Porto - Santiago de Compostela

katitaContessa

New Member
Amigo umbigo,

Para quem vai embarcar nesta aventura, ou qualquer uma deste género, é essencial o cartão europeu de saúde. Também vou fazer os Caminhos de Santiago com um grupo de Castelo Branco.

Deixo-te o link para a Segurança Social Directa, onde fazes o teu registo (se ainda não o tens), aguardas que a password chegue a casa e aí poderás pedir o teu cartão que será enviado para casa. ;)

www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/

Qualquer dúvida dispõe.

Katita
 

pmjaneiro

New Member
An
Para mim os 6 quilitos da mochila fácilmente se transformam numa tonelada ao fim de algumas horas em cima da bicla, com subidas, calor, etc...

Concordo com tudo o que o biclas disse até agora especialmente desta parte. Já fiz o Caminho Português desde Leiria e o Camiño Frances, e ao fim do primeiro dia até o camel bag que levava alguma coisa para aproveitar o espaço se tornou um martirio e tive que conseguir meter tudo nos alforges. Se vais em grupo combina com o resto do pessoal para dividir o conjunto de ferramentas de maneira a evitar peso desnecessário. Eu fui nas calmas e tive a sorte de alem de um ou dois furos não tive avarias mas há quem seja mais azarado. No entanto devo dizer que fazer os caminhos de Santiago em autonomia é uma experiência completamente diferente do que com apoio e um teste às capacidades de improviso e resistência mental acima de tudo.
Tentem chegar cedo aos albergues para não terem problemas se bem que acho que a estirada de Ponte de Lima até Pontevedra é um pouco demais para quem vai em autonomia e caso tenham algum problema podem atrasar-se bastante (eu andei um bocado perdido na descida da serra da labruge), na minha opinião aconselho-vos a fazerem em 4 dias. 1º do Porto até Barcelos; 2ª Barcelos - Valença do Minho(tem um albergue 5estrelas) 3º Valença-Pontevedra 4º Pontevedra-Santiago

Boa Sorte
 

pmjaneiro

New Member
Também tens outra opção açé dos alforges ou da mochila. Podes comprar uma extrawheel que tem 2 sacos de 60 litros cada, impermeáveis e partilhar a mesma com um colega de maneira a dividir o esforço. Eu mandei vir uma através do site deles e em 4 dias chegou a minha casa. Já a testei e é muito fixe, tem um sistema muito simples de montagem e na minha opinião muito eficaz. É o que eu vou levar para Santiago, só ai é que vou fazer o derradeio teste mas estou confiante :) Espero ter ajudado.

Se fores sempre por alcatrão a extrawheel é boa caso contrário...

 

umbigo

New Member
Portanto, nós vamos pelo caminho que as "setas amarelas" mandarem :). Em relação à estadia, como já referi, vamos ficar na pousado e no hotel. Os dias tem mesmo de ser em 3, por logistica a nível profissional. No que respeita à carga, logo se vÊ na altura, mas como já disse, tou mais inclinao para a mochila.
 

P7

New Member
o ano passado foi a minha 1ª vez a fazer o caminõ e opteí por mochila como não sabia áo que ía e não sabia o que éra necessário no final de preparada ....9,5 klg´s doh

:arrow: http://img188.imageshack.us/i/sany1274.jpg/

na famosa subida do labruge houveram partes que foram feitas com a bike que pesava 12,5 klg´s ao ombro, e posso garantir que no final dos tres dias não tive problemas com o peso da mochila.
:sabichao: este ano como já sei áo que vou , vou novamente com mochila embora que mais pequena e como já sei o que é fundamental estou a contar que pese por volta dos 3 a 3,5 klg´s

:xau: boa viagem a todos
 

alpl

Member
Já fiz o caminho 2 vezes, e posso dizer que é durinho. Este ano vou até Finisterra, não existe comboio para voltar, mas existe umas camionetas que aceitam transportar até 5 bikes.
Aconcelho a levar alforges, com o menos peso possivel.
Podemos sempre lavar a roupa no Albergue.
Não esquecer do saco cama, e chinelos para tomar banho...
 

gingasbtt

New Member
Boas.
Fiz este caminho entre os dias 7 e 10 de Abril, juntamente com mais sete colegas e só tenho a dizer que foi a melhor aventura, os melhores dias de btt que já alguma vez tive.
Aconselho a toda a gente, com ou sem preparação, vale sempre pelo companheirismo e pelo divertimento.
Considero que os percursos em Portugal são os mais duros (a Labruja vai mesmo ao corpo), acima de tudo o excesso de calçada, mas em Portugal existe tanto lugar maravilhoso para ver que nunca pensei.
Força nas canetas e, acima de tudo, desfrutem de tudo aquilo que vão presenciar.
Para o ano, o Caminho do Norte ou Caminho da Costa já está garantido e aproveito para questionar se alguém tem o track.
Um abraço a todos os bicigrinos-
 
