Porque é que as nossas ruas são tão diferentes das ruas de Copenhaga e Amesterdão...

tive em Amsterdão ha uns tempos e apessar de haver carros, claro que sempre há, era bom ver pessoas a irem/virem do trabalho, pessoas a passear, pessoas com os filhos (no cesto)...tudo de bicicleta. Muito bom..Pena aqui nao ser assim, e quem anda de bicicleta é "um coitado sem carro"...
 

Paulo Oliveira

New Member
Penso que felizmente essa filosofia começa a mudar pelos mais diversos motivos:

Um deles, para o bem e para o mal, é que andar de bike em cidade é IN, é chiquérrimo... Depois porque, felizmente, as bicicletas estão na moda, as single speed, as fixies, as pasteleiras, as desdobráveis, etc.
Quer-me parecer, posso estar enganado, que a Câmara de Lisboa é sensivel ao fenómeno da bicicleta na cidade uma vez que nos 2 últimos meses participei em 2 eventos em Lisboa (Cycle Chic e Lisboa on Bike) e em ambos houve batedores da policia de moto que paravam o transito. Isto só é possivel com autorização da Camara de Lisboa. Por isso penso que, aos poucos, a bicicleta começará a fazer parte dos hábitos dos portugueses. O desmesurado aumento dos combustiveis também contribui para esse boom.
 

Chipbike

New Member
Desde já obrigado pelas respostas,

Sim, as mentalidades a pouco e pouco começam a mudar. Em Lisboa nota-se um pouco que as bicicletas começam a estar na moda e algumas quase como objecto de culto, caso das fixies e das pasteleiras antigas ou mesmo menos antigas. Já fora de Lisboa, e não é preciso ir muito longe é como o sir_moreira diz... é mais um "coitado já sem dinheiro para andar de carro". Também já estive na Holanda e nota-se que lá não existe qualquer complexo e por outro lado que graça teria andar por Amesterdão de carro...

Cumps,
 

Tukamen

New Member
Não é só na Holanda que se anda de bicicleta, todos os paises nórdicos, e o tempo não é o de Portugal.Em Portugal devia de haver mais ciclovias e mais sítios para as estacionar.
 

Chipbike

New Member
O artigo é bastante revelador Miguel. O ano passado estive em Amsterdam em meados de Setembro e raro foi o dia em que não choveu. No entanto quando a chuva aperta eles abrigam-se muito rápidamente e esperam que a mesma abrande. Mal exsistia uma aberta as ciclovias enchiam-se de novo de ciclistas. Eu pessoalmente era muito mau em fugir à chuva, ainda apanhei algumas molhas...
 

cedg

New Member
Já estive em Amesterdao e é um mundo completamente á parte no que toca a bicicletas,a verdade é que no meio de tanta organização acaba por se encontrar a desorganizaçao no que toca a bicicletas abandonadas nas ruas. A verdade e o importante é que toda a gente consegue ir para qualquer parte da Holanda de bicicleta, basta colocar a bicicleta no comboio(com sitios proprios para isso). Temos muitas cidades e zonas litorais que podiamos explorar muito mais essa vertente e quem sabe explorar tambem o comercio/turismo com base nas bicicletas. Felizmente as nossas mentalidades estao a mudar, mas ainda falta um longo caminho, porque ver o sr doutor chegar de bicicleta ao seu local de trabalho iria ser motivo de falatório(negativo) e risota(negativa).
 

Helveta

New Member
Bom dia,

Conheço Amsterdam, fiquei realmente impressionado com a sintonia com que os transportes públicos, pedestres e bikes circulam!!!
Infelizmente, existem muitas bicicletas abandonadas um pouco por toda a cidade.
Não nos podemos esquecer que tanto Amsterdam como Copenhaga são cidades planas, ao contrário de algumas cidades tugas (ex.Lisboa,Porto...)
Penso que o facto de existirem mais bikes na estrada se deve a um governo que se preocupa com o bem estar das pessoas pois é necessário construir vias para cilcistas e sensibilizar as pessoas para o uso da bike. Mas o português gosta muito de andar de carro e o nosso governo está a anos luz de ter as politicas de paises como Holanda e Dinamarca.
 
Last edited:

DaProfezzur

New Member
Quando temos um governo que taxa brutalmente os combustíveis para encher os cofres qual será o interesse deles que as pessoas passem a andar de bicicleta?
 
Top