Porto - Santiago - Preciso de dicas e sugestões

Nuno SS

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Viva companheiros!
Há já algum tempo que tenho a ideia de ir com a minha Mulher do Porto a Santiago mas o receio de não sermos capazes de superar este desafio e a falta de "coragem" para darmos o passo decisivo no sentido de "irmos" tem levado a que esta aventura vá sendo adiada.

Eu tenho 43 a minha Mulher tem 41 e usamos sempre que podemos as nossas bicicletas para umas voltinhas ao fim de semana entre Lavra (onde vivemos) e Leça ou Matosinhos numa toada leve e descontraída onde percorremos entre 15 a 25 kms sem grandes problemas. Claro que isto nada tem a ver com uma viagem até Santiago, mas a vontade de tentar tem crescido!

Tanto eu como a minha Mulher temos uma bicicleta da Decathlon Original 5 (a minha roda 28 e a dela roda 26) já equipadas com porta-bagagens e alforges bem como um saco de guiador e bolsas debaixo dos bancos. Gostava de saber se na vossa opinião estas bicicletas são apropriadas para o que pretendemos fazer.

Entretanto as dúvidas são imensas uma vez que pouco ou nada sabemos sobre qual o caminho melhor para fazer, se ficar em hotel ou em albergue, se ir em 3 ou em 4 dias, que material levar, o que não podemos deixar de levar e o que devemos evitar levar, enfim…tanta coisa…:confused:
Já tenho andado aqui pelo fórum a ler os relatos de quem já foi a Santiago e vou continuar a faze-lo mas entretanto agradeço a vossa ajuda e as vossas dicas/sugestões, ok?

Obrigado!
 

[resende fr]

New Member
Bem vindo a essa aventura companheiro.
Sinceramente, os km que vocês fazem julgo que não são suficientes para uma preparação adequada para fazer o camino.Quando falas em 15 a 25km, é uma vez por semana?É que estão a aventurar-se a fazer +/- 90km por dia, isto se fizerem em 3 dias.Oque não quer dizer que seja impossivel...em 4 ou 5 dias julgo que seja o ideal.As bikes servem perfeitamente, o caminho é acessivel.Claro que terão zonas mais tecnicas que terão de fazer á mão, mas nada de mais...As dormidas julgo que deviam optar por albergues, é bem mais divertido e completa o espirito.
Quanto á idade nem me pronuncio...uns jovens :)
 

jol8485

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Em três dias dá 90 + 90 + 70, mais ou menos.
Ou treinam mais um pouco, ou fazem em 5 ou 6 dias. O ritmo é o vosso pelo que a distância que fazem enquanto houver sol é que limita a coisa.
A logística depende do espírito que querem levar. Se querem privacidade e sossego, é escolher hotéis. Se querem partilhar experiências e convívio é albergues. Mas convém saber a localização dos hotéis porque os albergues podem estar cheios (este risco varia com a altura do ano).
Tralha a levar é o mínimo possível. Podem levar numa mochila, com ajuda de um suporte de espigão, alforges ou num atrelado.
Como fazem voltas curtinhas não sei se usam Camelbak mas recomendo que invistam nisto, ou semelhante.
 

Nuno SS

New Member
Antes de mais obrigado pelas vossas dicas e opiniões.
Não disse antes mas ambos fazemos trabalho de ginásio com alguma regularidade, digamos que não sairemos de sofá directamente para uma aventura deste tipo.
Claro que o treino em cima de uma bicicleta será de facto essencial e teremos de andar mais e com mais regularidade.
Pelo que tenho andado a ler por aqui acho que para a nossa primeira vez o mais acertado será a viagem em 4 dias, sempre dá para termos tempo para usufruir das paisagens, dos monumentos e ao mesmo tempo manter uma toada calma e adaptada à nossa realidade, concordam?

Não temos Camelbak, apenas os bidons no quadro, mas é uma hipótese a considerar mais lá para a frente embora a ideia de levar peso às costas não me agrade muito.

Outra questão que julgo ser pertinente: pedais de encaixe ou normais?
Eu já tive uma Marin Nail Trail com pedais de encaixe e adorei andar com eles, acho que não tem comparação com os normais, mas no dia-a-dia para irmos com as miúdas à praia ou esplanada não acho que justifique te-los montados até porque implica usar sapatilhas de encaixe e não é nada pratico. Além disso a minha Mulher nunca experimentou, mas acho que depois de se habituar vai gostar.

Por fim a questão dos pneus…
Tenho instalados os pneus que vem de origem na Original 5 da Decathlon.
Acham que são suficientes para esta viagem ou justificaria optar por outros?

Uma vez mais obrigado por toda a ajuda e dicas que entenderem.
 

Fábio 29er

New Member
O Camelbak não é suposto pesar muito, deve servir somente para levar água e uma ou duas ferramentas ou então carteira e telemóvel. Aconselho vivamente para viagens mais longas, como é o caso, não causa muito desconforto e é muito prático e compacto.

Quanto aos pedais de encaixe, o meu conselho é que se não estiverem habituados a usar então não levem, porque os pedais de encaixe requerem algum tempo de adaptação. Quando se esta habituado a usar e se sente à vontade aí sim são muito úteis.

