porque é que os mecanicos colam os parafusos dos discos

jfvilas

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levei as rodas da minha bike para apertar os raios e hoje ia montar uns travoes novos e deparo-me com os parafusos do disco colados.
ao tentar desapertar dei cabo de dois parafusos, agora vou ter que soldar uma ponta de ferro para conseguir tirar os dois parafusos.
apelo a todos os mecanicos de bikes, nao colem os parafusos dos discos de travao.

boas pedaladas
 

refuger

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Se estragaste os parafusos foi porque não usaste a chave certa... ou usaste uma chave de má qualidade.... ou então o mecanico usou "super cola 3"

Eu n costumo colar os parafusos pois aperto os mesmos com uma maquina mas quem aperta com chave deve por um pingo de cola para paraufuso (uma cena verde) para evitar desapertos...

O que devias ter feito, quando te deparaste com dificuldade a tirar o disco éra levar a roda ao mesmo mecanico para ele tirar o disco, de certo que ele n te cobraria nada por isso, e evitavas muito trabalho desnecesário...

para tirar parafusos estragados ha uma maneira melhor que soldar ferro... com uma lima fazer dois lados onde uma chave de bocas alen encaixe... é muito mais simples e evita o aquecimento do cubo e parafuso que resuta numa fundição dos dois metais, e depois é que nunca mais o tiras....
 

Peso-Pluma

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jfvilas said:
apelo a todos os mecanicos de bikes, nao colem os parafusos dos discos de travao.

boas pedaladas

Lá está é a tal coisa...se o parafuso sai é porque foi mal apertado ou porque não levou cola...se não sai é porque tem cola e ficou muito apertado.
Lembro que o que estraga tudo na bike são as ferramentas 'caseiras'.
Só para veres um consjunto de chaves profissional custa o balurdio..que nem te passa pela cabeça...mas por algum motivo tem este preço.

Eu quando aperto algum parafuso de disco ou outro qualquer que justifique meto sempre cola(azul) esta não custa muito a sair mas também não é pera doce. Quando é para 'apertar' mesmo uso cola vermelha... :lol: .

abraços

PLuma
 

jfvilas

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pois, o mecanico usou super cola tres, eu proprio custumo usar uma massa vermelha para apertar os parafusos.
quando a farramenta que uso é toda da marca Facom

boas pedaladas
 

LCTriguinho

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Tb uso a azul, e até ver não tive qualquer problema, nem a desapertar nem me saltou nenhum parafuso. E uso em tudo que seja rosca na bicla.
 

jfvilas

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finalmente consegui tirar o disco, tive que o cortar todo aos bucados com a rebarbadora e soldar umas pontas de ferro para tirar os dois parafusos que nao se soltavam.

obrigado a todos

boas pedaladas
 

jfvilas

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Peço desculpa a todos os mecanicos do forum se os ofendi ao dizer para nao utilizarem super cola 3 nos parafusos.

Apenas queria apelar que não o fassam, se não usam super cola 3 AINDA BEM, pois se tiverem que trocar um disco não vao ter a trabalheira que eu tive para o tirar e nao estragar o cubo.

Quando disse "apelo a todos os mecanicos de bikes, nao colem os parafusos dos discos de travao", estou a referir-me a colarem com super cola 3.

Eu nao sou mecanico, mas sei qual é o produto que devemos usar para colar os parafusos, eu uso uma massa vermelha, fixa bem e se precisar de desapertar não preciso de fazer muita força.


Mais uma vez, peço desculpa a todos os mecanicos.

O problema já esta resolvido

Obrigado a todos
Boas pedaladas
 

Peso-Pluma

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Boas,

Eu editei uma mensagem vinda do Jfvilas salvo erro na parte em que referia qual a loja em que foi feito o serviço.
Acho isso incorrecto para com a loja, até porque se formos a ver além dessa existia também dezenas de lojas a pertencer a essa lista, porque todas as lojas já cometeram erros, errar é humano.

Eu agora no teu caso iria a loja expor a situação e saber o porquê de terem usado cola super ou outra coisa qualquer.

abraços

Pluma
 

P.M.

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Só para terminar, e como já tive um problema similar para tirar os disco...
Não é necessário estar a soldar nada aos parafusos. É muito mais simples pegar no berbequim e furar a cabeça do parafuso com uma broca de 5.25-6mm. Mal a cabeça parte, é fácil de desenroscar o resto do parafuso (pois o que dá aperto ao parafuso é a cabeça).
De resto, Loctite (mas não a super cola 3) nos parafusos!

