roçar das bichas, ramos, silvas. Nestes 300 e tal km tenho já um 'crivo' de nicos e riscos na pintura...
  • Os pneus... ainda apanhei algumas chuvas e neste tipo de terrenos enlameados portam-se bem, agora para terreno seco disseste e muito bem que são pastelões... alem de tb notar um desgaste fora do normal para o que já andei com eles.

## Considerações finais, acho que é uma boa bicicleta para começar com um orçamento mais apertado :mrgreen:, se bem que dentro destes valores existam outras propostas válidas. O quadro tem um look muito apelativo e uma geometria fantástica. A montagem (componentes) foi bem conseguida para o valor final da bicileta.
Boas pedaladas.

Classificação final:
Relação qualidade/preço: 8
Quadro: 8
Suspensão: 4
Travões: 7
Transmissão: 7
Rodas/pneus: 6
Outros componentes: 6
TOTAL:
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/10
 

pratoni

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analogiko said:
A suspensão é de 100mm e uma de 110 por exemplo não lhe ficava nada mal, e os pneus, uns TIOGA FACTORY XC são, pelo menos nesta altura do ano e nos tipos de piso onde andei, um pouco "calmeirões". Isto nota-se principalmente em gravilha onde os pneus de tanto agarrar tiram muito andamento, e quando é necessário andar mais rápido torna-se preciso fazer mais esforço.

sim é mesmo por 10mm ou seja 1 cm que vai fazer toda a diferença do mundo(NOT)!! :evil:

Quanto aos pneus é da forma que ficas mais facilmente em forma e com umas pernas mais bem treinadas!! heheheheheh :twisted:

Quanto às camaras de ar também sou adepto daquelas de pipo mais grosso, igual aos carros e motos, porque assim chego à bomba de gasolina e encho com o compressor e não tenho que dar à bomba... :twisted:

Já agora, a bike está muito bonita :wink:
 

Nuno Mac

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boas,

Eu tenho uma finalist, mas não a pro, só tenho boas coisas a dizer. É muito maneável, tem uma qualidade de construção boa, uns componentes que não comprometem.Até agora já tenho quase 500 km feitos e é sempre a bombar!!!
O único defeito é realmente o peso da bicha..14 quilos é muito quilo para quem antes tinha uma BH que parecia uma pena...
mas em resum está muito boa...

nuno
 

X-fact0r

New Member
Nuno Mac said:
O único defeito é realmente o peso da bicha..14 quilos é muito quilo (...)
Não me parece que pese assim tanto... tenho que confirmar, pq acho que deves ter a balança avariada :p
 

analogiko

New Member
A bike é realmente bonita, mas tal como já aqui foi dito tem uma pintura frágil mas como o objectivo é por-lhe grandes camadas de pó ou lama em cima não se vão notar os riscos! :D

Ela pesa mm os tais 14 kg, e podia realmente ser um pco mais leve. Mas a minha bike antiga era mais por isso não me faz confusão.

Mas pronto já vi que no geral as opiniões não são negativas o que é sempre bom... :wink:

Cumpz
 

pratoni

Active Member
Epá isso de diminuir o peso numa bikes destas só a iria fragilizar, portanto assim ficam com uma bike mais resistente e o lastro(peso extra) faz com que um gajo fique mais facilmente em forma... :wink:
 

analogiko

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Sem dúvida, além disso facilita as descidas :!:

Agora a sério, o quadro parece capaz de aguentar muita porrada, acho que robustez não lhe falta.

Cumpz
 

diogomoura

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analogiko said:
Sem dúvida, além disso facilita as descidas :!:

Agora a sério, o quadro parece capaz de aguentar muita porrada, acho que robustez não lhe falta.

Cumpz

Concordo a 100%!
Eu tinha colocado uma resposta a este tópico mas o moderador mudou-o e criou outro, podem ver clicando aqui: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=7556.0;topicseen

Continuem a postar e a falar da Finalist Pro que irei fazer o mesmo, é uma boa bike! :mrgreen:

Abraço
 

joaosa

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Tenho também uma finalist pro desde Janeiro.
Está neste momento com cerca de 1000 kms e estou bastante satisfeito.

Da suspensão não tenho muito a dizer. Para o preço é razoável, se comparada com as judy ou com as manitou, para não falar de algumas rst que equipam a maior parte das bikes desta gama.

A pintura tem alguns toques por causa das pedras que batem no quadro.
Até agora mudei apenas o selim, que apesar de me agradar no que respeita à estética era muito duro.
Pondero também mudar o espigão, e o guiador.

Os travões são do melhor, pelo menos para o que estava habituado.
Quanto à transmissão também me agrada bastante.

O pior de tudo é o peso nas subidas, mas como não ando nisto para competir serve para fazer mais exercício.
 

diogomoura

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Mais um Finalisteiro!!! :lol:
Eu agora vou nos 2.000kms, o banco mantem-se o mesmo, acho que é uma questão de hábito, no início era mau mas agora já me habituei!!!

Porque estás com ideias de mudar o guiador? Esse tem algo que não te agrada?

De facto, os travões são impecáveis, com 2.000kms continuam com uma eficácia brutal!!!

