Podium Pro Carbon do Mecanico

nogueira.nuno

Active Member
Pena eu não ter aqui o PC comigo para postar umas fotos dos primeiros discos de travão com 3 e 4 parafusos ;)
E em carbono se não me engano(já não vejo as fotos á tempo).

Eu virava era o teu disco ao contrario para os braços dos parafusos puderem puxar melhor o disco ;)
 

daSilva15

New Member
ja agora Mecanico do Paladar, aqui fica umas ideias que se fazem cá pelos bunker´s de Valongo ;)
e pelas minhas contas ja contam com cerca de 1000km´s e estao como no primeiro dia ;) ah e sao de plastico
 

darckghost

New Member
tambem quero umas roldanas assim!! :p
mecanico quando fizeres uns discos com as pistas dos hope, ficas logo aqui com um intereçado!! ;)
posso vir a dizer aqui uma barabaridade autentica, mas será que se criar um disco com apenas 3 apoios não estará a subcarregar o cubo naqueles 3 pontos de contacto e podendo parti-lo nesses sitios?!
 
Caros leitores,

O Mecânico nunca escreveu aqui que ia ter uma versão com 3 parafusos apenas, escreveu que ia ter algo aligeirado na forma de fixar o disco ao cubo.
Quer-me parecer que sendo a maior parte dos cubos desenhada para ter a força de travagem distribuida em 6 pontos, a ideia de fixar apenas em 3 pode ser má ideia na maior parte dos cubos anoréticos que há no planeta Terra.
Vamos aguardar mais um pouco.

No entanto creio ter lido algures que o Steve Peat em tempos usou apenas 3 parafusos para fixar o disco ao cubo, mas da forma que ele usa a bike dá a impressão que não precisa muito de travões, quanto mais rapido melhor!! ;)

Boas travadelas!!
 
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tinric

Super Moderador
Vi uns cubos Hope no outro dia de apenas 3 parafusos para os discos e com uns discos xpto de 3 braços, aqui de um companheiro do pedal...

Mas aquilo parece reforçado para a zona de aperto de cada parafuso...

Não me parece que uns normais com a "camada" de aluminio normal de 6 parafusos se aguente so com 3...

Mas já está compreendido que não é essa a ideia do amigo Mecanico

é esperar para ver...

E sim.. nas maquinas do Steve Peat e outros que tais... até é bom que aquilo tenha pouco poder de segurar discos e travões que isso é coisa que eles nem precisam :) ou parece que mal usam.

Edit: Ora aqui está do que falava

http://www.google.pt/imgres?q=hope+...176&start=0&ndsp=26&ved=1t:429,r:21,s:0,i:134
 
Last edited:

Nozes

Active Member
A Hope,por ter sido das pioneiras em travões de disco para btt,experimentou muitas soluções diferentes. Além desses cubos com fixação de 3 parafusos,existem por exemplo outros com 5,como os que tenho na minha Pace,de finais dos anos 90. Mas existem outros...

Quanto ao Steve Peat ter usado apenas 3 parafusos nos discos,que eu saiba foi apenas para a prova de Canberra,o campeonato mundial de 2009. A pista não apresentava as dificuldades normais às pistas da Taça do Mundo,mas sim uma longa secção para pedalar,o que levou os pilotos a fazer uma extensiva guerra ao peso nas bikes,e também ao atrito,alguns utilizaram mesmo na prova rolamentos nos cubos sem vedantes e sem massa,apenas com óleo :shock:
E quem acha que no DH não se trava ou trava pouco,tire daí a ideia...
 

essence_s

New Member
Tambem ia para dizer o mesmo, aceleram mais, mas quando precisam de travar tem que ser com unhas e dentes!!
Aquele cubo/disco de 3 furos parece bem mais pesado do que um convencional de 6 furos...
 
Naturalmente em DH trava-se muito...

Agora falta retirar a original do pedaleiro e colocar esta.

201206130836461.jpg

By mecanicopaladar at 2012-06-13

Alguém me explica como se retira a que lá está!

Boas pedaladas
 

tinric

Super Moderador
Tenho ideia que isso há-de ser uma chave 6ªvada 12 ou 14mm... e rosca ao contrário, não!?

ou essa não é a contraporca para sacar o cranck?

(se for isso, saca o cranck fora, depois aperta um bocadinho o parafuso de dentro para "soltar" da contraporca e desaperta isso...)

tenho ideia que fiz isso num pedaleiro X9 e foi assim
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Se for como a Truvativ que tenho aqui por casa, é uma contraporca de rosca normal. E não é preciso tirar ou desapertar o crank, basta desapertá-la e desenrosca-la normalmente. Normalmente até a tiro antes de sacar o crank para desapertar primeiro o parafuso e depois volto a coloca-la para sacar o crank.
 

tinric

Super Moderador
Pois, estava na duvida se era essa rosca que era ao contrário ou a XTR que tem aquela chave propria... mas é isso... estas são normais... a chave da XTR é que aperta ao contrário :)

Ficaçador sempre atento
 
Obg pela dica!!

Entretanto já arranjei quem me empreste uma chave de canalizador para tirar!
Para a semana há mais umas novidades e talvez leve a Vespa à balança.

Beijos às meninas e passóbens aos rapazes!

Tinric, para ti é quase até já!!! Li algures que vais numa M!

Bom fim de semana! e Boas pedaladas.

Mondraker!
What else....?
 

tinric

Super Moderador
:) lol ya

Mondraker MR rules :)

vou buscar logo e ver o que monto das minhas coisas... (rodas, pedais, ... )

até domingo .. assim sendo já que vou de sofá... devo ir em ritmo de passeio para curtir as "molas e dobradiças" todas da máquina...

ainda não olhei para o track mas ouvi dizer que mete algumas pedrinhas ... até pode ser engraçada esta nova experiencia :)
 
Ricardo, as pedras ficaram para outra altura, um dia vais lá passear o Canito!

Regressado de um fim de semana incrivel que deu direito a uma maratona cuidada em todos os aspectos que para mim são pertinentes, Trilhos Del Rei, deu para encontrar algumas caras conhecidas, algumas aqui do forum outras da rua ao lado de casa!!

Começando literalmente do final deu para ir até ao 18º lugar!!

trilhosdelrei.jpg

By mecanicopaladar at 2012-06-17
Algures numa povoação amorosa ;)


Os discos de 140mm By Mecanico conquistaram o seu lugar na Vespa!
 

noddy

Member
'Vou estar atento aos Hope, se alguem tiver uns usados muito gastos que possa emprestar agradeço.'

Mais gastos não consigo arranjar. LOL Espero que seja util.
Abraço
 

tinric

Super Moderador
não compreendo porquê, mas aí nessas fotos nesse local, toda a gente estava assim com uma cara estranha :) eheheh abraço
 
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