Perder peso pedalando

JoaoBaleiras

New Member
Bem eu não pratrico desporto ou actividade fisica à volta de 2 anos, e 3 anos antes era só a Educação Física que tinha na escola, ou seja basicamente a volta de 4 anos ou mais que não ando de bicicleta regularmente, tipo todos os fins-de-semana.

Até ao final do ano passado era sempre a emborcar bolos e chocolate até mais não, até que no final do ano passado decidi que tenho de emagrecer, não só para ter melhor resistência física como resistência a doenças como sentir-me bem fisicamente, porque com 19anos, 1.68m e a pesar a volta de 78kg tenho muito peso a mais para a idade e tamanho, ora decidi então ir para o ginásio, como sempre tive o bicho do BTT e sempre adorei andar de bicicleta, e lá no trabalho há muito pessoal a fazer e falam muito sobre isso, despertou-me para começar de novo a andar de bike, mas vou começar a andar durante a semana e em estrada mais para ganhar resistência e começar a encaixar as voltas de bike com o ginásio e as demais coisas que tenho que fazer; decidi também que preciso de moderar a minha alimentação, de momento é raro comer chocolates, bolos ainda como ao pequeno almoço durante a semana, refrigerantes ainda os bebo, carnes vermelhas como porque os meus avós fazem criação de porcos, mas tenho tentado diminuir as quantidades.

Sinceramente o que me custa mais mesmo é o moderar a alimentação, porque sou uma pessoa que gosta de comer, e comer bem, e quando tenho hipótese de comer um peixinho grelhado não me escapa.

A partir da segunda feira vou começar a ter uma alimentação mais controlada, porque se quero levar as coisas a sério tenho de me esforçar. Vou seguir alguns conselhos aqui da malta a ver se emagreço e ganho massa muscular, ou seja perder peso e depois manter com a massa muscular, ou então trocar a gordura por massa muscular.
 

nneves

New Member
Cada um é como é eu por exemplo perdi uns 25kg desde maio (107) até hoje (82).
Deixei de comer doces (muito raramente) e a noite uma sopa resolve.
 

Jo@o

New Member
Em 8/11/2010 tava com 96klg, foi quando comprei a bike e comecei a andar.

No inicio andava dia sim dia nao, mas com os frios que comecaram a fazer de manha tornou-se impossivel, ando por gosto, com sacrificios destes não ia lá!

Entao passei a andar apenas ao fim de semana, por norma faço 100klm durante o fim de semana, divididos pelos 2 dias, as vezes nao é possivel andar os dois dias entao tento render ao maximo o unico dia que pedalo.

Em janeiro tive 3 semanas sem pedalar devido a uma gripe, que me fez tambem perder peso.

Hoje estou com 88klg, em 4 meses perdi 8klg, e as vezes tenho pouco cuidado com a alimentação, mas cortei com MUITA coisa mesmo, e os meus habitos alimentares mudaram muito.
 

paff

New Member
Boas noites pessoal,

Decidi utilizar o meu gosto pelo BTT para resolver o problema que é o excesso de peso.

Passo a explicar a situação: Cheguei a pesar 117 Kg para 1.78m de altura. Neste momento estou com 94Kg e com um perímetro abdominal de 113cm. E é aqui que a porca torce o rabo. Supostamente tenho de chegar aos 94cm (no mínimo) de perímetro abdominal.

Olhando bem para a coisa... parece-me pouco provável que por muito peso que perca, chegue a este valor. E com isto fica a minha primeira pergunta: Como estão vocês de perímetro abdominal?

Continuando, preparei o meu treino diário nas seguintes condições:

Bike no rolo Tacx Gel Flow; 5 minutos de aquecimento para atingir o ritmo cardíaco ideal (para a minha idade entre os 137bmp e as 156bpm); faço 30 minutos dentro deste limite; no final faço alguns alongamentos e esta semana vou começar a fazer alguns pesos que tenho cá em casa, algumas séries para fortalecer os músculos e algumas séries de abdominais.

Quanto à alimentação faço o seguinte:

Peq. Almoço: Batido substituto de refeição da marca 100% (à venda no continente e pingo doce).
Meio da manhã: meio pão integral de cereais com queijo fresco magro
Almoço: uma refeição normal sem fritos, gorduras excessivas, sem liquidos, preferencialmente carne branca grelhada ou cozida, peixe cozido, etc...
Meio da tarde: 1 peça de fruta
Jantar: Sopa

Antes de deitar não costumo comer nada.