Last edited:

pedrobtt2010

New Member
Ola, Amigo do pedal!!!
Desde já desejo te um Bom Caminho...
"não passes pelo caminho, deixa que o caminho passe por ti..."
Já agora em que dia vais?
Posso te ajudar no que precisas...
Tens alguma duvida?
O caminho é maravilhoso, desde já aviso este Ano é Ano Santo... Ano Jacobeu... pelo tal facto cuidado os albergues devem ter uma grande ocupação...
Abraço...
ppedroportugal@hotmail.com
tel: 910004588
 

jsoares919

New Member
Boas,

Eu acho que para fazer o Camiño a partir do Porto dispensas o atrelado, não é necessário muita coisa e depois julgo que o atrelado será util se viajares por estrada ou estradões, agora por trilho e para subir a famosa labruge não deve ser facil, (em percursos mais técnicos aindase fica entalado entre arvores ou pendurado nalguma pedra :) ) eu sempre utilizei alforges.

Boas pedaladas
 

artursantos

New Member
Boas!
Uma questão que não vi aqui abordada:
Existe alguma alternativa para transporte de regresso das bikes (comboio???)
ou a única hipótese é mesmo arranjar alguém para ir a Santiago buscar-nos?
 

erocha

New Member
Boas!
Uma questão que não vi aqui abordada:
Existe alguma alternativa para transporte de regresso das bikes (comboio???)
ou a única hipótese é mesmo arranjar alguém para ir a Santiago buscar-nos?

Eu fiz a viagem o mês passado. No regresso para casa fiz o seguinte percurso:
De Santiago a Vigo no comboio da RENFE (têm sitios próprios para transportar as bikes) atenção que estes comboios apenas levam 3 bikes por comboio (informações de horários no site da RENFE).
De Vigo ao Porto fomos de comboio (têm sitios próprios para transportar as bikes). Apenas existe a ligação Vigo-Porto 2 vezes por dia (informações de horários no site da CP)
Do Porto a Lisboa viemos de Camioneta (RENEX) que nos transporta a bicicleta por um valor de cerca de 9€ por bicicleta.

Nos comboios o transporte das bicicletas não teve custo adicional.

Qualquer informação que precises diz. Se quiseres o meu mail para tirares mais dúvidas manda-me uma PM.
 

jsoares919

New Member
Boas António,

Também fiquei na duvida sobre qual o sistema que o companheiro Cagaréu acha melhor opção, nunca tendo experimentado reboque vejo alguns inconvenientes tais como para se transportar no regresso, para se acomodar nos albergues quando exista uma grande afluencia de peregrinos, quanto à forma como a bicicleta se porta não se, como disse nunca experimentei.

Mas se estás a pensar em fazer apenas o caminho português julgo que não precisas do reboqu já que sendo 3 ou 4 dias não necessitas de muita coisa, se ficares com o bichinho das travessias aí sim pensaria noutras soluções (se fosse eu claro), como no meu caso estou muito satisfeito com os alforges vou continuar :)

Oi companheiro Artur Santos,

Em Espanha as bikes é sem problemas para transportar e comboios de Santiago para Vigo há muitos durante o dia, para Portugal é que realmente só há 2 por dia, o revisor pode melgar um bocado por causa das bikes mas deixam que a leves, pelo menos nas 4 vezes que já vim de Viga para o Porto foi assim que se passou.

Espero ter ajudado.

Boas pedaladas,
 

cagaréu

New Member
melhor opção reboque ou alforjes?

a melhor opção é o reboque, o comportamento da bike é impecavel, so dás pelo reboque nas subidas, os alforges destabilizam mas são mais leves por isso em trajectos pequenos normalmente uso alforges.quanto ao comportamento da bike com o atrelado,aquilo passa por cima de tudo sem qualquer problema :)

Um pequeno vídeo onde podes ver o excelente comportamento do Extrawheel e não só....tava tudo com a adrenalina ao rubro :)

[video=vimeo;10772401]http://vimeo.com/10772401[/video]
 

antoniomelgaco

New Member
Boas António,


Mas se estás a pensar em fazer apenas o caminho português julgo que não precisas do reboqu já que sendo 3 ou 4 dias não necessitas de muita coisa, se ficares com o bichinho das travessias aí sim pensaria noutras soluções (se fosse eu claro), como no meu caso estou muito satisfeito com os alforges vou continuar :)

Boas pedaladas,

Boas

além do Caminho de Santiago na semana antes vou fazer a Via Algarviana também em autonomia com um grupo de amigos, e depois quem sabe, é só uma questão de apanhar o gosto ... :p
 

P7

New Member
Boas!
Uma questão que não vi aqui abordada:
Existe alguma alternativa para transporte de regresso das bikes (comboio???)
ou a única hipótese é mesmo arranjar alguém para ir a Santiago buscar-nos?




eu vim de santiago a vigo onde dormi e ao outro dia vigo - porto, e porto - estarreja , e não tive problemas em trazer a bike no comboio.
foto no comboio santiago-vigo

 
Top