Pneus largos e aros finos

claudiop

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Boas pessoal!

Sou o dono de uma xpro 9, da berg, e visto que os actuais pneus estão gastos, gostava de lhe meter uns mais largos, tipo 2.35.

A minha dúvida surge no seguinte: como os aros são estreitos, o pneu sendo largo vai ficar arredondado não é? é que assim nao presta......

Aqui segue uma foto dos aros:
dsc00463w.jpg


Estava a pensar nuns TIOGA FACTORY DH 2.35, que sao quase da largura de uns 2,5 normais......

Estes actuais pneus ja estao muito mais gastos, e sao 2.1


cumps e ajudem sff

boas pedaladas
 

Biker_Boy_RR

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A medida dos aros é "universal" ao colocar os pneus mais largos tens de ver se eles cabem no quadro!

Um pneu arredondado não presta? :shock: é precisamente o contrário um pneu arredondado dá muita tracção a curvar coisa que um quadrado é para esquecer é só olhares para os pneus das motas!

Fika bem RR
 

ze_zaskar

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As medidas dos aros não são universais, isso é completamente errado. Existem aros mais estreitos , de xc, que giram à volta dos 18mm, e que suportam bem pneus ate 2.3. Mais do que isso e o pneu fica com um perfil diferente, não ideal para um bom comportamento. Acontece que um pneu de, por exemplo, 2.5, vai ter esse perfil redondo num aro largo, de FR ou DH. Quando se monta esse pneu num aro de xc, vai ter tendência a ficar apertado, pelo que o perfil do balão do pneu, em vez de circular, fica mais oval. Havia um nome para este efeito, mas não me esta a ocorrer.
 

Biker_Boy_RR

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Ok, peço desculpa pensava que a medida fosse "universal" mas na grande maioria dos casos, Tirando os DH's e FR's, anda "toda gente" com a mesma medida não?

Sim claro que depois do que dizes isso tem lógica, estou familiarizado com esse efeito pois nas motas o mesmo sucede meter um 190 no lugar de 180 faz com que seja mais difícil inseri-la numa curva e parece que já vamos no limite mas ainda temos uma margem de manobra para curvar, isto se houver fé lool :lol:

Será que nas bicicletas esse efeito é tão perceptível visto andar-mos no mato e sempre ao solavancos ?

Fika bem RR
 

Mox

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Biker_Boy_RR said:
Ok, peço desculpa pensava que a medida fosse "universal" mas na grande maioria dos casos, Tirando os DH's e FR's, anda "toda gente" com a mesma medida não?
?

Não ... se fores ver , de marca para marca e de aro para aro varia um bocado . por isso e que antes de se comprar um aro se deve ter atenção ao que se quer , e nao so a se e bonito ou se o vizinho tem igual :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Jorgex

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Normalmente os aros de XC tem 23mm de largura e acreditem que + 1mm ou -1mm faz muito diferença na resistência do aro (se é ou não box, se tem 1, 2 ou 3 câmaras) e na abertura do pneu.

Eu tive uma má experiência com pneus 2.5" em aros de XC: eu travava, a roda parava e o pneu "torcia" um bocado. Ao fim de várias travagens, o pneu decapitava a válvula da câmara de ar.
Lá tive que comprar o Mavic 321 para acabar com este drama!
 

claudiop

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Era mesmo isso que eu nao queria que me acontecesse......

entao parte de um principio que cabe no aro, certo? isto é claro sem ficar totalmente arredondado, pois senao so gasta no meio -.-'

no quadro tambem cabe. Estes TIOGA sao esquisitos mas gosto deles. Se nao estou enganado, o 2.35 é da largura de um 2,5 normal.... lol


cumps
 

Biker_Boy_RR

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Jorgex said:
Normalmente os aros de XC tem 23mm de largura e acreditem que + 1mm ou -1mm faz muito diferença na resistência do aro (se é ou não box, se tem 1, 2 ou 3 câmaras) e na abertura do pneu.

Eu tive uma má experiência com pneus 2.5" em aros de XC: eu travava, a roda parava e o pneu "torcia" um bocado. Ao fim de várias travagens, o pneu decapitava a válvula da câmara de ar.
Lá tive que comprar o Mavic 321 para acabar com este drama!

Olha que lixado ter de comprar uns Mavic 321 loool ( a menos que tenha sido um downgrade :roll:)

Isso também não podia ser pouco ar na câmara ou uma câmara que não fosse adequada a pneus tão largos?


Fika bem RR
 

Jorgex

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Sinseramente, nem sei porque faço tantos reviews:
Submitted by Jorgex a Weekend Warrior from Almada, Portugal
Date Reviewed: September 13, 2006
Duration Product Used: 1 Year
Price Paid: $35.00
Purchased At: LBS
Strengths:
-light tire for 2.5 (772 g)
-great on sand
-normal wear resistence even under mono m4 braking
Weaknesses:
-it's not 2.5, more like 2.3 (62-559)
-total disaster on thick mud and dog dropings(it's hard to avoid them with diesel)
Similar Products Used:
Continentals, Huchinsons, Maxxis, Michelins, Nokians, Panaracers, Ritcheys...
Bike Setup:
Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel 100mm(oem),Hope M4 disc brake, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r)
Bottom Line:
This review is for Diesel Protection.