Quanto aos pneus, eu não sei quais os pneus com que as vossas bicicletas vêm equipadas, no entanto devem ter uns pneus de utilização mista. No entanto os vossos pneus devem servir perfeitamente, mas preocupem-se principalmente em levar câmaras de ar.
 

Nuno SS

New Member
Boas!
Para ser sincero nunca usei um Camelbak mas nada como passar na Decathlon e ver um modelo ajustado ao que se pretende. Já agora alguma sugestão?

Os pneus são de facto de piso misto mas nada tem a ver com os pneus mais reforçados e resistentes que as vossas BTT's usam.
Ainda este fim de semana passado tive um furo e lá mudei a câmera de ar no meio do passeio de Leça mas foi na boa.
Ando sempre com uma suplente nos alforges...:)
Já agora acham que vale a pena colocar câmara de ar de gel ou reforçar a parede interna do pneu de alguma forma, ou pelo contrário siga como está e se furar, muda-se?

Obrigado!
 

jol8485

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Modelos de Camelbak há muitos, qq coisa com depósito de água de 2L ou mais já serve.

Isso da camara com gel é bem pensado. Como vais carregado não é tão prático a troca e remendo no terreno.
 

abelha2

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Boas

Reforçar o pneu não acho que seja necessário, alias se sentirem que os pneus são muito frágeis comprem uns baratos, que são mais resistentes (embora mais pesados que os mais caros), mas pelo menos não furam.

Eu uso camaras de ar com gel, e para uma viagem dessas aconselho, pois apesar de terem de levar pelo menos uma suplente cada um, não correm tantos riscos de ficar "a pé".

Quanto à preparação aconselho a fazerem uns passeios mais longos, e em piso pior, para habituar o rabo a mais km, senão é complicado aguentar muitos km, ainda pa mais em dias seguidos.

Por ultimo e apesar de fazerem ginásio, tentem andar por percursos mais acidentados. Digo isto porque tenho um colega que fazia quase todas as semanas Miramar-matosinhos) sempre junto ao mar\rio, e quando o convidei para vir experimentar btt comigo ele aguentou poucoskm, pois subidas e descidas são mais exigentes.
 

edumad

Member
Recomendo fazerem em 4 ou mais dias, a não ser que tenham restrições de tempo.
Eu fiz o caminho com uns amigos em 4 dias a sair de Rates e antes só tinha feito no máximo 30 km, fazia várias voltinhas de 20 a 30km em terreno misto trilho/paralelo.
Não foi muito puxado, e deu para fazer pausas e gozar a viagem e não só o destino. Se voltar a fazer, talvez faça em 3, mas porque tenho mais capacidade e ainda teria tempo para aproveitar a viagem.

O quadro é um bocado estranho, não sei como será o comportamento em TT. Nada como testar, provavelmente vão safar-se bem.
Façam percursos mistos que envolvam subidas e descidas, já agora com a carga nos alforges para se habituarem e testarem o sistema.
Parafusos

Se fizerem durante tempo quente, uma mochila de hidratação pode dar jeito pela maior capacidade. Também podes levar um liquido diferente no bidon.
Vê as mochilas berg ou rockrider ou quechua (de raid), ficam mais em conta do que as de marcas como Camelbak.

Já andaste com os pneus em terrenos acidentados? Eles são 1.75? Talvez uns 1.95 como os Hutchinson Rock, baratos e nunca tive um furo.

Obviamente levar cadeado, necessários algumas vezes. Leve e de combinação talvez seja o melhor. Não há chave para perder e como quem quiser roubar corta o que for preciso, em geral um cabo fino é tão dissuasor como qualquer outro.

Mais importante: divirtam-se.
 

ferrazz

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Como vao corrido os treinos? Ficocontente por ter mais 2 peregrinos por aqui espero que corra tudo bem :) alguma duvida o pessoal ajuda :)
Bom camiño
 

Nuno SS

New Member
Boas!
A bicicleta que temos não é de todo uma BTT, é uma bicicleta de passeio e lazer sem qualquer tipo de pretensões a andar em trilhos complicados. De todas as formas segundo julgo saber o caminho de Santiago não é uma prova de BTT e as secções onde temos forçosamente de andar no meio de terra ou pedras podem ser passadas ou de forma calma e cautelosa ou com ela à mão, certo?

Claro que os pneus são normais e relativamente finos e a mudança dos mesmo a meu ver só se justifica se conseguir encontrar uns relativamente baratos e que sejam um pouco mais resistentes para aguentarem a viagem sem stress. Esses que me falaste são parecidos com os que eu tenho actualmente. Hoje ainda vejo as medidas para vos confirmar, ok?

Os treinos ainda vão fraquinhos mas este fim de semana quero ver se damos uma volta mais puxada, tudo depende se conseguimos deixar as nossas filhas com os avos...
 

