Pessoas nas ciclovias

xbiker

New Member
Anshelm said:
Boas.
Na minha opinião, o problema reside no Português, (eu sou português e faço QUASE :mrgreen: o mesmo que toda a gente) sempre a atalhar! :evil:
Ora vejamos...qualquer um de nós tanto circula (a pé, ou por vezes de bike - whatever), pela direita outras pela esquerda :mrsock: dá sempre confusão. Um bom exemplo disso é as escadas rolantes, quer dizer um gajo está com pressa, ou não quer ir à boleia (se é que me faço entender), e tem que gramar a pastilha :mrsock: porque as pessoas apinham-se em grande algazarra.
Se toda a gente (enquanto meros peões) respeitasse a regra da DIREITA (em Portugal) ou ESQUERDA (Inglaterra), nada disso acontecia.
Por exemplo o metro em lisboa é a algazarra do costume, uns a subir pela direita e esquerda, outros a descer no mesmo sentido :tungas:
Não há é bom senso, e acima de tudo as gentes de Portugal não estão habituadas a facilitar a circulação.
Enquanto isso não mudar, meus amigos, não há hipótese.

Isso é porque o Português não foi educado a ser civilizado e a viver com a comunidade... Porque para quem não sabe, em Londres nada disso acontece! Eu fui a Londres à +ou- um ano com o pessoal da minha turma mais uns stores, e lá nada disso acontece... no metro quando é para subir ou descer aquelas escadas rolantes enormes, tinha-mos de ir todos encostados à direita, para que quem vai com pressa ter espaço para passar. :D
Aqui em Portugal, as pessoas têm o passeio e vão pela ciclovia e nós se quiser-mos temos de passar por cima... De tal forma que eu numa das minhas primeiras voltas, na ciclovia mais o meu pai, tivemos de travar em cima de um casal de adolescentes para eles perceberem que nós estava-mos ali e ainda gozavam, pelo menos o rapaz,porque ela ficou toda assustada, e ainda bem, pode ser que aprenda que tem um passeio mesmo ao lado e que pode usar! :evil:
Quanto ao metro de Lisboa não vou referir, porque usei-o uma vez, e não foi e em hora de ponta... :mrgreen:
 

Batistuta

New Member
Viva!
E o mais engraçado é que as x pedimos licença e dizemos e estão no caminho(educadamente), e ainda refilam!!isso é que é mt giro!:choneh:
 

Álvaro_N

New Member
Nas escolas não existe uma disciplina com o intuito de incutir alguma formação nesse aspecto, ou seja, algumas regras básicas de como as pessoas se devem comportar na estrada como peões, como condutores, como simples transeuntes que passeiam em locais com várias vias reservadas a diferentes tipos de utilização...

Penso a grande "culpa" dessa falta de respeito e/ou atenção se deve a isso...

Eu quando vou para ciclovias ando sempre na defensiva em relação a peões, dou-lhes o beneficio da duvida, pois também quando vou para esses locais vou numa de descontrair e não para fazer quilómetros ou treinar... Quando quero andar sem ser "a brincar" vou para o mato ou então circulo na estrada, até porque pago seguro, posso portanto usufruir da estrada quando bem entendo, respeitando as regras, como é óbvio...

Abraço..


acho que nas escola publicas existe, uma disciplina chamada FORMAÇÃO CÍVICA....
 

markpainel

New Member
Pessoal moro na costa de caparica e existem aqui algumas ciclovias mas o problema é que estas servem na maior parte das vezes de estacionamemto para os carros e no verão então ainda é pior carros pessoas a circularem nelas enfim é o caos
 

salgado52

Active Member
Existe aqui na Figueira da Foz uma ciclovia que vai até ao Cabo Mondego onde existe um passeio bem largo mesmo ao lado da ciclovia,mas acreditem isto especialmente ao f.d.s.as pessoas preferem circular pela ciclovia do que no passeio,não dá para acreditar mas é a mais pura das verdades,o tuga é mesmo assim, não vale a pena as pessoas não mudam a sua mentalidade infelizmente.

Cumprimentos

JAndrade
 

Kamoes

Active Member
É impressão minha, ou a Ecopista aqui de Torres Vedras é das únicas onde não há problemas? :mrgreen:

Ciclistas vão uns pela esquerda, outros pela direita, ás vezes a pares, mas há sempre o bom senso e a regra do ir pela direita quando se apanha alguém em sentido contrário. Peões é raro apanhá-los, lá um ou outro que vai a correr mas pronto, deixá-lo ir no treino dele! Vai mais seguro aqui que na estrada, sem dúvida!

