PNSAC 45km - No reino da Pedra

Rui Marçal

New Member
Hugo,

A diagonal pertence a Porto de Mós e não deve haver confusão com mais nenhuma.

Tu quando estás na parte de baixo da serra, olhas para cima e vês uma parede, deve ter uma inclinação de 70% e depois dizem-te assim, "vamos descer por ali", e tu olhas e dizes assim "mas aquilo dá para descer?" E a malta ri-se, "dá" e o teu coraçãozito começa a bater desorientado e tu começas a olhar para os estradões e a pensar "o quê que eu estou aqui a fazer".

Pior, quanto te dizem "olha, ali em cima dá para andar de bike" e tu olhas e vês o que te parece várias rochas tipo varandas e ficas a pensar "ou eu vejo mal ou não vejo qualquer trilho para passar". Depois sobes o Patelo ou Serpente, se não desmontares em lado nenhum podes dar o dia como ganho e quando chegas à varanda onde há malta que se lança de parapente e olhas para baixo e não vês qualquer trilho...e ficas a pensar, mas onde raio é para passar. Então pegas na bike e andas uns metros com ela ao colo, depois começas a ver um single track ao longo da serra, ligeiramente a descer cerca de 2 a 3% e pensas "brutal, é para isto que me levantei de manhã" e por outro lado olhas para a direita e vês uma falésia com alguns 200m de altura e pensas "se caio para a direita já era".

Fazes o single todo e quando chegas ao fim tens 2 hipóteses, ou viras à direita e desce a tal diagonal, cerca de 1km sempre a descer, é uma espécie de single cheio de degraus, sempre até ao fundo. Quando paras lá embaixo tens de dar descanso aos pulsos, braços e ombros. E depois pensas, "não vi a Fórnea". Então voltas a subir o Patelo, fazes novamente a varanda toda da serra e no fim em vez de virares à direita para a diagonal viras à esquerda para a Fórnea, 1 km mais à frente paras em silêncio a apreciar o espetáculo que é a Fórnea, depois apanhas mais um single a descer a Fórnea até quase a Porto de Mós, é um single de alta velocidade mas cheio de pedra, chegamos a atingir 30km hora e a vibração é tanta que deixas de ver por onde vias, fica tudo tremido, és obrigado a abrandar. No fim do single podes deliciar-te com o cheiro a ferodo das pastilhas traseiras.

Isto é o PNSAC, isto que falei dá para fazer em cerca de 3h, são cerca de 20km, é um autêntico parque de diversões e ainda não foste à Ecovia, ou ao single de Alvados, do Alqueidão, do dificil single do Vale Garcia e estou a ficar maluco...
 

MMTS

Member
Rui, melhor descrição seria meramente impossível...disseste tudo, até me deu vontade de ir para lá amanhã outra vez... subir a diagonal...:pheheheh

Só me resta desejar um bom Ano para todos… que nos traga saúde e alegria, para desfrutarmos de tudo o que a vida tem de bom...

Abraços
 

abelha2

Active Member
Rui Marçal, melhor que a tua descrição é impossivel. Têm é de por umas fotos para o pessoa que não é daí (como eu) se roer de inveja
 

Rui Marçal

New Member
Abelha2,

Tens fotos mais atrás...

Aparece mas é por cá que vais dar o dinheiro por bem empregue. Em vez de gastar a massa numas maratonas, por vezes sem interesse onde vai tudo à molhada e um gajo não vê nada, gasta-se na viagem cá para baixo com os teus amigos, descarregas os tracks e vem curtir o PNSAC. lol.
 

luis.andrade

New Member
abelha2, se vires o resto do tópico para trás tens lá fotografias de tudo o que o Rui Marçal descreveu. Acredito que para quem não conheça seja difícil associar as palavras às imagens que já se encontram neste tópico.
Este sábado vou para lá com um amigo. Vou tirar o máximo de fotografias que puder para depois fazer uma foto-reportagem de fim-de-ano! Não sei é se conseguirei dar tanta emoção às palavras como o Rui Marçal.
Vai ser a minha estreia na Serra dos Candeeiros. Do PNSAC só tenho feito a Serra d'Aire, mas mesmo que venha a gostar "só metade" do que gostei do Vale Garcia, já terei o dia ganho!

