PNSAC 45km - No reino da Pedra

diogo85

New Member
tb ja estou farto de roubar trilhos ao pessoal de alqueidao!!!!ate hoje é o meu passeio preferido...so não faço os 60km`s com medo de ficar sem um bocado do porco no espeto...pois este é divinal e vale a pena ir ao rora da pedra so pelo porco no espeto!!!mlouro neste track tens brutal trilhos entre alqueidao e regengo do fetal!!!!no track esta ao contrario...e é mais facil faze-lo de alqueidao para o regengo!!!! http://www.gpsies.com/map.do?fileId=yqgmswenjesgukzc
 
Last edited:

diogo85

New Member
neste track tb fazem o single de alqueidao que eu falei e podes ligar o regengo a alqueidao pelo km 7 e 11 deste track...tens brutal trilho e depois um single track altamente no meio do bosque!!!recomendo!!!!
 
mlouro 20-12-2011

Paulo, essa descida que falas é entre a Serra de Santo António e a Mira de Aire? E já agora obrigado pelo teu report daquela volta pela ecovia, serviu de inspiração para umas belas voltas pelo PNSAC :) Pode ser que um dia destes nos encontremos, até porque provavelmente passamos nos mesmos trilhos perto de casa :)
.

Mlouro, não tens de agradecer, eu acho que qualquer trilho serve de inspiração para o PNSAC.
A minha maior dificuldade sempre que "cozinho" os tracks para fazer no PNSAC é conseguir incluir tudo o que de bom ali há e numa distância entre 55 a 70 km; fica sempre algo muito bom de fora e no final o que costumo dizer é : " para a próxima fazemos aquilo e aquilo";)
Saio de lá satisfeito e de "papinho-cheio" mas sempre com a ideia da próxima.
MLouro, somos vizinhos ? És do Vale de Santarém ou arredores ?:cool:
 
Depois de ler tantos relatos e designações de trilhos, o que eu sugiro é que depois das vossas /nossas voltas coloquem aqui a crónica (ou um link para ela) e acompanhado com o track para todos ficarmos a perceber melhor os locais de que se fala. Se tiver fotos de criar saliva, even better. :rolleyes:
É que por vezes, cada um de nós conhece os mesmos locais com outros nomes e até fazemos os mesmos trilhos mas em direções opostas, o que muda o panorama da "coisa". :cool:
 

diogo85

New Member
mlouro não me importo de partilhar tudo o que conheço do PNSAC...pois sei que a quem vou partilhar vai usalo da mesma maneira do que eu...pra se divertir e não pra estragar trilhos!!!!;) e se possivel para irem abrindo mais os caminhos pra eu passar la numa proxima vez....hehehehehehehe
 

Rui Marçal

New Member
Ainda agora sai de Porto de Mós. Fui lá com a minha mulher e com a experiência dela é pouca foi um empeno de 29km e 550 de acumulado.

Saímos de Porto de Mós até ao radar da Marinha e depois descemos outra vez até Porto de Mós.

Estas serras são de tal maneira fantásticas que dá para tudo, até é ciclavel para os mais amadores se divertirem em segurança e fazer tudo sem desmontar.
 

diogo85

New Member
Boa Rui Marçal...uma vez levei uns colegas meus a fazerem essa volta...dois deles foi mesmo a primeira vez que andaram de bike....iam morrendo claro sem treino nenhum ir fazer logo um pico daqueles não e facil...mas conseguiram fazer tudo sem desmontar tb!!!...mas adoraram e ja andam-me a chatear a muito tempo pra repetir....
 

mlouro

New Member
A minha maior dificuldade sempre que "cozinho" os tracks para fazer no PNSAC é conseguir incluir tudo o que de bom ali há e numa distância entre 55 a 70 km; fica sempre algo muito bom de fora e no final o que costumo dizer é : " para a próxima fazemos aquilo e aquilo":wink:
Saio de lá satisfeito e de "papinho-cheio" mas sempre com a ideia da próxima.
MLouro, somos vizinhos ? És do Vale de Santarém ou arredores ?:cool:

Pode-se dizer que somos vizinhos porque partilhamos o quintal, mas moro mesmo é em Santarém :p Temos que combinar aí qualquer coisa com o pessoal da zona!
 

