PowerCal

AltinoBR

New Member
Pensei em colocar este relato no tópico "Análises e testes", mas como achei este tópico, venho trazer um feedback: o PowerCal by Cycleops.

Como o próprio fabricante deixa bem claro, este produto não é um medidor (direto) de potência e não tem a finalidade de substituí-lo. http://www.powertap.com/pages/powercal-faq

Em resumo, ele é um estimador de potência, que com base num algorítimo (muito louco), consegue estabelecer a potência aproximada do ciclista. Sim, existe margem de erro, conforme mencionarei mais a seguir.

Antes de comprar o PowerTap eu pesquisei diversas possibilidades de “powermeters”, mas sempre me deparei ou no preço proibitivo ou na falta de oferta nacional ou na falta de confiança no produto. Cheguei a cogitar o iBike, pois o preço é muito convidativo e permitiria usar também na MTB (em tese).

Pois bem. Ultrapassada a fase de pesquisa, acabei adquirindo o PowerTap, que é um brinquedinho do capeta. Porém, nos treinos e pedais na MTB sempre fiquei restrito à freqüência cardíaca.

No último mês, entretanto, após o relato de um amigo, fui convencido em adquirir o PowerCal.

Assim, antes de adquiri-lo, fiz muita pesquisa na net e encontrei diversas opiniões. Desde a Bikeradar (que descartou o produto como “powermeter”) a blogs desconhecidos (ora elogiando muito ora com algumas críticas) --- todos os links abaixo ---, todos permitiram a ter uma boa noção do que ele proporcionaria.

Links

http://www.bikeradar.com/gear/categ...duct/review-cycleops-cycleops-powercal-47026/

http://www.dcrainmaker.com/2012/11/cycleops-powercal-in-depth-review.html

http://teamrodrigo.com/2012/07/20/riding-with-cycleops-powercal/

http://bikehabit.blogspot.com.br/2012/07/cycleops-powercal-versus-quarq-is.html

http://rossmalpass.co.uk/post/79286212880/using-the-cycleops-powercal-for-serious-training

http://kitcischke.wordpress.com/2013/06/24/powertap-powercal-review/

Interessante, que minhas conclusões não foram diferentes daquilo já relatado pela internet afora (acima). Mesmo assim farei meus apontamentos, considerando meu uso exclusivo no MTB. Já informo que em momento algum fiz o comparativo com o powertap simultaneamente:

1) De fato, o custo do produto é imbatível.
2) Porém, a margem de erro dele está em torno de 10 a 20% sobre os medidores diretos (informação encontrada na net). Comparando os pedais com o PowerCal entre si, ele é extremamente preciso. Explicando, apesar de registrar a potência um pouco menor do que a real, ele sempre registrará esta potência aproximada. Ou seja, se você fizer dois pedais na mesma condição, eles terão o mesmo registro de PWR Avg, NP, da mesma forma que ocorreria com um PowerTap.
3) 1) É muito bom para completar as informações obtidas no treino de MTB, que agora também tem PWR.
4) 2) Com o corpo frio é muito difícil segurar a potência no patamar desejado.
5) 3) Dependendo da situação ele demora para subir ou diminuir a potência (média de 5s).
6) 4) Nas subidas ele tende a registrar potência mais baixa do que ocorreria (em tese) com o PowerTap --- ouso dizer que essa diferença fica na casa dos 10%. Por exemplo, numa subida que para velocidade X eu precisaria de 200w, no powercal ele registra uns 180w para a mesma velocidade.
7) 5) Ele não serve para intervalos inferiores a 1 min, pois marca picos de potência incompatíveis (o meu último foi 2000w...rsrsrsrs).
8) 6) Ele é muito bom para intervalos maiores ou para pedais mais constantes, como eu faço de MTB.

Registro que mesmo antes da aquisição eu já tinha consciência das limitações deste produto, então em momento algum criei expectativa maior do que aquela que ele poderia oportunizar.

Para aqueles que estão céticos, curiosos etc, abaixo um treino que fiz.



Neste treino o Garmin me pegou uma peça e pareou com o Powercal, então o primeiro intervalo está com o PowerCal e os outros dois com o PowerTap.

Bem, espero que tenha ajudado de alguma forma.
 
AltinoBR

uma análise cuidada e uma boa partilha de informação. Interessante mas...

Neste treino o Garmin me pegou uma peça e pareou com o Powercal, então o primeiro intervalo está com o PowerCal e os outros dois com o PowerTap.

O kéé???
Não percebi pevas!
:confused:

PS: E no entanto, deve estar escrito no novo Acordo Ortográfico... curioso! :eek:
 
Top