O problema foi agora as chuvas, uma boa parte junto ao rio já está destruída, mas a Câmara já andou a repor piso... menos mal.
Pena uma das partes junto ao rio ter ruído e onde dantes podíamos passar aos pares, agora só passa um e já é mal... Dos 2 metros e meio que tinha a passagem, agora tem 1 metro, se for.


Mas a Ecopista está mais que aprovada! O pessoal tanto andam lá os rápidos como os lentos, ninguém se chateia nem há problema.

5* :mrgreen:
 
Last edited:

Álvaro_N

New Member
Kamoes, a ecopista de Torres Vedras não é a única, onde não há problemas. A Ecopista de Óbidos, também está muito bem construida, faixas muito largas, até dá para ir ciclistas de um lado e do outro, e os peoes na direita!! É MUITA LARGA!!! recomendo a todos que vão experimentar esta ecopista, que também tens uns trilhos 5*!!!
 
Um pista de cicloturismo pode ser muito larga, mas com certos frequentadores não é isenta de problemas! No caso da pista mais perto do meu local de residência, que frequento muitas vezes, esta tem perto de três metros de largura e 2 faixas de circulação (1 em cada sentido), delimitadas por traços longitudinais descontínuos a separar as faixas!

Mas já me aconteceu algumas vezes ter que sair da pista e entrar pela areia da floresta, para evitar choques frontais, mesmo em rectas com visibilidade, porque há gaijos que vêm em grupos de 3 ou 4 lado a lado, a ocupar toda a largura da pista em ambos os sentidos! Uns não abdicam de continuar lado a lado, e outros vêm distraídos a conversar com o colega do lado, sem olhar para a frente!

Há uns 8-9 anos, aconteceu-me um caso caricato, em que vinham de frente 2 senhoras jovens acompanhadas de um "machão brutamontes", já conhecido aqui na zona, do futebol distrital! Vinham os 3 lado a lado, com o gajo de fora e aquele troço da pista era em recta prolongada! Eu ia encostado à minha direita! Mesmo assim, o gaijo veio direito a mim, forçando-me a sair da pista! Penso, embora sem certeza, como é óbvio; que o tipo resolveu fazer aquilo que os americanos chamam de "play chicken", para se exibir para as "garinas" dele! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Last edited:

Álvaro_N

New Member
Concordo contigo Bruno E. Santos, mas a ecopista em Óbidos é larga, tal como a onde tu pedalas, mas pelo menos na ecopista de Óbidos o pessoal, tem noção das regras, nunca tive nenhum problema. Mas também não há muito pessoal a passear por lá, e só pessoal do BTT!!
 

pepelento

New Member
Pois, infelizmente existem pesoas assim. Eu por aqui na terrinha não tenho grandes razões de queixa, salvo uma vez que tinha 2 putos no meio da ciclovia, viram-me e deixaram-se estar na maior... eu também não me estive para chatear e passei à volta.

Esses brutamontes são engraçados, o pior é se em cima da bicla vem algum mestre 2º Dan em Shotokai com mau feitio :D lá ficam a fazer figura de ursos em frente às garinas
 
Last edited:
Por aqui, mais de 99% do pessoal velocipedista também respeita as regras de circulação! Os casos extremos que referi, são mesmo isso, extremos e muito raros, e apenas me aconteceram umas 4 ou 5 vezes! Só que normalmente estes sustos permanecem mais facilmente na memória! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
no caminho pedonal vila franca de xira a alhandra acontece o mesmo poucas as pessoas que respeitam os ciclistas andam quase todos lado a lado ocupando as duas faixas da pista. só mesmo os pais com filhos pequenos têm a tendencia por respeitar os que vêm de bicicletas.
 
ao que parece,mas nao tenho a certeza, fizeram as ciclovias para as bicicletas na marginal a caminho de cascais e pelo vistos proibiram agora as bicicletas de lá andarem. que belo país este.
 

sacola

New Member
Temos que compreender os peões...
A maior parte dos passeios ou estão esburacados ou cheios de merd* de cão por isso só lhes resta as ciclovias!! lol
Agora mais a sério: Também me irrita principalmente quando ocasionalmente tenho que ir ao centro da cidade de Lisboa ter de fazer slaloms a peões e alertar constantemente a minha presença. É fatal... Aquele tapete vermelho parece mel!
 

gibasbike

New Member
Boas pessoal do pedal!!! Não li os tópicos todos mas aproveito para deixar a minha opinião, talvez angustia: De facto o nome fala por si..CICLOVIA, não sou invejoso, nem quero uma pista só para mim, mas porquê não haver um pouco mais civismo....por ex: foi criada uma ciclovia no Guincho, muito boa por sinal, do outro lado da via um passeio pedonal, e o porquê dos peões encherem a ciclovia de forma a que a camara municipal tenha já dividido a ciclovia ao meio!!!!! o porquê de toda a linha junto ao mar ( chamado de paredão) ser proíbido às bikes, porquê ter que fazer uma marginal de Cascais a Lisboa sempre junto aos carros....Um abraço a todos boias pedaladas, e esperamos que algumas leis mudem
 

snowbike

New Member
...Também me irrita principalmente quando ocasionalmente tenho que ir ao centro da cidade de Lisboa ter de fazer slaloms a peões e alertar constantemente a minha presença. É fatal... Aquele tapete vermelho parece mel!

