Pequena revisão à bicicleta depois de um mês e meio parada

Mr.Biker

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Boas, já há cerca de um mês e meio que não ando de bicicleta, e pretendo voltar a andar novamente. Só que antes disso, pretendo fazer uma pequena revisão e limpeza à bicicleta, porque está cheia de pó. Em que aspetos devo ter atenção? O que devo lavar e lubrificar? Obrigado :)
 

Mangelovsky

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Eu costumo lavar as bicicletas da seguinte forma:

Material:
- Balde
- Esponja
- Escova para uso geral
- Escova para partes de difícil acesso
- Escova para a transmissão
- Shampô de automóvel ou produto de limpeza para bicicletas.
- Spray desengordurante
- Mangueira (ou lavador de alta pressão, ou bomba manual de rega ou segundo balde para água limpa)

Procedimento:
1º Molho completamente a bicicleta
2º Disparo um spray desengordurante para a corrente, cassete, pratos da pedaleira e roldanas do desviador traseiro.
3º Escovo e passo por água a transmissão (se continua suja repito o passo 2). Utilizo esta escova somente para a transmissão.
4º Utilizo um balde de água com um pouco de shampô de automóvel e lavo totalmente a bicicleta utilizando uma esponja ou uma escova (se houver muita lama a escova é necessária). Nesta fase dou importância ao seguinte:
- Lavo a bicicleta de cima para baixo, ou seja, começo no selim, espigão de selim, guiador, tubo horizontal.
- Lavo a zona dos travões (discos e bombitos ou alavancas dos travões e aros), antes de lavar quaisquer zonas com gordura, como veios de amortecedores, pernas da suspensão, transmissão, etc...
- No caso de bicicletas com travões de aro (v-brakes, cantilevers ou travões de estrada), abro os travões e escovo as pastilhas aproveitando para me certificar que não há areias nem partículas metálicas incrustadas nas mesmas.
- Lavo novamente a transmissão para eliminar sujidade que tenha caído de zonas mais altas da bicicleta para lá e no fim de tudo lavo e escovo os pneus.
5º Passo a bicicleta por água (nesta fase coloco a escova da transmissão debaixo da bicicleta para esta ir sendo lavada pela água que escorre.
6º Levanto e deixo cair a bicicleta sobre as rodas algumas vezes para cair alguma da água. Levantar a bicicleta e incliná-la de formas diferentes ajuda a escorrer a água de zonas que a acumulem.
7º Utilizo o resto da água com shampô para lavar a escova da transmissão.

Se bicicleta estiver muito suja e não for lavada imediatamente utilizo um produto próprio para lavar bicicletas de montanha (Muc-Off ou Bike Clean ou outra marca...).

Se se tratar de uma bicicleta com quadro de carbono ou com uma pintura sensível (por exemplo bicicletas cuja pintura não é a de origem ou quadros de Scandium), não disparo o spray desengordurante para a bicicleta. Nesse caso retiro a roda traseira e a corrente (pelo elo de engate rápido) e lavo-as à parte. Lavo a pedaleira só com o shampô à custa de mais esforço. O procedimento normal pode ser utilizado para uma bicicleta em carbono, desde que tenhamos a certeza de que o produto desengordurante não afeta o nosso carbono ou tinta (há uns anos houve uns relatos de uns quadros em Carbono de uma conhecida marca austríaca que partiram por serem lavados com um produto desengordurante de uma conhecida marca de produtos de limpeza de rótulo verde).

Quanto mais regularmente a bicicleta for lavada, mais rapidamente todo este procedimento é feito e menor quantidade de produtos é gasta. Periodicamente convém desmontar a pedaleira e eixo para retirar a água que se vai acumulando dentro do quadro (das lavagens, voltas à chuva, passagens em poças de água profundas). Periodicamente também deve-se retirar o avanço de guiador e retirar a forqueta do quadro para limpar e colocar massa lubrificante nova. O mesmo deve ser feito aos cubos das rodas e mecanismos de roda livre (dependo destes serem ou não selados), mas numa menor frequência. Em casos de bicicletas de suspensão total, temos ainda os pontos de rotação para limpar e lubrificar, mas pode-se entregar este serviço a uma loja quando se vai fazer a revisão do amortecedor.

Lavar regularmente a bicicleta prolonga a saúde do quadro e componentes, mas reduz a longevidade dos cabos e espirais. Quando as passagens de mudanças começam a ficar um pouco pesadas e desreguladas e torna-se mais difícil afinar corretamente (por exemplo, quando afinar as passagens de carretos menores para maiores implica desafinar as passagens em sentido contrário), está na altura de trocar cabos e espirais (isto pode ser feito numa loja ou em casa com recurso a poucas ferramentas).
 

Mr.Biker

New Member
Bem, agradeço imenso mesmo a enorme e excelente explicação que aqui colocaste! Muito obrigado por todas as explicações ao detalhe que me deste, a sério, e desculpa ter-te tirado tanto tempo.

Abraço
 

Duarte86Dias

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Pois mais palavras para que...lool
Nunca te esqueças que a lubrificação é fundamental depois de uma boa limpeza, e ainda mais nesta altura do ano. O segredo da longevidade da bike e seus compentes é limpeza e lubrificação.
Força nisso jovem-
 
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