PF Ajudem -Perda de Força, motivação, e muito peso

Boas medroso,

Bem também tens razão no que dizes e bem :) Num clube já eu estou... Quanto ás corridas, achas que melhora muito? Tipo ir correr?

Cumps
 

Carlos Bravo

New Member
Na minha maneira de ver um dos problemas reside no peso, eu tenho 83kg e meço mais 11cm (1.83) que tu, ou seja, pesas muito para a idade e altura que tens. Antes de começares já a treinar para campeonatos tens que pensar em emagrecer com uma dieta saudável e com algum treino. Eu em 09/2011 pesava 108 kg e tinha 27 anos, por isso a tua tarefa será mais facilitada. Atenção que treinar todos os dias pode não ser uma solução e sim um problema, porque o teu corpo vai entrar em falência física e em vez de estar a progredir acontece precisamente o contrário, experimenta dia sim dia não e vê como te sentes!! Força!!!
 
Sim, tem toda a razão Sr.Carlos. Mas isso já comecei a controlar... Controlar a boca. Mas espero que até ao Natal tenha o peso ideal para mim ;) Mas ao mesmo tempo da dieta queria treinar para ajudar a emgracer e ao mesmo tempo conseguir evoluir. Vou seguir esse conselho do treinar dia sim, dia não ;) Ontem e hoje já treinei, amanhã descanso (talvez)... Mas que tipo de treinos me aconselham fazer? Também tenho dificuldade a controlar isso porque eu só me foco nas subidas e acho que estou a focar demais nisso.
Obrigado a todos ;)
 

vaspsy

New Member
Então André.... Para as subidas o que conta é o peso, quanto menos melhor sobes, portanto é uma má ideia treinares subidas e muito menos paredes. O que precisas de treinar é rolar em estradoes muitos e muitos kms, em pulsaçoes baixas (pesquisa por zonas de treino), comprar um relogio pulsimetro ou banda fc seria uma boa ideia.
Depois com o tempo, o teu andamento vai melhorando, não penses que é num ano que tudo acontece. Tens de dar tempo ao tempo. O mais importante é aprenderes a gostar de andar e não sentires na obrigação de andar... tudo desenvolve naturalmente.
Não menos importante depois dos Passeios Domingueiros tens de treinar a meio da semana, 1 hora ou 2 fazem milagres.

PS: O estranho é eu dar-te estes conselhos via net, porque sou teu companheiro de pedal.. LOL
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

TUDO que seja movimentar o corpo é exercício físico. Faz bem ao corpo e à mente. Dia sim dia não fazes um treino mais "pesado", nos dias de descanso, podes caminhar... uma horinha certinho..... ;)

Ando na casa dos 80kg já há anos. Tenho 36 anos e tenho +/- a tua altura, e não é por ter 80kg que não subo o que é possível subir numa bike. Tenho é já alguns aninhos disto..... sei controlar o esforço.... se não for mais rápido é mais calmo, lá chego onde quero (seja num passeio de 50km, numa ultramaratona, ou até um EXTREME). E contigo será precisamente o mesmo. Não podes é stressar. Esquece lá a competição pura (pelo menos para já), e acima de tudo diverte-te. Com o passar dos TEMPO, o teu corpo ensinar-te-à tudo direitinho. Daqui a uns tempos diz-me algo. ;)
 
Boas,

Vou seguir os vossos conselhos ;) E aproveitar a ajuda do meu colega do pedal (Vasco) que percebe bem desta matéria :) Mas também como estou de férias acabo por ficar aborrecido em casa e vou andar, tenho ido todos os dias, mas hoje se calhar é descanso... Amanhã é andar de bike certamente. A competição vou deixar para o fim de 2014 e depois vejo se estou pronto para isso ou não ;) Mas posso sempre ir competir, nem que seja só para me motivar mais e aprender o que é uma competição a sério..:
Abraço
 

Ismas

Member
Já tens ai bons conselhos.

O coração com o tempo vai se adaptando ao exercício físico, e deixa de necessitar de tantos batimentos para atingir um determinado nivel.

A alimentação é um ponto fulcral na saúde, e tens de bater muito nessa tecla.

O exercício é algo muito importante para o nosso bem estar, mas cuidado com os excessos, tenta não ultrapassar certos níveis de pulsação, que podem comprometer a tua saúde.

Boa sorte
 
Boas,

para alem do que já te disseram, compra um pulsómetro, de preferência um que te de para além da pulsação instantânea, a pulsação media, penso que é uma boa ferramenta, principalmente para quem quer levar isto um pouco mais a serio.
o tipo de treino também muda consoante o tipo de BTT, xco xcm etc
 
já deves ter visto, mas aqui fica;

Segue estas dicas: Calcula a frequência cardíaca máxima: FCMax = 208 – 0,7 x idade (anos)
Estabelece a tua frequência cardíaca de repouso medindo os batimentos por minuto (bpm) durante uma semana logo ao acordar.
FCtrabalho = (FCmax – Fcrepouso) x % intensidade pretendida
Zona base (50-60%): esta é a intensidade em que deves aquecer, fazer o retorno à calma e os treinos de recuperação. Chamam-lhe a zona queima-gordura porque os ácidos gordos são o principal combustível nesta intensidade.
Zona de resistência (60-75%): estarás a trabalhar a tua endurance, é o teu ritmo para treinos longos e rolamentos intermédios. Ainda consegues conversar mas não falar pelos cotovelos.
Zona limiar (75 a 85%): melhoras o limiar anaeróbio, estás na intensidade certa para treinos de ritmo e para uma prova. Numa prova mais longa podes não passar dos 75%, numa prova curta como os 10km, podes estar sempre nos 85%.
Zona máxima (85-90%, 100%): no BTT é provável que ultrapasses os 90% em algumas zonas do percurso mas não é tão frequente acontecer na corrida. Esta é a zona das séries, do trabalho de rampas e do sprint para a meta. O principal combustível é aquele gel que acabaste de tomar há menos de 10 minutos

em relação aos pulsometros tens vários, aqui fica um cardiofrequencimetro POLAR FT1
 

JoaoPeixe

New Member
Também ando numa fase dessas, mal faço um esforço sinto logo o coração a disparar e quando estou parado (depois de dar uma volta de bike) as bpm estão sempre 115-120bpm...e sobem e descem, sobem descem...já fiz um eco e um electrocardiograma e deu tudo bem, vou agora fazer um exame de esforço porque ando com medo disto, porque antes a rolar andava nas 115bpm e parado estava nas 80-77bpm e agora mal começo a pedalar vou logo para as 125-130bpm's!!!
 
Nabodopedal achas que esse Polar FT1 é bom para mim? Dá para eu ver o quê com ele=

E JoãoPeixe, estás um pouco como eu... talvez podes fazer como eu. Apanhar um ou dias de descanso a 100% e depois treinar dia sim dia não com pulsómetro e treinar por zonas (tal como o Nabodopedal, referiu em cima) Assim que tiver pulsómetro vou fazer isso ;)

Cumps
 

Ismas

Member
Amigo Nabodopedal, podes me explicar a FCtrabalho?

por exemplo, tenho 22 anos e a FC repouso é 55bpm

cumprimentos
 

Insignia

Active Member
Boas, Nabodopedal, esses valores em percentagem são com referência no valor de frequencia cardiaca máxima??
Por exemplo, com a FCmax de 198,2- Zona limiar(75%-85%)-148,65bpm-168,47bpm
Está correto??
 
Top