-Diesel, front:
This one excels gravity in everything.
Light(for a 2.5) and extremely confortable. Cuts throu corners and gives a great brake control. Good price and it fits on small forks like Manitou Axel. Side walls seems to be solid enouth although puncture resistence appears to be weak agains stings and snake bites @2.5BAR. I see no protection in this "Protection" version.

-Diesel, rear:
Never tried and i think it does not fit in the frame.

In the end:
You may have to buy a new rim because every time i used Diesel on not so wide Ritchey's Rock WCS(23mm) this tire starts to spin around the rim causing the tube to tear off the valve. I bought mavic 321(28mm) just for Diesel.


Diesel is equal to Maxxis HighRoller 2.3 dual-ply 60a except it's bigger and it's half the weight.
Good for endurance and unknown trails.
Value Rating:5Overall Rating:5
 

ze_zaskar

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Atenção a essas medidas de largura dos aros. Quando falei em 18mm, referia-me à largura interna do aro, que é a importante para estas coisas.
O efeito mais visível na condução de se usar um pneu demasiado largo para o aro é que ele vai ter tendência a oscilar lateralmente nas curvas. Basicamente, é aquilo que o Biker Boy descreveu sentir nas motas.
:wink:
 

claudiop

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Bolas

la vou ter de gastar uns €€ nuns aros novos......

(já agora: ve-se muito pessoal com os RODI EXCALIBUR DH. São mais ou menos resistentes? como rondam os 28 €.....)



cumps e boas pedaladas
 

MRocha

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Por esse preço arranjas uns mavic ex325 que pesam 700gramas. Esse deve ser tambem o peso dos rodi, mas os 325 são mais resistentes e há muito pessoal que faz DH e FR e só quer 325. São bastante pesados, mas são baratos e aguentam bastante porrada, pelo que não pensas na carteira quando fazes grandes drops ou te mandas em vôo por um lanço de escadas abaixo. Mesmo que o aro ganhe umas dentada nos flancos dá para continuar a andar e quando forem para o lixo o prejuízo não é muito.
Os 321 já são bastante mais leves e resistentes qb.
Os 721, apesar de recomendados para DH, são razoavelmente leves, mesmo para fazer bastantes Km numas voltas estilo XC e usam alumínio Maxtal, como os DeeMax, pelo que a resistência não é problema. O preço é que já não é tão convidativo.
 

claudiop

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Vou optar pelos mavic 321, mas vou esperar mais um tempito porque agora tenho outros investimentos em vista :lol:

Nao me vale a pena tambem meter uns deemax ou assim porque os meus cubos tambem sao fracos (deore 525 acho eu....)

em todo o caso obrigado a todos pelas opinioes

já agora: nao há estes mavic 321 brancos ou amarelos? era mais bonito :p.......


boas pedaladas
 

350plus

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Antes de pensar em comprar aros novos... eu experimentava...

Isto dos pneus e das dimensões é sempre muito relativo, cada fabricante têm os seus estilos de "bead", dimensões reais, composto de borracha... etc... Para obter resposta concreta só mesmo experimentando.

Mete lá os pneus que queres. Se vires que o pneu roda, ou que o perfil fica estranho, muda de aro. Esta abordagem fica-te sempre mais barata.
 

claudiop

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350plus said:
Antes de pensar em comprar aros novos... eu experimentava...

Isto dos pneus e das dimensões é sempre muito relativo, cada fabricante têm os seus estilos de "bead", dimensões reais, composto de borracha... etc... Para obter resposta concreta só mesmo experimentando.

Mete lá os pneus que queres. Se vires que o pneu roda, ou que o perfil fica estranho, muda de aro. Esta abordagem fica-te sempre mais barata.

Ora la ta uma boa ideia..... bem visto!

Até porque eu penso que eles cabem no quadro mas... nunca se sabe. Vou ver s arranjo alguem conhecido com uns para experimentar e logo se ve....

Cumps e boas pedaladas
 

ze_zaskar

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Eu cheguei a rodar bastante tempo com um pneu de 2.35 num aro de 18mm, e não tinha problemas. Recentemente também usei na minha 29er um pneu de estrada 28c num aro com 22mm, sem problemas também. Tal como foi dito, experimentar primeiro é a melhor opção.
:wink:
 

Jorgex

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Mas ze_zaskar, há pneus 2.35" com 54-559 e há os meus 2.35" com 60-559...

É o caso do HighRoller da Maxxis e da Michelin Mountain A.T., respectivamente.
 
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