Perda de sensibiliade canal uretral

N

noliveira

Guest
Boas,sou novo no forum,descobri a paixao recentemente,e deparo-me com um problema estranho,apos alguns Km,perco a sensibilidade no canal uretral,por vezes até fico com o pénis dormente,devido a pressao do selim sobre a zona que está em contacto com o mesmo.Ja mudei de selim,ja pus cobertura de silicone,puxei o selim para trás,para nao sentir tanta pressao na tal zona,mas nada resolve,Pf,ha,sugestões para uma maior comodidade no selim?talvez subir o guiador,se é que é possivel?Muit obrigado
 

Manchanegra

New Member
Boas!
Pelo que percebi tentaste resolver o problema através do selim e não resultou. Já expermientaste baixar um pouco o selim e mesmo alterar a inclinação do mesmo?
Era tambem conveniente perceber se o quadro é o adequado ao teu tamanho. Qual o tamanho do quadro e qual a tua altura?
Baixar o guiador é sempre possivel. Seja mudando o avanço ou mesmo invertendo, seja mudando o guiador. Se puderes colocar umas fotos da bicicleta certamente haverá quem te possa adiantar algumas opções.
 

abelha2

Active Member
Subir o guiador pode ser uma solução. Experimenta também uns calções almofadados.

Já me aconteceu isso uma vez, e tinha o selim com a ponta muito alta...subir o guiador ou baixar a frente do selim deve ter o mesmo efeito
 

Cjaneiro

New Member
A mim também me aconteceu umas duas vezes, ajustei a inclinalção do banco e baixei e inverti o avanço do guiador. Deixei de ter esse problema.
Acontecia-me principalmente em subidas mais longas, passado 4 ou 5 km a subir, agora nunca mais aconteceu.
 

Joseelias

Well-Known Member
noliveira

Mencionas que mudaste o selim e que compraste uma capa de gel. Bem sem imagens do selim e da sua montagem na bicicleta torna-se difícil avançar com grandes conselhos mas aqui vai.

O selim que compraste é aberto ao centro? Não estou a falar de ter uma mossa, estou a falar de ter um buraco mesmo. É que de acordo com os estudos da Specialized na sua gama Body Geometry um selim tradicional reduz a circulação sanguínea em 82% (sim 82%!) na zona entre pernas. Isto é, o fluxo sanguíneo praticamente deixa de existir.

Se o selim tiver uma mossa a redução do fluxo sanguíneo é de 61%, e se tiver o tal buraco reduz apenas 18% que é o equivalente a estar sentado numa cadeira.

Estes estudos foram feitos por um urologista alemão da Universidade de Colónia usando os selins da Specialized, mas tenho confiança que outras marcas altamente reputadas como a Selle Italia têm a mesma eficácia.

Depois falas da capa de gel. De facto essas capas podem piorar em muito este problema. Porquê? Porque apesar de serem moles e aparentemente confortáveis quando nos sentamos os ossos da bacia vão-se afundar naquele gel todo fazendo com que a zona central entre as pernas se vejam pressionadas já que como são zonas moles não conseguem empurrar o gel da mesma forma que os ossos, e o peso do nosso corpo acaba por apoiar-se lá o que é muito mau. Por isso esquece a capa de gel.

Aliás, se o teu selim é também ele muito almofadado e ainda por cima não tiver o tal buraco ao centro vai ter o mesmo efeito que disse da capa de gel. Um selim firme é muitas vezes mais confortável, por mais contraditório que isso soe.

Tens também a questão da largura do selim. Se ele for muito estreito o teu peso não vai estar assente nos ossos, que é onde devia de estar, mas novamente nas zonas moles. Se não tiveres uma loja próximo que tenha meios de medir a distância entre os teus ossos da bacia e assim determinar qual a largura ideal para ti - os representantes da Specialized deverão de ter uma ferramenta que faz isso facilmente e sem complicações ou embaraços - aposta num selim de 14cm de largura. Essa medida deverá de vir mencionada na embalagem. Acima disso (15 ou 16cm) são normalmente selins para mulheres embora não signifique que não sejam os adequados para ti, e de 13cm é comum para homens mas que tenham as ancas mais estreitas.

Mais uma vez aposta num selim almofadado apenas o suficiente, e compra uns calções almofadados. Se não gostares de licras há "roupa interior" almofadada própria para se usar por baixo de calções normais.

Por fim, tens a afinação do selim. Coloca um livro de capa dura ou um tábua em cima do selim e depois usa um nível para o colocar nivelado. Esta é a base da afinação a qual poderás depois alterar muito ligeiramente baixando ou subindo a ponta do selim se não te sentires bem com a posição neutra. Mas as variações sobe esta base são como disse, muito ligeiras, isto é, subir ou baixar 1 a 2 graus. Se o selim tiver instruções próprias sobre o seu nivelamento segue-as e ignora a segunda frase deste parágrafo.

