29er Perder Peso!

duartep72

Utilizador Banido
Boas pessoal,

Venho pedir uma ajuda/opinião de como tirar algum peso à minha bicicleta.
Comprei uma Berg vertex 30, a qual tem um peso de 13kg e mais qualquer coisa. Eu sei que pelas alterações que provavelmente irei fazer mais valia ter ido para a vertex 50, mas o quadro desta 30 "matou-me!".
Queria tirar cerca de 6 Kg!! Calma, 4 desses Kg serão retirados ao meu peso (quero voltar aos 75Kg para 1,75m :D) e chegar +- aos 11kg e pouco na Vertex.
Vem equipada com 9 velocidades, alivio atrás e o maravilhoso acera à frente. Pedaleira Trutativ E400, travões Avid DB1, rockshox (não sei o modelo).

estou a pensar colocar 10 velocidades deore (desviador T/F) pedaleira Deore, manípulos Deore, cassete e corrente...Isto dá a módica quantia de €185
Pergunto se alguém tem a noção se isto irá chegar ou ainda terei que fazer mais algumas alterações. Ou seja, onde se pode perder peso na bicicleta mais facilmente (€)

Nota: Já troquei os pedais por uns 520, cortei um pouco o volante pois parecia uma Harley e as rodas neste momento são de estrada vittoria 700x28

Obrigado desde já
Paulo

 

SeteGu

Active Member
De origem a bicicleta (se for esta) tem 13,65 kg (supostamente em tamanho S e sem pedais)... com pedais (0,35 kg) dará à volta de 14 kg.

A minha está equipada com SLX/XT, quadro sub 1,7 kg, suspensão sub 1,8 kg e rodas sub 2,0 kg (e adaptadas a tubeless) e está a pesar +/- 11,8 kg.
Os pedais são os mesmos e são pesados.

Isto para dizer que para chegar aos 11 e poucos acho que com Deore, suspensão a mola (provavelmente com mais de 2 kg), com essas rodas (provavelmente com mais de 2 kg) acho que não se chega lá... nem perto...
Para tirar quase 3 kg (até aos 11 kg e pouco) acho que o mais provável é gastar-se, pelo menos, o que ela custou em nova (rodas, suspensão, transmissão, periféricos...).
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
Concordo com o setegu... a minha 26'' ( descrita na assinatura) com pedais... está com 12.2kg. Tem rodas levissimas (1645g), suspensão REBA... transmissão SLX/XT, Quadro aluminio triple butted. espigão de carbono e pedais de 285g... por isso esqueçe. Para a tornares sub 12kg, terias de gastar mais de 1000€ ;)
sub-11... enterras quase 2000€ - ou seja mais vale comprares uma coisa nova ;)
 

Lanwolve

New Member
Se quiseres fazer a coisa com calma o meu conselho é: gasta a transmissão primeiro e depois fazes o upgrade.

Entretanto em vez de somares a despesa da transmissão, monta uma suspensão nova que te vai fazer bastante falta e tiras logo peso. As rodas é outro componente a considerar, dependendo dos €€€, podem ser a prioridade ou não.

Que rodas é que a bicicleta tem?
 

duartep72

Utilizador Banido
Tem uns aros Berg vertex parede dupla, não tenho acesso a mais informação tal como o peso...depois tenho uns pneus vittoria randonneur 700x28 para fazer uns km`s em estrada.
Já vi que sem € não há milagres ;). Bom tem o lado positivo...mais peixe e legumes. os putos é que não vão gostar.
Ia tirar uma foto das rodas e dei com o pneu de trás montado no sentido contrário :fpalm:

Obrigado aos 3
 

jncunha

New Member
Também andei a fazer filmes em tirar peso à bicicleta. A minha deve andar nos 13 kg e no fim cheguei à conclusão que não vale a pena. Os ganhos são mínimos e a despesa nem por isso. A menos que estejas a pensar em comprar uma bike nova neste ou no próximo ano, não vale a pena comprar peças muito melhores. Só valia se as fosses trocar para um bicicleta melhor que não venha equipada com elas de origem.
Acho que perder peso no corpo é importante mas se a bike tem 9 kg ou 13 kg, mais vale descarregar nas pernas do que na conta :).
 

Lanwolve

New Member
Se a utilização for mais pedalar em estradões eu trocava primeiro as rodas. Se for para fazer mais trilhos técnicos então a suspensão seria a prioridade, melhor funcionamento e tirava bastante no peso.

Ou então aguentar como ela está e juntar dinheiro para uma melhor! :)
 

madvibes

New Member
boas,

podes acompanhar a minha evoluçao que partiu ainda de uma bike mais pesada!

agora está nos 11,5 ainda nao verificados, e ate ao final do ano vai para os sub 11 kgs.

primeiras mudanças, RODAS e SUSPA.
 
Há realmente muito por onde se tirar peso... as questões que se colocam são sempre: quanto queres gastar? e ao longo de quanto tempo? e vais comprar novo ou usado?

Para comprar coisas novas, e se o investimento for todo feito num prazo relativamente curto, em geral vale mais a pena juntar o dinheiro e depois comprar uma bicicleta nova. Outra alternativa é ficar atento às promoções de lojas on-line que por vezes vendem autênticas pechinchas com descontos na ordem os 50% aos 80%.

Já em material usado, recomenda-se cautela.

Eu recentemente tirei mais de 1,5kg à minha bicicleta. Quase tudo usado, ou comprado novo nos tais preços de pechincha. Dos 11.5kg iniciais consegui que ela agora esteja nos 9.9 - e o investimento foi relativamente pequeno, tendo em conta que consegui vender os componentes quase todos que troquei.