Para o pessoal que estava a combinar o encontro às 09:00h no Parque do Intermarché de Porto-de-Mós no sábado, informo que (contrariamente ao que disse no FB) que não me irei estar presente. Vou arrancar aqui de Fátima com o marcoalmeida e vamos pedalar até lá. Contamos estar em Alvados por volta das 10:30h para o assalto ao Patelo. Eheheh...
Pode ser que nos cruzemos por lá!
 

Rui Marçal

New Member
Luis.andrade,

Fotos com força, leva o rolo grande, lol.

A Serra de Candeeiros é um pouco diferente da Serra D'Aire, tem menos vegetação e a que tem é rasteira. Tem mais pedra.

O single do Vale Garcia é o mais dificil que fiz até hoje em qualquer serra.

Seja como for vais gostar de certeza.
 

RTC

Super Moderador
Fiz as despedidas ciclisticas deste ano no PNSAC. Sai mais uns amigos às 10h de Porto de Mós, direito à subida da Pedra Verde, corremos Alvados cá por baixo pelo estradão, até chegar ao Patêlo, subimos, entramos ali no single junto ao parapente, Fórnea, Chão das Pias, Bezerra e depois até à Corredoura pela ciclovia, para vir a conversar.
Uns 30kms.
Para o ano há mais! :)
 

kikasmarea

New Member
com quem é que estive a falar hoje de manhã no parque do intermarche? Hoje fui dar uma volta as 6.30,tive pena de não me juntar a vocês,mas tive de vir para o porto.Fica para o ano.Um bom ano novo para todos com muitas voltas pelo reino.
 

RTC

Super Moderador
Não sei, comigo não foi mas como éramos um grupo grande é provável que tenhas falado com alguém e eu não me apercebi. ;)
 

MMTS

Member
Boas malta... hoje mais uma voltinha a despedida do ano foi pelo reino da pedra, e mais uma subida à diagonal, explicando melhor, para quem não a identifica por este nome, passo a explicar, estando em Alvados perto da quinta do moinho Restaurante ou centro de apoio de desportos, olhamos para a serra que fica por de traz e avista-se uma linha em pedra em diagonal a ligar o topo da serra á parte mais baixa, estamos a falar de um carreiro com cerca de 1km +- com um desnível de 350m +-.

Então como ia a dizer, o objectivo está quase superado, como foi a 2º tentativa de a subir sem parar, hoje esteve quase apenas parei duas vezes, mas desta foi para descansar... o coração estava a bombar muito... sabe-se lá porquê… em termos de técnica hoje os pneus estavam com menos pressão e a coisa correu melhor os degraus de 1km treparam-se sem hesitações…

Um Bom Ano para todos cheio de tudo o que desejam…

marco sousa
 

jjjorge

Member
boas...eu ontem sexta feira dia 30 de dezembro fiz a volta toda e tenho a dizer que é espetacular...eu mais 2 amigos adodamos e curtimos a volta,.
temos que dizer que e dura.pois sobe-se a serra umas quantas vezes,mas quando se termina so temos a dizer que vale a pena....parabens para quem fez este trajecto....
bom 2012.
 

Rui Marçal

New Member
MMTS ou Marco Sousa, lol,

Vê lá se não desgastas a subida e quando o fizeres patina pouco, senão além de termos de superar os degraus ainda temos de evitar os regos feitos por ti.

Com os pneus mais vazios tem-se realmente mais tração e a traseira salta menos, escala melhor. Quando vou para a serra baixo sempre a pressão à frente por uma questão de segurança para 1.8 e atrás para o mesmo valor, por uma questão de segurança e de tração. Normalmente ando com os pneus com 2.1 ou 2.2, são tubelesse 2.1. Mas para essa subido, como é muito técnica e cheia de degraus se calhar atrás 1,6 não seja má ideia, também depende do peso do rider...Para se subir isso tudo tem de se arranjar maneira e em determinados sitios reduzir a velocidade de tal maneira que se possa descansar sem ir com o pé ao chão para depois se atacar nas partes mais difíceis. Estou eu a ensinar a missa ao padre, lol.

jjjorge,

Fizeste o track original? Brutal não. Em breve o meu colega Marco posta aqui o último que fizemos por lá, muito mais longo e duro, com muito pouco partes em comum com esse e com vários singles espetaculares entre os quais o single do Alqueidão. Tenham atenção que estreia em breve numa chat perto de si.
 

luis.andrade

New Member
Antes de mais, um EXCELENTE 2012 para todos!