Quanto às horas de sono (também sei que são importantes) como trabalho num café, não consigo fazer as 8h diárias de sono, ficando-me apenas em média pelas 6h30.. não sei até que ponto isto pode ter influência nos resultados.

O objectivo é chegar aos 78 - 80Kg sendo os 80kg o máximo "permitido" em termos de limite.

Prometi (a jeito de promessa lol) que só volto a andar de bike fora de casa quando chegar aos 89Kg.

Eu sei que o peso vs altura é muito relativo, cada corpo tem a sua forma e acho que quando chegar aos 80kg deverei estar mais que bom, mas este dado do perímetro abdominal é que me está a assustar. Pesquisei na net e as opiniões são muito rigorosas no que toca aos 94cm.

Posto isto, gostaria de saber as vossas opiniões, se alguém já passou por algo parecido e o que posso fazer para melhorar a situação abdominal, visto que as minhas pernas estão a ficar todas definidas e secas e a barriga está a custar a desaparecer.

Agradeço desde já os vossos comentários!

Abraços!
 

paff

New Member
Olá de novo,

Acabei de descobrir que afinal os valores da minha zona alvo estão ligeiramente errados para o meu objectivo, que é queimar gordura.

Tenho feito entre 137 e 156 (quase sempre perto dos 150 na maior parte dos 30 min) mais ppm do que deveria, já que neste site dizem que o ideal para a minha idade seria o intervalo entre os 113ppm e 131ppm. Mas acho que neste intervalo gasto muito pouca energia.

Este foi o site/calculadora que utilizei agora: http://www.copacabanarunners.net/zona.html

Que intervalo é que costumam usar e para que objectivo?
 
Last edited:

paff

New Member
Boas,

Vou começar amanhã a fazer meia hora na zona alvo pré-aeróbica durante uma semana e na próxima semana passo para a aeróbica.

Decidi fazer logo de manhã antes de ir trabalhar, li que é quando conseguimos queimar mais gordura (que é o que me interessa) sem comprometer a performance com o cansaço do final do dia de trabalho.

Vamos ver se chego aos 89Kg relativamente depressa porque já tenho saudades de ir até à arrábida de manhã respirar o ar puro da serra!

Abraços!
 
Tinha 125 Kg e diminui para 85 Kg, no entanto, como já foi dito eu não acredito na simples relação altura/peso e na realidade os comentários "coitadinho que deve estar doente" levaram-me a passar paras os 90 Kg. A baixa de peso foi conseguida com controlo de doses na alimentação e exercício moderado.

Após a perca de peso passei a praticar BTT e no que me toca cheguei rapidamente à conclusão que não era por si só suficiente para manter o peso. A melhor experiência foi realizar o Porto-Santiago e ganhar 1Kg (e garanto que não foi de massa muscular). A comer normalmente (bolo ocasional, francezinha ocasional e doses normais) necessito de gastar 21.000- 24.000 calorias/mês para manter o peso.

Portanto a minha experiência pessoal diz-me que o mais importante é a alimentação, o exercício ajuda na perca de peso mas a alimentação é fundamental.

Quando comecei a perder peso investi num polar que programa o exercício semanal com base no peso e capacidade física e digo que foi um dos melhores investimentos que fiz.
 

paff

New Member
jcboliveira, fizeste uma grande caminhada! Os meus parabéns! QUanto tempo levaste a chegar aos 85Kg? E em termos de flacidez? Tenho algum receio de perder muito peso e não conseguir definir os musculos e as "peles".

Acho que a tua experiência deve ser muito interessante!

Abraços
 
Olá

Fui confirmar e comecei com 120 e não 125. Perdi o peso de Março de 2008 até Agosto de 2008. O meu objectivo era 88 Kg pois tenho 1.88, os 3 Kg suplementares foram devidos ao tempo de "travagem" na perca de peso.

Eu fiz exatamente ao contrário do que deveria ter feito :)
Senão vejamos:
Diminuir as calorias à custa de restrição nas doses e não por alteração do tipo de comida, ou seja comia por exemplo em vez de um super menu comia um menu de criança sem batatas fritas. A fome era terrível e comia quilos de cenouras para disfarçar. Mas nem tudo foi mau passei a comer sopa religiosamente e a tomar pequenos almoços a sério (tostas mistas, omoletes etc).
O exercício que realizava era exclusivamente aeróbica de baixo impacto no meu caso elíptica. Nunca fiz musculação porque iria "atrasar" a perda de peso.