A maior diferença de peso tirei nas rodas, guiador, avanço e espigão de selim . Nos travões e nos discos também tirei algum peso considerável

Depois juntei mais uns pozinhos perlimpimpim (parafusos de tintânio e nylon, e outros detalhes) e voilá.
 
2

2BS

Guest
Boa tarde,

Para tirar esse peso, em minha opinião, que já passei pelo mesmo (bichinho da bike que se transforma em um monstro) ou trocas de bike por outra pelo peso que queres, que é difícil de justificar na família (passei por essa situação) ou ficas com o quadro que tens e trocas todos os componentes ao longo do tempo com calma......
Na minha 1ª bike, Scott Scale 40 2009, troquei pela ordem, por: rodas (Mavic Crosstrail - acho que já não existe esta gama da Mavic, mas são excelentes 0 problemas), suspensão Reba Race, pedais shimano XT, espigão Ritchey Carbon, guiador Richey Carbon, avanço ritchey alumínio o resto está como de origem, troquei a corrente, alguns pratos dado o desgaste. A única coisa que trocava, que nunca troquei, porque tenho uma bike nova, é o desviador dianteiro Deore, porque no inverno com lama encrava muito. Agora olhando para traz, teria comprado uma bike diferente. Nesta altura e depois de ter juntado alguns €€ decido comprar uma FS. Specialized Epic Elite carbon 2015. Não vou trocar nada na bike. Está como quero.
 

duartep72

Utilizador Banido
Impecável! Gostei de ver...e estou curioso onde vai parar ;)
As lojas que tenho por hábito deitar o olho e adquirir algumas coisas são estas:

bike discount de
chainreactioncycles
alltricks

É destas que falas?
Obrigado
 
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duartep72

Utilizador Banido
"A maior diferença de peso tirei nas rodas, guiador, avanço e espigão de selim . Nos travões e nos discos também tirei algum peso considerável" Miguelbarroso
-Acho que vai ser mesmo por aí que vou começar. Tenho um banco de carbono parado e um espigão também de carbono à espera que passe na alfandega
:D. Se gostar mando vir também um volante e avanço.

"Acho que perder peso no corpo é importante mas se a bike tem 9 kg ou 13 kg, mais vale descarregar nas pernas do que na conta :)" Jncunha
-Concordo e estou a fazer por isso, devagarinho mas sustentável. À cerca de 3 meses tinha 85Kg :eek:


Obrigado a todos
 

madvibes

New Member
o peso rotacional das rodas é muito importante na dinamica da bicicleta, deves apontar para uma par na ordem dos 1,5kgs +/-
 

JRSB

Member
Rodas e suspensão têm que ser as tuas prioridades (por esta ordem), trocares alivio por deore só te vai fazer gastar dinheiro porque em pouco tempo vais querer meter SLX ou XT!
 

duartep72

Utilizador Banido
Rodas! Isto não está a correr bem. Para fazer uns Km`s em estrada e para ir para o trabalho, coloquei uns vittoria 700x28. Ontem, cheguei ao trabalho e tinha um pouco do pneu fora do aro! Julgo que terá sido numa pancada lateral num buraco...cag....todo! Tenho uma descida antes de chegar ao trabalho onde atinjo 60 km/h...Se o pneu rebentasse ou tivesse saído do aro...tinha eu me rebentado todo! Hoje vou a medos...correu tudo bem até à vinda para casa...tinha um furo. Não sei como, não sei se foi de ontem, tinha a camera de ar bem marcada (trinchada) e era por ai que saia o ar. Como o ar saía tão rapidamente nem sei como é que aguentou até lá... Estou mesmo para deixar estes pneus e voltar aos "normais" não posso andar a medos!

Vou ver das rodas. Atá porque (além do peso) não é prático andar a desmontar/montar pneu sempre que quero mudar. Já a suspensão, para já fica em stand-by....

Do deore para o XT, estive a ver e o preço não é muito diferente, mais um pouco é certo, em especial na pedaleira...Vou ver se a diferença de pesos o justifica.
 
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Billab0nGz

New Member
Material usado as únicas coisas que não aconselho a comprar usado é a transmissão. Pois se quando fazes uma revisão a tua bicicleta deves mudar toda a transmissão, não só a corrente, não só a cassete, a comprar artigos usados mais cuidado se deve ter pois tem níveis de desgaste diferentes. Nos desviadores há apenas a questão dos rodízios pois se comprares um usado que esteja ainda montado podes confirmar se faz a passagem de mudanças com fluidez ou não.
PS: não compres nada usado que não possas por as mãos antes de pagar.
Material que podes comprar usado, volante, espigão do selim, avanço, suspensão ( no caso de ter uma revisão feita à menos de 6 meses) e do estado em que se apresentar.
RODAS é uma sorte ou um azar, eu cá já comprei umas rodas mavic crossmax XL levei o calibrador ( a ferramenta de desempeno de roda) e a chave de raios e vi na hora se tinha empeno, por acaso só a roda de trás tinha e resolvi a situação na hora, vi que deu para alinhar a roda totalmente e avancei para a compra uma pechincha como vocês dizem por aqui.

São tudo componentes que baixam bastante o peso da bicicleta, os que acima referi.

Mas vais gastar muito dinheiro para fazer perder esses kg que queres. Deve ficar mais barato vender a bicicleta, juntar mais algum dinheiro e comprar uma bicicleta nova. Mas o amor pelas nossas as vezes supera tudo entendo se for o caso.

Abraço e boa sorte para a evolução. Já agora, se quiseres levar o ciclismo mais a sério com 1.75 salvo erro foi o que disseste que medias, em vez de ficares pelos 75 se fores aos 72 já tiras mais 3 kg, sendo que é +/- o peso ideal para essa altura.

Abraço e boas pedaladas.
 
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