Pergunta técnica....acho

hrbc

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Ainda não percebi o porquê da tua duvida ou questão nesta situação Joana.
Senão vejamos, o objetivo era fazer a descida, e pelo que percebi ,fizeste, é certo que aos trambolhões, mas fizeste, logo não percebi o que está aqui mal.
As quedas é uma das coisas ás quais tens que te habituar, pois faz parte. Certamente vais lá passar mais vezes e não cairás mais vez nenhuma nesse local, e 5 km mais á frente vais cair num sitio que já passas-te dezenas de vezes sem problema.
O btt é 80% confiança no que estás a fazer, o resto é teorias e a prática que estás a adquirir, mas é a pedalar.
Deixa de pensar o que fazes bem ou mal deixa de olhar para os outros, importa és tu e confiares em ti e no estás a fazer, seja bem ou mal, confia em ti.
 

Joana Simoes

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@hrbc

Entendo perfeitamente o que me estás a dizer, mas por deformação profissional ou não, gosto de saber a teoria para aliar à prática....feitios :)
Confiança no mato não tenho nenhuma....ADORO mas ando sempre insegura. O que me vale é o espírito do "vamos embora e siga a marinha" e o bom humor.
Já li várias coisas que tenho seriamente de trabalhar, com tempo sim, com experiência sim, mas tenho de me focar.

Para a semana que vem, vou lá outra vez :) veremos como corre.
 

OPEN

Member
Boa noite Joana, desde já parabéns pelo espirito "betetista" que demonstras!

Creio que já falaram de aspetos muito importantes até aqui, quero salientar:

a pressão dos pneus;
a qualidade dos pneus;
a posição na bike;

posto isto, resta saber se podes alterar algo na geometria da tua bicicleta que te ajude a descer e a enfrentar esse desafios!?

Por curiosidade, no outro dia estava a falar com um colega sobre a agilidade e destreza em cima da bike, em situações de maior técnica e ele deu-me uma sugestão que passo a partilhar:

um corrida lenta...ora o que é isto? escolhes um pequeno trajeto (ex. 30m em terra batida com algumas irregularidades) e tentas fazer esse trajeto no maior tempo possível.

Vais ser obrigada a estar em equilíbrio o maior tempo possível!

Boa sorte para as futuras voltas e acredita que com a experiência vais evoluir bastante.
 

hrbc

New Member
Joana, tudo o que eu disse, ou quase tudo era bom que não leves em consideração, pois como deves ter percebido estava a meter-me contigo :p :p
Acima de tudo e para já, diverte te a andar de bicicleta... Não importa o resto, lembra-te que para já tudo vai sendo novo para ti, não queiras aprender tudo rápido.
 

Joana Simoes

New Member
@Open
Boa ideia!!! gostei da ideia!! quanto à geometria da bicicleta, não faço a mínima ideia do que falas....sorry

@htbc
Divirto-me e muito!!! Mesmo nas caídas há sempre risadas :D quero aprender tudo para ontem sim, por isso caio tanto lol
 

OPEN

Member
n entrando mto em pormenores técnicos, existem alguns aspetos que ajudam nas descidas...a frente da bicicleta pode ser elevada (subida):

uma suspensão com maior curso (partindo do pressuposto que a bicicleta tem suspensão) mas também é a opção mais cara;

um guiador mais largo e/ou com elevação dá-te mais controlo;

um avanço de guiador com alguns graus de elevação.

Um espigão de selim telescópico (sobe e desce) tb opção cara mas podes e deves sempre que fizeres uma descida desafiante baixar o selim "à mão"!

não imaginas a diferença de fazer uma descida com o selim à altura "normal" e com o selim o mais baixo possível!

na prática tem tudo a ver com o teu centro de gravidade em relação à bicicleta e à descida.

são algumas alterações que dpo com a experiência podes alterar novamente consoante as tuas capacidades!
 

Hardskin

Well-Known Member
Joana, só mais um cavaco para a fogueira, hehehe.
Por vezes, a melhor maneira de passar um obstáculo, é fazê-lo mais rápidamente possível.
Um volante com dimensões maiores, ajuda e muito. Para te dar um exemplo, o meu mede 740mm de ponta a ponta.
A questão da pressão nas camêras de ar, é muito importante. Pressão baixa= +aderência e +conforto.
No caso desses acumulados de areia que referes, é largar o travão e firmar bem o volante. Foi essa a técnica utilizada hoje, em trilhos desconhecidos e com bastante areia/terra solta.

Boas pedaladas e poucas quedas.:yeah:
 
