Posição do selim

ricabike

Member
Mais uma vez ca estou eu a pedir uma ajudinha.

Adquiri a uns dias um selle italia max flite gel flow(considerado por muitos um dos selins mais confortaveis) e já fiz 100 kms nele e nao consigo encontrar uma posiçao confortavel, tenho um espigao thomson elite recuado.

Será que por ter andado num selim da specialized e ter feito 4000 kms que me causava umas dores no traseiro a partir dos 40 kms, ainda não me consegui adaptar ou é mesmo uma questão de afinação. acho que um dos problemas ja notei que é avançar o selim o maximo possivel mas a minha questão é :

Será melhor elevar, nivelar ou baixar ligeiramente a parte da frente do selim.

Fico a aguardar pelas vossas repostas conhecedoras.
 

José Martins

Administrator
Respostas conhecedoras, vais receber várias, mas acredito que serão muito pessoais, tal como a escolha do selim.
Comprei há pouco tempo um selim igual a esse, mas ainda só fiz uma volta com ele. No entanto, o que te posso aconselhar é que leves o kit de chaves na próxima saida e tentes ir fazendo uns ajustes de vez em quando, até achares a posição que consideres a melhor.
O meu está com a frente um nadinha descaída, quase direito e dei-me bem com ele.
Pessoalmente, não gosto do selim levantado à frente, por causa das hortaliças, mas isso é sempre variável, consoante o gosto de cada um.
 

Picão

New Member
ricabike

Tenho um selle italia slr xc (gel) e posso-te dizer que há partida não está contado como tão confortavel como o teu mas para mim é fantastico. Para mim o que te está a acontecer é que o teu traseiro ainda se está a habituar a esse selim e isso não são com 100 ou 200kms que te vais habituar, demora um pouco mais... pelo menos com o meu foi assim...
 

ricabike

Member
Obrigado pelas dicas colegas da bike;

Quanto ao Cristovao acho que vou seguir a tua indicaçao e baixar ligeiramente á frente.

Em relação a ti Picao vou esperar que o traseiro começe a calejar neste novo selim no entanto antes de sair de casa vou começar a por um pouco de Nivea pode ser que ajude :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 

ALNM

New Member
De facto, é incrivel a sensibilidade que temos no traseiro. Apesar de ser um "componente" passivo, queixamo-nos mais do que das pernas...

O desconforto que sentes é seguramente devido à geometria. E estas não são iguais. Não sei que Specialized tinhas, mas a maior parte deles tem menos de 143 mm de largura. O Max Flite Gel Flow tem uma largura de 150 mm e um comprimento de 290 mm.
Muitas vezes, ao experimentarmos um selim novo, sentamo-nos na zona mais larga onde nos sentimos mais apoiados pensando que é mais confortável. Mas pode interferir com o glúteo no movimento de rotação da perna, acabando por causar desconforto ou mesmo dôr.
Sentar mais à frente, na zona mais estreita do selim, torna-se mais confortável em raids longos. Repara que o Picao acha o SLR confortável e este tem 131 mm na zona mais larga num comprimento de 275 mm. Mas é necessário que o espigão não fique apertado exatamente por baixo da zona onde nos sentamos. Caso contrário os carris não poderão flectir.

Sugestão:
sentar mais à frente. Mas não cair na tentação de mudar constantemente de posição. Acabarás por não perceber qual é a melhor. Mudar para descontrair e regressar à posição de teste. Simultâneamente confirma que estás a utilizar a altura correcta: a perna ligeiramente flectida com a manivela do pedaleiro no ponto morto inferior.
 

Marko_Pinho

New Member
ALNM said:
Não sei que Specialized tinhas, mas a maior parte deles tem menos de 143 mm de largura.

Todos os Specialized tem as medidas de 143 e até alguns de 155 é tudo uma questão de escolher no acto da compra..... :wink:
 

ALNM

New Member
A maior parte dos Specialized têm duas versões, uma com 130 mm e outra com 143 mm de largura. É o caso do Toupé, Toupé Gel, Phenom SL, Phenom, Format SL, Format, Rival SL, Rival.
De facto alguns também dispõem de uma terceira opção com 155 mm. Mas são apenas o Indie, do Avatar e do Alias.
Ainda existem outras versões, algumas com 175 mm de largura, mas não me parece que o ricabike utilizasse um dessess...
Fonte: http://www.specialized.pt/?sc=0221
 

ricabike

Member
Boas pessoal

O selim salvo erro era um specialized BG MTB que vem de serie na FSR XC Comp Disc 2007, mas esse já era passado.

O que me interessa é tentar encontrar a melhor posição para este selim, pois o que o Almn indica é que eu tente me posicionar o mais a frente, situação que eu desconhecia pois pensava o contrário. Vou tentar seguir esse conselho nas proximas voltas.

Acham que se colocar a frente do selim ligeiramente para baixo poderá ajudar?
 
Top