Não me aparecerem as "peles" mas perdi imensa massa muscular ficando com os braços e pernas muito finos. Outro efeito foi um humor terrível, chegaram a aparecer chocolates na secretária para ver se eu os comia.
 

ghunaviper

New Member
1,75m 98kg - 33anos . A minha zona alvo é entre as 132 e as 151 para queimar, treino 3x por semana e tento fazer entre 30 a 40km (subi recentemente a km) www.strava.com/athletes/luismsaguiar. Visto q o meu peso pouco alterou no ultimo mês decidi aumentar a km e rectificar mais a sério a minha alimentação, e vou introduzir suplemento proteico pós-treino, e espero melhorar a recuperação. Ah! Ocasionalmente 1 dos meus treinos semanais é feio a abrir (160/170) e com menos km, paí 20km. Quando começei em Setembro do ano passado estava com 110kg a fazer 10km em plano com a BTT, e mesmo assim era muito complicado. Melhorei a forma fisica mas a "boca" andou um pouco desregulada, já está traçado o plano mental, tem de ser com a mesma atitude que usei para deixar de fumar à 2 anos. Tenho algum equipamento de iniciantes em casa para musculação, alguns alteres, banco de abdominais, barra para elevações e flexões, às vezes faço alguns exercicios mas falta-me tempo na semana, e tenho dedicado o que tenho livre e disponivel para as bicicletes.
 

mendesus

Member
Acho que um bom plano de emagrecimento, passa sempre pelo apoio de uma nutricionista. Quando comecei o meu, recorri a uma, e estou muito satisfeito com os resultados. Não só reaprendi a comer, como aprendi a alimentar-me, antes, durante e depois do treino. È muito importante fazer a avaliação dos resultados periodicamente,para que a perda de peso, não seja feita á custa de massa muscular. O treino tem de variar conforme as necessidades.
 
Last edited:

paff

New Member
Acho que algo que também conta muito numa dieta, é o metabolismo de cada um.

Há casos de pessoas que se esforçam imenso e não conseguem perder muito peso, já outras basta cortar com alguns alimentos e fazer algum exercício e conseguem diminuir imenso o peso.

Tenho a sorte de me incluir do segundo grupo e por isso desde que eu tenha juizo com a boca e faça alguma bike de rolo todos os dias, o peso lá vai desaparecendo.
 

Carlos Bravo

New Member
Eu comecei a praticar Btt em Setembro do ano passado com cerca de 107 kg. Actualmente peso 89kg e meço 1.83, treino 2 vezes btt por semana e futebol uma vez por semana. Agora também devo dizer que a alimentação foi alterada, nunca passei fome, mas à noite contento-me só com a sopa com um pouco de carne desfiada dentro da mesma. Já podia estar melhor não fosse alguma preguiça. Espero chegar aos 85 kg, penso que é o meu peso ideal. Ahhhhh aos fins de semana não me privo de nada, só que durante a semana porto-me bem...
 

PJGS

New Member
Isto de perder peso não é linear. Desde que comecei a andar de bicicleta ganhei um apetite de leão. No início não via resultados até que reparei que o problema era que agora comia mais.
Neste momento já controlo o que como e a quantidade e embora o meu IMC ainda não seja o recomendado, a balança e a roupa mostram que estou no caminho certo.
 

paff

New Member
Isto de perder peso é como uma formula matemática, digam o que disserem. Temos de gastar mais do que ingerimos. Por vezes perdemos a noção do que ingerimos ao longo de 24h.

Uns mais depressa do que outros mas no final desde que o saldo de calorias seja negativo relativamente ao que gastamos, perdemos peso!

Força a todos os que estão nesta "guerra"! (como eu!)

Abraços
 

Rui Pedro Costa

New Member
Eu comecei a usar a bicicleta para perder peso no início de Fevereiro. Nessa altura tinha 93 kg para 1,68 m de altura. Comecei a fazer voltas de 30 km 2 a 3 x por semana e passei a ter cuidado na alimentação principalmente nas quantidades. Hoje peso 79 kg e só não perdi mais peso porque nas 2 últimas semanas descuidei-me um bocado. Mas a bicicleta tem ajudado a não ganhar peso.
 
Top