Joana, já agora pressão baixa não é tipo 0,5 bar.. è baixa o suficiente porque se baixares muito a pressão, podes trilhar a camara de ar, o que se traduz num furo, normalmente duplo.
Explicando com mais detalhe:
Se tiveres pouca pressão no pneu e fores por exemplo, subir um passeio... a pneu exerce a força toda praticamente na quina do passeio e com pouca pressão o pneu não consegue manter-se firme e o que acontece é que o teu aro vai bater no passeio e o aro acaba por trilhar a camara de ar e como o aro tem 2 lados, a camara de ar fica com 2 furos...
Já me aconteceu várias vezes, por isso se ido que falo ;)
Tens de ver quando está bom, não te posso dizer a pressão que o pneu deve ter porque vai depender do teu peso... Tens de ajustar conforme achas que está bom para ti. Como já aqui foi dito pressão baixa = + aderência, + conforto, - velocidade . E não tenhas medo de esvaziar o pneu, por vezes tenho amigos meus que, por necessidade, esvaziam o pneu um pouco, a meio de uma volta porque sentem mais necessidade de ter aderência! Mas sempre esvaziar com cuidado ;)
Quanto á areia, vou-te deixar uma dica que já ouvi dizer, pelo menos é que se usa no motocross...
Na areia a roda da frente é tua inimiga... Metes o corpo para trás e baixas o centro de gravidade! Em local plano podes ter uma posição mais ou menos normal e na areia não mudes de mudança, evita isso, mete uma mudança que não seja demasiado leve nem muito pesada, uma intermédia. Vou-te deixar um video :D Roda da frente sempre com pouco peso para não enterrar
Podes ter noção disto (da questão de mudanças na areia) se fizeres isto:
Na lama, se andares na lama, quando digo lama é mesmo lama ahah ... e se tu tiveres numa primeirinha (mudança mais leve) vais dar umas pedaladas muito rapidas para andar um curto espaço e o que pode e provavelmente acontece é que ao fazer isto estás a transmitir bastante força para a roda de trás (mesmo não parecendo) e a roda vai patinar.. mas se mudares para uma mudança mais pesada e tiveres um ritmo de pedalada mais lento vais conseguir passar melhor na lama sem derrapar. Pelo menos é isto que a minha experiência me tem dito...
A pressão dos pneus baixa é bom para andar de inverno, pelo menos na minha zona ;)

Nada melhor que um video para teres uma boa noção... Isto é em plano, mas se for a descer acho que podes usar o que ele diz no video mas o corpo mais para trás
[video=youtube;gztBaBxWG4Y]https://www.youtube.com/watch?v=gztBaBxWG4Y[/video]
 

Joana Simoes

New Member
@Open
Isso já é muito técnico por agora. Mais tarde, um dia, veremos isso :)

@Carlosafcosta
Estes trilhos não são no Seixal. É onde costumo andar com o grupo de btt aos domingos, na Costa da Caparica/Cotovia/Pêra/Trafaria...essas zonas. Aqui no Seixal não conheço trilhos nenhuns, só faço estrada também.

@Hardskin
A minha dúvida neste post era de uma descida....ir o mais depressa possível, para mim é impensável lolol eu bem os vejo aos saltos e aos pinotes mas eu matava-me toda! Não tenho nem pouco mais ou menos, experiência para fazer descidas rápidas. Larguei o travão por segundos, a bike parecia um touro bravo!!! Apanhou uma velocidade uiiiii foi aí que começou o meu fim da descida loooooool

@Andre
Gostei imenso do video!! Relax....tudo o que não faço loooooool

obrigada a todos pelas tips ;)
 

edumad

Member
Olá Joana.

A descida era demasiado técnica para o seu nivel actual de capacidade no BTT, é óptimo que tenha a coragem de experimentar essas secções mais dificeis pois são elas que lhe forçam a desenvolver as competências. Desde que haja o minimo de bom senso e alguma sorte as "lições" vem baratas.

O grande problema da areia, especialmente para a descida é a perda de controlo da roda da frente. É sempre mais grave do que com a roda traseira. Com areia e por vezes lama pode acontecer da roda enterrar demasiado equivalendo a uma forte travagem. Pode também desviar fortemente a bicicleta lateralmente.
A bicicleta é mais dificil de equilibrar a baixas velocidades, especialmente com terreno irregular. Por isso é que muitas vezes é desejável deixar a bicla rolar em vez de travar demasiado. Podes treinar isto em descidas em que após a parte mais acidentadas (pedras, degraus, areia) haja espaço seguro para rolar. Podes travar nessa zona, depois de passares a parte mais técnica. Podes também treinar começando com descidas com menos inclinação e mesmo rolando no plano tenta andar muito devagar sem parar.
 

Joana Simoes

New Member
@edumad

Pois....aos domingos saio com o grupo, vou para onde eles me levam lol têm sempre o cuidado de escolher trilhos mais fáceis, mas ás vezes lá dou com coisas que me arrepiam :) já me disseram para desmontar e fazer a pé umas duas vezes, mas para mim é pior, porque ganho medo. Além de que irrita-me não tentar. Posso cair e é o mais provável lol mas prefiro isso do que não tentar.
Depois dessa queda fazem de maneira diferente...vai um à minha frente, eu passo e faço exactamente o que ele faz. Vai gritando para trás a dizer-me o que está a fazer, e vai outro atrás, que também me vai dizendo o que acha que estou a fazer. O da frente diz-me o que fazer, o de trás corrige-me :D
Àquela descida não voltámos mais, e sozinha não me meto em aventuras, porque se acontece alguma coisa....peço ajuda a quem??
Isso do andar em plano devagar já comecei a fazer, o meu problema de equilíbrio já está bem melhor :)
O problema de subir para a bike mantém-se lol não apanho o jeito mesmo!!! Que raiva!
 

Hardskin

Well-Known Member
Joana Simões, parabéns:cheers:

Sim parabéns, pelo grupo no qual estás inserida nas tuas voltas de domingo.
Por aquilo que relatas, não há duvida que estão lá para o que for preciso.
Com amigos assim só podes estar no bom caminho, e qualquer dia estarás tu a aconselhar boas práticas, nesta arte de bem pedalar.;)
 

Joana Simoes

New Member
Obrigada Hardskin

Sem dúvida alguma que são um grupo fantástico. O lema é "ninguém fica para trás....saímos juntos, chegamos juntos".
Estas voltas de domingo são softs, para pessoas como eu lol...mas aos sábados sei que eles apitam de outra maneira hahhahahha km e km....são saídas para pessoas já habituadas ao pedal.....um dia, lá chegarei ;)
 
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