É por essas e por outras que no outro dia fiquei com uma pessoa pendurada no meu guiador :fpalm:

Na nova ciclovia entre Belém e as docas também é normal andarem pessoas a pé/correr. Como já estou habituado a isso (infelizmente) sempre que passo por alguém que vai no mesmo sentido que eu, tomo precauções para evitar azares, mas quando as pessoas vêm em sentido contrário parto do principio que vêm com os olhos abertos e me vêem. Então a situação que me aconteceu foi à umas semanas ao fim do dia. Ciclovia quase vazia excepto umas pessoas que vinham a correr em sentido contrário mas que iam no seu lado "da faixa de rodagem". Como já era de noite, vinha com o meu farol da frente ligado no modo intermitente. Vinha a um ritmo interessante (vento pelas costas) e confiante que os "atletas" me tinham visto. Bom, quando estava quase junto a eles (5m de distância) um deles "lembra-se" de se desviar para o meu lado da ciclovia. Só tive tempo de gritar um palavrão e travar a fundo. Roda traseira bloqueada e quando finalmente a bicicleta parou tinha um atleta pendurado no meu guiador :hahaha:
Pediu-me imensas desculpas a dizer que não me tinha visto e ambos seguimos viagem. Juro que assim que parei pensei: "Fod..-se, atropelei um cego :shock:" Felizmente não era cego, era só desatento e fez-me uma pega de caras tipo tourada (a minha bicicleta tem "cornitos" :lol: )
 

gibasbike

New Member
Boas!! O relato é interessante, mas neste caso valeu o bom censo de um bttista....um atleta a pé circulava na ciclovia....tudo bem para nós não nos faz diferença, poderemos pensar mas fica para nós, agora imaginem que rolavamos num paredão, e por algum acaso tocavamos em alguém......seria de lamentar tal peixeirada, como já me aconteceu no Estoril, numa manhã chuvosa, em que o nevoeiro dominava na Marginal, e eu mais o meu parceiro, optamos por circular pelo paredão seria mais seguro.....mas ao pedir licença porque um grupo ocupava quase tudo, saltou uma senhora que devia ter dormido mal.....e foi o descalabro, as palavras, muitas ficaram-me presas por alguma educação....enfim continuámos e foi o melhor que fizemos.......´daí defender o bom censo, e a educação cívica.....que me importa a mim que circulem numa ciclovia, desde que deixem espaço para eu passar, até porque qualquer bttista que circule num paredão penso que tem muito mais respeito pelo espaço,.........do que própriamente o inverso...!!!Boas pedaladas,e poucas pegas de caras.....ou de costas...
 

dr_jivagos

New Member
Em Cascais na ciclovia do guincho é frequente fazer-se de tudo, desde bicicleta, correr, passear o cão, patins... enfim de tudo. Por um lado nem critico porque ali a maioria do pessoal de bicicleta segue pela estrada que é mais seguro pois a estrada até nem é muito concorrida tirando os fins de semana. Quanto ao paredão e como aqui referiram que nao se podia andar de bicicleta, li numa revista de cascais a dizer que iam reabrir o mesmo às bicicletas, com alguns condicionantes, mas iriam reabrir, pelo menos de inverno.`

Em relaçao ao mesmo assunto, posso-vos relatar algo que me aconteceu na alemanha, em colónia quando tive lá ha 1 ano e meio. Aquilo basicamente tem ciclovias por todo o lado, é uma cidade tipicamente para bicicletas, como berlim, copenhaga, etc. Ia eu e um amigo meu distraidos (nao percebemos que aquilo era ciclovia, pensavamos que era passeio) e passa pessoal de bicicleta e começaram logo a refilar (tambem foi em alemao e nao percebi nada lol). Depois mais a frente reparamos quando parou um autocarro e toda a gente saio do mesmo, que nao havia 1 unico alemao a por-se na ciclovia, ia tudo direitinho na parte do psseio de pedestres. Ou seja eles por lá cumprem à risca e estão educados para deixar as ciclovias para as bicicletas. Algo de engraçado tambem aconteceu no mesmo sitio quando ia passar uma passadeira com semafro, e ainda tava vermelho mas nao vinham carros de nenhum dos lados, eu passei como é normal se fazer por cá, e os alemaes ficaram todos a olhar feitos parvos com tal atitude...
 
Top