Pedro
 

ricardo_pavia

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Pois é meus amigos. Eu que nao coloquei cola nos parafusos do disco de tras, um certo dia dou com o disco apenas com 3parafusos, aquilo a travar tinha uma folga estranhissima, e qual nao é o meu espanto quando vejo que so tenho 3parafusos. La fui a loja e me colocaram os parafusos que faltavam, com cola!! E o problema de moer a cabeça do parafuso é porque a maior parte das lojas colocam parafusos sextavados, em vez de colocar aqueles parafusos com cabeça em estrela (n sei o nome daquilo), e com esses parafusos é muito mais facil desapertar, mesmo com cola. Com os sextavados e com chaves da loja dos 300 como as minhas, era so moer parafusos e chaves..
 

ricardo lee

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devias comprar umas chaves boas.. epa cada chave ñ chega ao 3 euros por isso compras as medidas ke necessitas para utilizar para a bike..


eu por acaso uso parafusos nos discos sextavada mas foi so porke foram os ke me deram na loja..tenho ke ver se troco.
 

ricardo_pavia

New Member
Ontem quando desmontei duas rodas aconteceu me a mesma coisa, um dos parafusos nao saia.. Por mais que eu tentasse aquilo passava-se sempre, e nao é sextavada a chave, é uma em estrela.

Pelo que li as soluçoes sao:
- Com um berbequim destruir a cabeça do parafuso
- tentar lixar a cabeça para que com uma chave de bocas se consiga desapertar
- Com uma rebarbadora fazer o mesmo que na primeira opçao
- Soldar uma chave para tirar :shock: :shock:

Qual a melhor?? Ou o melhor é mesmo ir a loja?
 

Remi

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Podes tentar usar uma chave de "impacto" ou "de pancada", ou então furar o parafuso com um berbequim usando uma broca fina (uns 3mm) e depois com um macho (que aperta ao contrário) desapertá-lo, esta talvez seja a melhor opção "caseira", tens é de ter mão firme porque os machos costumam ser quebradiços com as torções e se o partes lá dentro então é que nunca mais tiras o parafuso.

Em caso de dúvida vai é mesmo a uma loja. :wink:
 

arny

New Member
Com um serrote de ferro fazes uma fenda na cabeça do parafuso e tentas usar uma chave de fendas grande :wink:
Foi assim que tirei um que estava muito teimoso.
 

ricardo_pavia

New Member
A cena do serrote é bem pensado!! :wink:

Entretanto ja consegui tirar.. Com um berbequim fui alargando o buraco onde encaixava a chave, depois de uma hora de tar sempre a tentar com o berbequim e aquilo parece que n fazia nada, exprimentei com um alicate de cortar arame arrancar a cabeça do parafuso, e quase sem querer aquilo começou a desenroscar. lol Obrigado pelas dicas!
 

paulogil

New Member
Boas
Eu no trabalho, pois sou mecânico de máquinas industriais, uso muito essa 'cola', as cores tem a ver com a resistência do frenador, que é como se chama. Por exemplo eu uso a de cor azul, que é a de maior resistência e é da marca 'wurth', mas existe doutras marcas, que agora não me recordo. Para o uso em bikes se calhar eu não aconselho o de maior resistência, mas sim o médio ou o mais fraco, ou senão nada, pois por norma os parafusos mais problemáticos têm mais ou menos a meio um plastico azul, que vai fazer o mesmo do frenador. Mas sei de pessoal que mete frenador.

Espero ter ajudado

Um abraço e força nas canelas

Paulo Gil

BikeSurfers
 

osamnpt

New Member
Boas
Eu jogo Paintball e costumo arranjar e fazer revisões dos marcadores da malta da minha equipa, em que o uso do loctite, por razoes obvias, dá uma excelente ajuda.
Os mais usados são:
242 - azul claro, sendo uma cola relativamente fraca, muito facil de retirar as peças;
243 - azul escuro, o mais usado, pois oferece um misto entre facilidade de retirar e resistencia, sendo que aguenta as peças muito bem, aguenta muita vibração e "pancada, sendo relativamente fácil de retirar com ferramentas manuais, basta fazer um pouco mais de força, mas não muita;
271 - vermelho e extremamente forte, sendo necessário aquecer as peças razoavelmente para as conseguir mexer;

Se quiserem mais informação sobre estes loctites, visitem http://www.warpig.com/paintball/technical/loctite/index.shtml

Para o uso em parafusos para BTT, o mais aconselhado será o 243, pois o parafuso, sem o uso de ferramenta, garanto que não mexe, mas sai bem com ferramenta!

Espero ter ajudado.
 

osamnpt

New Member
Cá em Portugal, não conheço nenhum sitio que venda em embalagens separadas, so em pacotes de 20.
Geralmente compro em www.ebay.co.uk a preços muito porreiros. Existem algumas lojas que vendem lá os seus produtos, a preços baixos. Usem o search.
 
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