Rui Marçal

New Member
Eu vou pedalar com o Marco Louro amanhã com arranque em Porto de Mós.

O percurso a fazer está mais abaixo. São cerca de 65km com um acumulado de 2000m. É previsto pedalar até às 17h30m pois não andamos assim tanto, lol. E temos fotos para tirar e umas sandes para comer.
 

Nozes

Active Member
Pena essa volta não ser na 3ª ou na 4ª,senão tinham de aturar mais um ;)

Fico à espera dessas fotos,e da entusiamante descrição,amigo Rui!
 

mlouro

New Member
RAC-PENAS, vamos sair às 9h do Intermarché de Porto de Mós.. quem quiser aparecer é bem vindo obviamente, mas convém virem "prevenidos" pois isto é percurso para nos durar o dia quase todo :)
 

Rui Marçal

New Member
RAC-PENAS,

Estamos a pensar sair de Porto de Mós, do parque do Intermarché por volta das 9h.

Aparece. Como é para o dia todo vou levar bastante água e até uma bucha para ir comendo...
 

mlouro

New Member
Mas que belo empeno hoje.. 71km e 1900m de acumulado.. os últimos kms já foram feitos a muito custo e quase de noite, mais o que vale é que era mais a descer que a subir. Grande dia de BTT, muito sol, pouca humidade, singles até mais não e subidas do melhor que se pode apanhar :)


Saímos por volta das 9h15 na companhia do Rogério, e fizemos a parte inicial da subida da pragosa, mas depois acabámos por subir pelo lado de Alqueidão da Serra.


Ainda no estradão, antes de entrarmos no super single do Alqueidão


O single de Alqueidão é algo de especial, vale a mesmo a pena visitar.. é técnico q.b. para nós, e o vale é bastante bonito. É para os favoritos.
Daqui subimos para Casais de Vales por alcatrão, e depois para o Covão de Oles por um trilho que vai ao longo da encosta do single.
Até Pia de Urso apanhámos vários singles, incluíndo o famoso carreiro do pisco, e começámos a perceber o porquê de tanto acumulado.. O Rogério dizia que parecia que as subidas tinham sido escolhidas a dedo, mas no google earth parecia tudo plano..foi erro humano :)

Na Pia de Urso subimos até aos moínhos para apanhar o percurso pedestre da "Rota dos Moinhos".. fizemos um single espectacular a subir, e quando chegámos ao topo dos moínhos seguimos pelo percurso, mas aqui apanhámos o grande "engano" do dia e tivemos que carregar as bikes à mão durante uns 200m pois o percurso era mesmo só pedestre..



Moínho rotativo em Pia de Urso



Vista do alto dos Moínhos


Daqui seguimos para Barrentas e depois alvados com mais uns singles curtos mais divertidos pelo caminho.



Os animais no PNSAC não vivem nada mal


A subida do Alto de Alvados para a estrada das grutas é das mais duras que apanhámos, e depois vem um single algo técnico com laje e alguns drops até ao alcatrão, mas antes do final cortámos para a direita para um single que volta novamente até ao Alto de Alvados para fazermos o aquecimento para a descida da diagonal



Vista do final da Subida do Alto de Alvados para as grutas



Parte final do Single da zona das grutas para o Alto de Alvados


Daqui passámos pelo trilho do castelejo em direcção ao Patelo.. nesta altura os km's já pesavam e a motivação não era muita, mas só desmontámos uma vez :)


Uma prespectiva diferente do Patelo


Desta vez evitámos o estradão e cortámos à esquerda no final do Patelo para seguirmos sempre junto à Costa de Alvados.


Trilho da Encosta de Alvados



Vista sobre o Vale da Canada


São alguns km's entre muros de pedra como não podia deixar de ser



Vista sobre o castelejo


Seguimos então pela diagonal da encosta de Alvados, e já se estava a fazer tarde, e depois fomos pelos singles da encosta que tinhamos feito da última vez, mas agora em sentido contrário.



"Quase" final da diagonal..


E de fotos ficámos por aqui.. chegámos a Porto de Mós às 17h30 com 6h30 a pedalar (8h15 no total). Para a semana há mais :)
 
Top Bottom