Agora, e conforme prometido, aqui ficam algumas fotografias da volta de ontem pelo 'nosso' Reino da Pedra.
Partimos de Fátima (eu e o Marco Almeida) em direcção aos Alvados, com intenção de usar o máximo estradões possíveis para chegarmos em condições de desfrutar ao máximo todas as novidades (para nós foi a primeira vez na Serra dos Candeeiros).

Cortamos em direcção à Pia do Urso para descer o Carreiro do Pisco e depois, sempre em frente até Alvados.
Sem grandes pressas, chegámos à estrada de alcatrão de Alvados já com 25,3 km em 01:29h. Ritmo baixo para não cansar muito.


Serra dos Candeeiros à vista_1


Serra dos Candeeiros à vista_2


Serra dos Candeeiros à vista_3

qqzdp3.jpg

Início da descida antes de entrar em Alvados

oshcf8.jpg

Primeira paragem para reabastecer

35i0phz.jpg

Aqui ainda me ria. Mal sabia o que me esperava.

nfl3qf.jpg

Início duma parte do percurso que aparentava ser fácil. Puro engano! Mais à frente tinha várias lajes em pedra que obrigaram uma ou outra vez a colocar o pé no chão.

35cg9sg.jpg

Habitantes do Reino. Deviam estar a pensar: "E o burro sou eu?"

juwcbb.jpg

Percurso entre muros de pedra. Aqui foi quando percebemos que nos tínhamos enganado no percurso. Em vez de descermos para depois voltar a subir pelo Patelo, seguimos ao longo do percurso entre os muros de pedra. Ai que o GPS fez tanta falta...

25rmo28.jpg

Percurso fixe... Mas com a frustração no pensamento: "Opá, por aqui não vamos ao Patelo..."

16k5r3p.jpg


16ibays.jpg

Primeiro percalço. Se calhar ia a pensar no Patelo. Distraí-me e... Zás! Já foste!
"- Marco: Estás bem?
- Luís: Sim tudo bem...
- Marco: Não te mexas, deixa-me tirar uma fotografia! Esta tens de pôr no Fórum! Eheheh..."

wbqqeb.jpg

Paragem para almoço

a11gtc.jpg

Paisagens brutais

2hnnewz.jpg


3x6d3.jpg

Início do trilho da encosta de Alvados. Aqui foi a vez do Marco ir ao chão. Não tirei fotografia pois ele levantou-se a correr.

292lcm8.jpg

Fórnea à vista!

2s18ytl.jpg

Espectáculo!!!

2cscowp.jpg


Daqui para a frente começámos a descer e só tirei fotografias quando voltámos a parar.
Mas tenho de dizer que aquela descida em direcção a Porto-de-Mós com a estrada cheia de pedras deixou-me os pulsos a arder. Para não falar das pastilhas dos travões...

Depois de um cafézito à entrada de Porto-de-Mós, iniciámos o regresso a Fátima. A intenção era ir em direcção ao Alqueidão da Serra descer o tal trilho, mas fazia-se tarde e optando por aí, chegaríamos a Fátima mais tarde do que pretendíamos. Afinal, era o último dia do ano e ainda tinha de me preparar para as festas...

Seguimos por estrada em direcção ao Alqueidão para subirmos a antiga Estrada Romana.
Antes de lá chegarmos, o Marco teve outro furo. O segundo do dia...

scxljm.jpg


288nm9.jpg


E última paragem do dia para retemperar forças antes de chegarmos a Fátima.

2gxl2t5.jpg
 
Top Bottom