"Potenciais" Ciclovias

ruim

New Member
Muitos bons dias

resolvi " iniciar " este tópico , apos uma rapida pesquisa e " nula "

como alguns devem saber , ou ter ouvido falar , estava em projecto construir uma ciclovia entre o Montijo e Pinhal Novo , utilizando o percurso da antiga via ferrea . entre o Montijo e Sarilhos dá para ver pelos candeeiros , que existe essa vontade da C M Montijo , que já estão a iluminar as ervas e a EN252 . Entre Sarilhos ( rotunda ) e a " entrada " de Pinhal Novo já fiz o percurso , nalguns troços existe já uma " vereda "
e faz-se bem , a aproximação e Pinhal Novo e que esta muito mal tratada , as pedras não foram retiradas , e um " camelo " estendeu a vedação e cortou a passagem , Na jardia existem 2 relvados que ão me impediram de passar.
O réptil que aqui deixo ao pessoal da zona e começarmos a circular no referido percurso , e fazermos pedidos as Camaras municipais e juntas, que melhorem a limpeza e os obstaculos , não precisam de " construir " uma ciclovia , porque para nos basta o percurso estar limpo de obstáculos . e nestes " dias " mais curtos , eram um local para onde poderiamos ir a meio da semana pedalar 1 horita ou 2 em segurança ,. quando as noites quentes chegarem tambem seriam aproveitadas as temperaturas amenas da noite , para um passeiozinho mais higienico , ou para desmoer o jantar , ou para manter a forma .
acho que o percurso se estiver " limpo " será uma mais valia para nós.
saudinha da boa
Ruim
 

Speças

New Member
Re: "Potenciais "Ciclovias

Vivam,

sendo eu de Sarilhos Grandes esta questão interessa-me de sobremaneira. De facto, já vi e já rolei nalgumas partes da ciclovia existente no Montijo.5*****, tanto a iniciativa da Câmara como a própria ciclovia!!!

Agora,não sabia que seria para ligar a Pinhal Novo...De facto já verifiquei que os candeeiros chegam até à rotunda após a Staples, mas quanto a seguir para o Pinhal Novo... Tratando-se de uma localidade pertencente a outro município, não deverá ser a Câmara de Palmela a seguir com a ciclovia, pergunto(-me)??!! Será que existe algum acordo entre ambas edilidades??!!

A ideia parece-me (e muito mais gente, certamente!) excelente, mas será mesmo assim??!!

No Montijo já existem uns quilómetrozitos dela. Concordo plenamente com o Ruim, quando diz que temos que ir precionando, quanto mais não seja, dando um uso efectivo à infraestrutura, circulando nela e, assim sendo, acho que, a partir de agora, sempre que quiserir até Rio Frio, vou fazer uma nova volta, passando pelo Pinhal Novo. Na verdade, já por lá fui uma vez, mas ali no alcatrão/estrada não me senti muito em segurança (estrada muito movimentada e sem berma!!!). Da próxima vou tentar encontrar e seguir por esse "trilho" da antiga linha de caminho de ferro.

Cumprimentos.
 

ruim

New Member
Re: "Potenciais "Ciclovias

Boas Tardes


Penso que a 2 ou 3 anos se não me engano numa " bike " vinha uma entrevista a um responsável da CP , em que este mencionava algumas linhas desactivadas , que estavam previstas a passar a ciclovias , entando em negociaçoes com as autarquias locais . a C M Montijo parece-me empenhada em desenvolver infraestruturas e cativar o pessoal do BTT ,
a C M Palmela parece ser mais apoiante dos " pros " .
se começares a usar o troço Sarilhos _ Pinhal Novo , tem cuidado com alguns pedaços de carril , colocados na vertical - 50 cm , e na zona de acesso a portagem de Pinhal Novo , começa a parte pior do percurso - as pedras não foram retiradas , mas existe um caminho paralelo .
Guardei o ultimo - Jornal do Pinhal Novo " porque tem uns endereços uteis , para enviar comentários e sugestões.
Tb faço intenções de dar uso ao percurso , para começar a " contagiar " pessoal e para o " forcing " necessário .
Para nos BTTistas não e necessários que construam pistas , basta que nos entreguem um " percurso transitável " que nós fazemos o resto , aliás ando com umas ideias " malucas " que seria ir de Pinhal Novo ou Alcácer , até ao Algarve , sempre junto a linha férrea , penso que com as obras recentes de remodulação da via , será possivel fazer uma grande parte do percurso nestas condições , Tenho de encontrar umas cartas militares ou mapas actualizados , para estudar 1º o percurso no " papel " e depois com a burra . se existirem + " malucos " com esta " pancada " e com alguma informação .....