LuisFactor

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A sensivelmente 4 anos aventurei-me nessa viagem, foi fabulosa. Não andava de bicicleta a mais de 10 anos, comprei uma bike nova ( não tinha bike sequer ) e 2 meses depois arranquei. O treino foi pouco, mas confesso que a forca de vontade foi mais importante que tudo o resto. Fiz o caminho em 3 dias, quinta, sexta e no sábado a hora de almoço estávamos no destino.
O Camelback acho muito importante. Note-se que fiz o passeio com um excelente grupos de mais ou menos 6 colegas e com carro de apoio......confesso que na quinta a tarde , troço de ponte de lima labruja rebentei e parei.....mas sexta e sábado correu muito bem.

Estou a pensar este ano ir novamente , vou começar a treinar um pouco.....

Acho que se forem em 4 dias é mais do que tempo....
 

edumad

Member
A geometria do quadro é importante para a performance da bike, e mais importante, para o sue conforto.
A não ser que se esteja a impor um desafio físico a si mesmo, uma peregrinação (mesmo que não religiosa) não é uma corrida. Portanto se se derem pausas para apreciar a paisagem e tirar fotos, o desconforto de horas em cima do selim é reduzido.
Uns pneus mais largos seriam essencialmente para rolarem mais confortavelmente. Se a tua bike tem rodas maiores, se calhar é escusado, mas para roda 26" seria boa ideia.

Rolar com os alforges em paralelo e trilhos convem para depois ver se não saltam os parafusos fora como aconteceu com os meus amigos (2 vezes no mesmo dia). Um pouco de cola fraca (aquelas mais elásticas) ou então aquilo que o mecânico lá aplica...
 

Nuno SS

New Member
A geometria da minha bike não é nada radical mas é muito confortável, com uma posição de condução relaxada e natural.

Claro que não é uma bicicleta virada para o BTT, mas as partes mais trialeiras ou complicadas que encontrar pela frente serão feitas com calma e precaução porque como bem dizem aqui, quando for vou com vontade de lá chegar mas essencialmente com vontade de desfrutar o caminho e as paisagens...:)

Os pneus são os que vieram de origem e penso que são 1.75 mas não tenho a certeza...
Vejam aqui as fotos dos mesmos

img2013042301007.th.jpg
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img2013042301008.th.jpg
[/URL][/IMG]

A minha bike tem roda 28 e a da minha Mulher tem roda 26.
Acham que beneficiaria com um pneu mais largo?
Isso não vai causar ainda mais atrito que um mais fino?

Obrigado pela vossa ajuda...;)
 

edumad

Member
Se ambos tem esse rodado já deve dar para o trilho.
A diferença entre 1.75 e 1.95 não é drástica e não vais estar imenso tempo em estrada portanto um pneu de BTT 1.95 não te iria perturbar. Mas se não tem planos para fazer voltas em terreno mais acidentado, fora do Caminho, se calhar é deixar estar o pneu. Levem uma câmara de ar sobressalente para cada tamanho e uma bomba pequena (aí uns 11 euros na loja onde compras-te a bike).
 

Nuno SS

New Member
Cameras de ar eu já tenho, até comprei agora umas com gel anti-furo na Decathlon que ainda não montei.
Secalhar para já vou deixar estar estes pneus mas vou dando uma vista de olhos ao que há por ai e quem sabe...;)
 

ferrazz

Member
Já que fazem ginasio aconselho a fazerem rpm ou cicling:) a mim ajudou-me

Este ano á muita pedra solta devido as chuvas fortes que levou a terra:-( deparei-me com o terreno muito escorregadio e alguma láma mas por esta altura é mais seco :)
 

REISIER

New Member
Olá Amigos, Neste feriado do 25 de Abril passado, eu e mais 4 amigos fomos a Santiago, mas pela Costa! Se estiverem interessados posso disponibilizar o mapa(track)! O nosso objectivo não foi seguir o tradicional caminho, mas sim desfrutar das magnificas paisagens à beira mar, até onde possível! Fizemos o percurso em 3 dias, num ritmo médio/elevado! Foi uma aventura muito gratificante! Os nossos pontos de passagem foram; Vila do Conde, Povoa de Varzim, Ofir, Esposende, Caminha, La guardia, Baiona, Vigo, Redondela, Pontevedra, Santiago!
 
Quanto há alimentação para a viagem.

No Porto,umas tripinhas há moda do Porto
Em Barcelos um bacalhau com broa e para terminar um pudim abade Priscos
em Ponte de Lima,um arroz de Sarrabulho

Em Espanha esquece,que os espanhóis ainda tem muito que aprender com os portugueses.

Agora a sério,eu nas viagens,custumo ir comendo,uma banana aqui,uma paragem num café alí,uma paragem na hora do almoço,para uma refeição leve,tipo uma sopa e uma salada,as laranjas também são boas,para beber uns sais para por na água,e de vez em quando uma cola com limão para refrescar a alma.há noite uma refeição mais completa e pela manhã um bom pequeno almoço.
O importante é nunca fazer refeições mesmo muito pesadas,poís depois vai custar mais a pedalar.
Embora eu falar desta maneira,é um bocado suspeito,se eu cumpri-se isto há regra não conhecia todas as estações e apeadeiros ou seja todos os restaurantes e tascos dos caminhos
 
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