Igualmente, se tiveres o selim muito puxado para trás isso faz com que fiques com o tronco muito deitado, o que vai fazer o teu corpo apoiar mais à frente e não tanto nos ossos da bacia. Chegar o selim mais à frente (respeita as marcas) vai-te colocar numa posição mais vertical o que ajuda a apoiar os ossos. Sobe o avanço se puderes ou compra um guiador com mais elevação. No entanto, esta questão pode ser mais variável de acordo com o corpo de cada um com podes ler pelas respostas anteriores. A norma é, quanto mais vertical o tronco mais confortável é. Se isso não te ajudar, podes optar por baixar a posição de condução. Mas este acerto só deverá ser feito depois de teres um selim em condições e bem afinado e se mesmo assim não te sentires muito melhor.
 

Jose RR5.2

New Member
Deixo o meu testemunho, eu tinha o mesmo problema e por acaso comprei um selim specialized body geometry, e nunca mais tive problemas:p
 

Phoobus

New Member
No meu caso, comprei uns calções almofadados como deve ser(antes tinhas uns daqueles baratinhos...) e o problema passou, tirando que ao fim de uns 40 kms ficou é com os fundilhos tds dormentes :p
 

Tamagotchi

New Member
Boa tarde

Nada como estes selins.................. autênticos "sofás" ;)

images
 

ricsaraiva

New Member
Boas.
É curioso que eu tenho um selim da Specialized e com todos os calções ou calças que tenho nunca tive este problema, e agora comprei uns calções da Specialized e com alguns kms (+-40) acontece-me esta situação...
 

Joseelias

Well-Known Member
ricsaraiva

E esses calções são muito diferentes dos que usavas antes em termos de espessura de almofadado ou na forma dessa parte?

Li recentemente um dado interessante sobre a afinação dos selins em relação aos calções. A ver se consigo explicar isto bem...

Imagina que tens um selim nivelado, e que usas uns calções com um almofadado de espessura igual em toda a extensão. Isto faz com que o corpo assente no selim de uma determinada forma.

Agora imagina que entretanto se compra uns calções com um almofadado espesso na parte de trás para os ossos, e menos espesso na parte da frente como é até habitual ver-se. Ora esta diferença de espessura pode fazer com que a bacia tenha uma rotação para trás (tipo mandar a "buda" para trás, à falta de melhor forma de explicar... :D) pois é como se se passasse a ter uma pequena cunha na zona dos ossos que a eleva em relação ao resto dessa área do corpo. Neste caso isso significa que de repente se passaria a apoiar mais peso nas zonas moles da parte da frente. Daí que há quem aponte o elevar ligeiramente a frente do selim/baixar a traseira como uma forma de equilibrar esta questão e eliminar o tal efeito de cunha dos calções espessos.

Eu estou numa situação descrita acima e acabei de alterar a posição do meu selim para ver como me dou. Vou andar amanhã a ver se resulta.

Isto é uma questão complexa e muito individual.
 

ernez

Active Member
Comigo acontece quando vou muitos km a subir, e optei por nestas situações baixar a ponta do selim, para minimizar essa situação, a descer nunca senti esses mal estar.
 

ricsaraiva

New Member
Caro Joseelias, os calções são bastante diferentes uns dos outros. Os velhos e baratos têm a almofada mais fina e mais mole, quase toda da mesma altura e na zona central até tem duas pequenas áreas em que apenas tem um forro mais fino ainda (tipo aquelas zonas sem almofada alta das extremidades), ou seja há menos almofada na zona central. Os novos e mais caros são da gama baixa da Specialized, têm a almofada muito mais alta e dura na parte traseira e central, embora nesta com um formato diferente. Na parte da frente quase não tem protecção. É curioso que há duas semanas fui a Fátima de bicicleta (130km) e preferi não arriscar e levei os calções velhos, e não me arrependi... Eu gosto muito do selim, penso que seja um Rival de 2007 e mesmo com uma roupa sem protecção/almofada sinto-me muito bem nele, e é curiosa esta situação, mas o que refere faz sentido.... :)
 

Joseelias

Well-Known Member
ricsaraiva

Pois, com calções muito diferentes acaba por ser mais complicado de afinar as coisas caso aquilo que disse antes seja verdade. Eu próprio ainda ando às voltas com a afinação da minha bicicleta pois após ter parado de praticar durante uns bons anos acabei por ter que trocar algum equipamento e componentes, nomeadamente os calções que são bastante diferentes dos que tinha antes na zona da carneira e que agora são de gel com as várias espessuras contra a espessura constante dos antigos, e também um novo selim.

Sei que ao trocar o meu selim antigo (Selle Italia Trimatic Genuine Gel) por um Sportourer X-Race com a rasgo central as coisas melhoraram, pois se antigamente não tinha problemas com aquele selim agora já me faziam sentir dormências muito desagradáveis. Os novos calções também ajudaram. Mas mesmo assim ainda sinto uma muito ligeira dormência quando ando em estrada. Em Btt nunca tenho. Daí ainda andar atestar as coisas em pormenor.
 

ricsaraiva

New Member
Ás vezes, pequenos pormenores causam grandes dores de cabeça...
No tempo das pasteleiras e dos selins de molas não havia estes problemas! lol :)
 

bb cunha

New Member
hoje, depois de ter pedalado 40 kms fiquei com os pulsos dormentes, e agora ainda me incomodam...
está visto que vou mesmo trocar de punhos (os da bike da minha mulher são bem fixes, acho que são uns ergon ou semelhantes, que vinham de raiz na cube dela)
 
Top