Saudinha da boa

RuiM
 

fox

New Member
Re: "Potenciais "Ciclovias

ruim said:
Muitos bons dias

resolvi " iniciar " este tópico , apos uma rapida pesquisa e " nula "

Não leves a mal, mas a tua pesquisa foi certamente rápida demais...

Além de pesquisares por ciclovia, tenta ecopista...
E quando pesquisares, fá-lo na homepage do fórum ;)

Cumps
 
Boas!

Andei a procura de tópicos para colocar esta mensagem e penso que este será o mais indicado, por isso, aqui fica :

Eu sou da Figueira da Foz e vi ser construida uma micro ciclovia que vai da Estação de Caminhos de Ferro até à Camara Municipal. Não percebi o porquê da construção de 100 metros de ciclovia. Ainda pensei que pudesse ser o inicio da ligação até à ciclovia que existe à entrada de Buarcos e que termina junto à entrada da Serra, mas depois de ler a seguinte noticia, percebi!!

Noticia retirada do Jornal Diário de Coimbra do dia 10 de Junho de 2006.


"Ciclovia vai “preencher vazio” do vale do Mondego

É uma obra «muito falada porque é pouco construída» e «apenas» o município da Figueira da Foz já deu alguns passos no terreno para que Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz fiquem ligadas ao longo do rio Mondego. Miguel Ferreira, um dos arquitectos responsáveis pelo projecto da ciclovia, falava ontem, em Montemor-o-Velho, no âmbito de uma conferência promovida pela Cooperativa Teatro dos Castelos, defendendo que a obra, mais do que ser uma forma de ligar os três centros urbanos, é um projecto que permite dar outra vida ao vale do Mondego, «repensando este território».
«O sentido da ciclocia é o de aproximar as populações ao rio e preencher o vazio que existe neste momento no vale do Mondego», explicou, defendendo ser «urgente olhar para este vazio de outra forma». E ter uma visão diferente significa partilhar a agricultura – que em Montemor continua a ser uma sector que «movimenta capitais mas não movimenta pessoas» – com outras áreas, como a cultura e o desporto, «potenciando o que já existe» e «dando novo significado ao vale». Exemplificando, Miguel Figueira falou da possibilidade de ligar a ciclovia com os centros de estágio, as praias fluviais, o centro náutico, o Portugal dos Pequenitos, os hipódromos, os centros históricos, entre outras ofertas que existem nas proximidades do rio, entre Coimbra e a Figueira da Foz.
Ideias que não são novas – muito pelo contrário – mas também não são concretizadas. Segundo o arquitecto, apenas o município da Figueira da Foz já deu alguns passos no terreno com a construção de «um pequeno troço», e Montemor «mostra vontade» esperando que, neste concelho, «quando arrancarem as obras no centro náutico e no leito abandonado, arranquem também com a ciclovia». Datas para a conclusão não há, até porque, explica, este é um projecto que não se pretende seja construído em contínuo, mas faseado, por forma a que um dia «todos os pequenos troços se unam» de Coimbra à Figueira da Foz.
Ao todo são 43 quilómetros de via para bicicletas, o que, em tempo, representa uma ligação de pouco mais de duas horas (a uma velocidade média de 20Km/ /hora), entre os três centros urbanos.
O encontro de ontem foi o culminar do Quarteirão Primavera, uma iniciativa da Cooperativa Teatro dos Castelos que permitiu, ao longo de toda a estação, levar um sem número de espectáculos culturais a Montemor-o-Velho.
As iniciativas – exposições, concertos, uma mostra de vídeo, teatro e conferências – pretenderam «levar visitantes à parte abandonada da vila (a zona do casco do castelo», explicou Júlio Sousa Gomes, da cooperativa, sublinhando que esse objectivo «foi conseguido». "

Só tenho uma sugestão a fazer!! A ser feita, é melhor ser com um material resistente à àgua. Com as inundações que há habitualmente para essas bandas!

Venha ela!

Um abraço
 

apcmo

New Member
O Ruim tem razão quando indica que a CP, mais propriamente a REFER, tem planos para transformar linhas de desactivadas em ciclovias (que eles chamam de ecopistas).

