Aqui fica um extrato de umas dicas(não sao da minha autoria) para quem gosta de arriscar....penso que deve ser de alguma relevancia para o topico....
Com as lixas 220 e 360 e 400, lixe o quadro por completo inclusive nos cantinhos e por cima da solda. Não pode ficar nada, nem tinta nem o fundo da pintura anterior.
Com as outras você dá um "tapinha" são lixas de acabamento a 1200 por exemplo parece um papel ao toque dos dedos mas deixa a superfície perfeita pra receber a pintura.
Pra lixar, sempre mergulhe a lixa num baldinho d'água, toda vez que ela começar a secar.
Ao toque dos dedos você percebe onde não lixou.
A pintura você pode fazer, ou mandar no funileiro. Se optar por mandar pintar, entregue a peça preparada para um funileiro, explicando que é só pintar, e negocia o preço, pois o que dá trabalho é preparar a peça. Para ficar bom deve-se pintar e envernizar. Se for colocar adesivos, cole-os e depois envernize.
Se você mesmo for pintar, deve-se primeiro aplicar o fundo (tinta epóxi, ou ainda primer, aquelas de cor cinza ou cor da pele respectivamente) para então poder pintar na cor desejada.
O melhor é arrumar um compressor com revólver de pintura, mas se não conseguir, compre uma lata de spray na cor preferida. Arrume também um pouco de nafta líquida (desengordurante).
Com o quadro preparado lave-o com água a detergente e enxugue bem, depois pendure a peça (de modo que o suporte não atrapalhe a pintura da peça), embeba um pedaço de algodão em nafta e espalhe no quadro, marcando os locais para não se perder e deixar de passar em algum lugar, pois ela evapora muito rápido, a nafta serve pra eliminar qualquer resíduo de gordura da própria pele (que se ficar no quadro, vai fazer a tinta descascar rapidinho).
Preparada a peça para receber a tinta, coloque-a pendurada num local que não pegue poeira nem vento, nem caia insetos em cima.
Se não tem prática com pintura, pegue uma peça qualquer e dê uma treinada primeiro nos jatos e na distância. O correto é aplicar jatos intermitentes, ou seja, você não segura o gatilho direto apertado, você vai borrifando a tinta em jatos separados, o que evita da tinta escorrer.
Primeiro dê a camada de fundo. Depois, verifique na lata as instruções de secagem, normalmente 24 horas.
Depois de seco o fundo, agite a lata de tinta durante uns 4 ou 5 minutos, ou misture bem a tinta com a água raz se for usar compressor e revólver (seguindo instruções sobre a proporção certa conforme informa o fabricante).
A uma distância de 15 a 25 cm da peça aplique primeiro uns toques de tinta, você não começa pintando tudo de uma vez, só "suja" o quadro de tinta, para fazer a base, entendeu? Jogue só umas borrifadas em toda a peça, espere uns 5 a 8 minutos e então aplique o que vai ser a camada da pintura mesmo. Aplique o mais uniformemente que puder, mantendo a distância do spray sempre igual, em "demãos cruzadas" ou seja: primeiro você pinta a peça sempre em diagonal para esquerda e depois para direita (ou vice versa).
Acabando de pintar, deixe descansar de um dia para o outro. Repita a operação aplicando mais uma camada de tinta, não se esqueça de "quebrar o brilho" com lixa 1200, senão descasca tudo.
Se for aplicar verniz em lata ou usando revólver antes de começar a aplicar, você deve lixar a pintura que fez com a lixa 1200, para tirar o brilho da peça, senão o verniz também descasca.
A peça deverá estar completamente opaca para receber o verniz. Então aplique, também em demãos cruzadas de verniz (conforme explicado acima) e deixe de novo de um dia para o outro para poder montar a bicicleta
PRONTA A MONTAR