Um contra desta bike que tenho a adicionar é o cubo, é de fraca qualidade tendo em conta o restante conjunto. Vou ter de comprar outro pois com este a roda tem uma folga que se nota um pouco em andamento.

joaosa, só um pormenor, tendo em conta que tens a bike desde Janeiro... o bloqueio da tua suspensão funciona bem?

Abraço!
 

joaosa

New Member
diogomoura said:
Porque estás com ideias de mudar o guiador? Esse tem algo que não te agrada?

Não gosto muito da forma dele e é pesado.
Para além do quadro desta bike que já é por si um pouco pesado, o que agrava mais são os muitos componentes pesados como o guiador.

diogomoura said:
Um contra desta bike que tenho a adicionar é o cubo, é de fraca qualidade tendo em conta o restante conjunto. Vou ter de comprar outro pois com este a roda tem uma folga que se nota um pouco em andamento.

Ainda não notei nada.
Espero que não venha a acontecer. A partir de quantos kms começou isso?

Outra coisa que tem bom são os aros (mas muito pesados).
Há umas semanas enfiou-se um pau em bom andamento na roda de trás e partiu 3 raios.
Fiz ainda uns 30kms com os raios partidos e quando levou os novos na oficina até ficaram admirados por não ter o mínimo empeno.

diogomoura said:
joaosa, só um pormenor, tendo em conta que tens a bike desde Janeiro... o bloqueio da tua suspensão funciona bem?

Sim. Nunca deu problemas e às vezes abuso um pouco dela.
 

diogomoura

New Member
Sim, é certo que a bike não tem os componentes mais leves, de qualquer dos modos porta-se lindamente a descer com ou sem obstáculos :wink:

Apartir dos 1500kms notei isso... agora também depende do tipo de uso que dás à bike, eu tanto lhe dou miminhos como a seguir já lhe estou a dar porrada... o cubo que trás é fraquinho, vou comprar um Shimano sempre dá para andar mais um aninho sem problemas, quem sabe no futuro compre um cubo a sério!

Os meus raios estão impecáveis, até agora zero problemas, nem sequer tive de os apertar.

Quanto à suspensão fiz essa pergunta porque ouvi dizer que as Mondraker Finalist Pro '06 equipadas com a MZ1 vinham com defeito ao nível de bloqueio... parece que não tiveste esse problema :)

Abraço e boas curvas!
 

analogiko

New Member
Boas ppl, tenho andado afastado da net :(

Fico contente por haver por aki mais finalists!!!

Diogo já tens a suspensão trocada ??? :)

A minha bike ainda tem poucos klms, plas minhas contas tem uns 215 klms, mas pronto também só a tive no final de maio e ´n tenho tido mto tempo :(

De qualquer forma a minha continua impecável, talvez afinar um pco uma mudança ou outra mas está tudo impecáve ainda :)
 

diogomoura

New Member
Boas analogiko!

És tu e eu, não tenho andado tanto por cá como desejaria devido a trabalho, estudos e namorada :oops:

Ainda não...eles puseram o tal problema da suspensão estar supostamente "mexida", fui lá no outro dia mas eles disseram que o representante Marzocchi de PT estava de férias, para eu voltar lá daqui a uns dias, amanhã vou lá a ver se trato disso.. A parte chata é que eu uso muito a bike para me deslocar e se deixar a suspensão lá, tenho de sofrer uma semana... os tipos da loja falaram-me inclusive que eles tinham na posse deles uma Marzocchi de testes 2006 mas que a mesma estava (da última vez que lá fui) na posse de um outro cliente...

Ui, 215 kms... à quanto tempo isso já vai :lol: mas é estranho já teres que afinar as mudanças, eu só apartir dos 1500kms é que tive de fazer uma afinação e posso-te dizer que não poupo a "caixa de velocidades" :lol: com 2200kms neste momento só fiz uma afinação e posso dizer que as mudanças entram como manteiga, o conjunto porta-se lindamente!!!

De resto vai dando novidades, é pegar na bike e rolar mais, vamos lá devorar quilómetros com a finalist, eu quantos mais faço mais quero fazer!

Tive no Domingo passado o meu 2º furo (apanhei um vidro..), como não sou gajo de remendar, prefiro comprar logo uma câmara de ar nova (também não são assim tão caras), o piso do pneu da frente e de trás continuam novos, estes pneus são de topo, mas é a tal cena... debaixo deste calor abrasador + piso novo dos pneus, fazer os tais 20kms diários sempre a subir em asfalto dão cabo de mim... mas vale bem apena pois subo tudo isso para estar com a minha esposa! :p

Mesmo assim, não haverão poucas Finalist Pro? Não me parece que seja uma bicicleta muito vendida, toda a gente fala bem mas vê-las... :roll:

Abraços!
 

joaosa

New Member
AresPT said:
Boas!

Afinal qual é o peso dessa bike? E do quadro apenas?

Valor anunciado: 14,4Kgs a bike.
Já pesei a minha e confirma-se.
O quadro não sei.

Penso que a versão do ano anterior pesa 14,7Kgs.
 
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