Na página da REFER (www.refer.pt) encontra-se um documento (http://www.refer.pt/documentos/PE_ECOPISTAS.pdf) interessante com uma lista de intenções de criação de ciclovias e têm uma data: as comemorações dos 150 anos do caminho de ferro em Portugal, já a 28 de Outubro deste ano! São cerca de 690 km de linhas escolhidas!

BTTistas das zonas eleitas, como vão essas obras?

Cumprimentos,

Paulo
 

apcmo

New Member
No "Jornal de Notícias" do passado domingo (2006.09.03) vem um artigo intitulado "Oito quilómetros de bicicleta ou a pé pela antiga Linha do Sabor".

Ainda em caixa complementa que a ecopista irá ter um total de 32 km e insere-se no plano de transformação das antigas linhas ferroviárias agora desactivadas em pistas para a prática desportiva não motorizada.

Não sei se a REFER consequirá cumprir a promessa mas parece que vai tentando!

Cumprimentos,

Paulo
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Noticia de hoje do Publico:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1299257&idCanal=undefined

Bragança
Linhas do Sabor e do Tua podem ser transformadas em percursos turísticos
12.07.2007 - 17h17 Lusa

Os autarcas dos concelhos servidos pelas antigas linhas do Sabor e do Tua, no Nordeste Transmontano, e a Refer começam amanhã a debater em Mirandela a possibilidade de as transformar em percursos turísticos a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Segundo o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, a ideia é fazer um estudo do aproveitamento dos troços desactivados há quase 20 anos para um eventual projecto a apresentar ao próximo quadro comunitário de apoio (QREN).

Em discussão estará a possibilidade de transformar estes troços em ecopistas, à semelhança do que já fez o município de Torre de Moncorvo com parte da linha do Sabor.

Percursos equestres, pedestres ou de bicicleta poderão ser as propostas para os adeptos do turismo de natureza, a aposta desta região, conjugadas com o serviço de caminho de ferro que ainda existe, nomeadamente na linha do Douro e parte do Tua.
 

max

Elos Rápidos
Pois por aqui por famalicão já estão em execução as obras da ecopista que vai de Vila nova de Famalicão á Póvoa de Varzim.
brevemente coloco fotos das obras.
 

ruimssousa

New Member
max said:
Pois por aqui por famalicão já estão em execução as obras da ecopista que vai de Vila nova de Famalicão á Póvoa de Varzim.
brevemente coloco fotos das obras.

Boas noticias.

Vou passar as férias a Barcelos, espero já pedalar por lá :mrgreen:
 

max

Elos Rápidos
como prometido cá vão as fotos das obras da ecopista de Vila nova de famalicão











alguns sitios ainda teêm de resolver alguns problemas como a queda de pedras e "bastante grandes"



e alguma sinalização que já se começa a ver ao longo do percurso
 

Stargazer

Member
Já agora, aproveito o tópico para perguntar se existe alguma espécia de guia para as ciclovias e ecopistas do país, à semelhança do que existe para as estradas.

Obrigado!
 

candido

New Member
Boa tarde pessoal, nem tudo é mau no pais , na zona oeste, existe a ciclovia de Santa Cruz (praia) e de Peniche, em Torres Vedras, talvez por ser a terra do Joaquim Agostinho, não existe ciclovia mas existe estradas com bermas bem largas com passagem para zonas verdes onde se pode fazer uns quantos Km´s sem problemas para os carros.
 

HernaniGT

New Member
Existe em Tores Vedras uma ciclo via (eco pista) que liga a sede do concelho às praias (Santa Cruz).
A ciclo via começa (ou acaba) em Torres Vedras, junto ao Parque de Exposições, passa pelas freguesias de Santa Maria, Ponte do Rol, S. Pedro da Cadeira e Silveira, quase sempre junto ao Rio Sizandro (até à Praia Azul).
Tem um primeiro ponto de chegada à Praia Azul e/ou Praia da Foz e segue depois para Santa Cruz e Praia de Santa Rita.
É um percurso de cerca de 40 Km de dificuldade mínima, com poucas subidas e sobre um terreno de "toutvenant", onde o pó é deveras...terrível, e com pouca adrenalina para os betetistas mais radicais... ideal para um passeio relax!

Boas pedaladas!
 
Top