Pedaleiro BB30: Sram XX vs FSA K-Force Light vs S-works

fitty77

New Member
Então, para ver se finalmente monto o quadro Scale RC que anda aqui por casa, ando indeciso no que fazer em relação ao pedaleiro. As opções que tenho são estas 3, embora a coisa esteja mais virada para o S-works e XX.

Ambos são leves, e penso (espero) que fiáveis. O FSA nas versões anteriores tinham um qualquer problema nas ligações carbono / Aluminio (soltavam-se umas das outras), mas penso que já rectificaram isso, e é um facto que a garantia deles funciona mesmo bem. Também é aquele que tem maiores flutuações de preço de loja para loja.

O XX é talvez o mais barato dos 3, e provavelmente o valor mais seguro. O S-Works é o mais leve e embora sendo mais caro que o XX, já traz o movimento pedaleiro que preciso (PF30), que tanto no XX como no FSA, terei que comprar à parte.

Uso 2 pratos, 40-26, e digo isto porque o XX trazem pratos próximos dessa relação (39-26). O S-works tem a vantagem de a aranha ser substituivel, e poderia no futuro passar para 3 pratos, por exemplo. Seja como for, traz a aranha XX, com os pratos também do XX. Por isso,em relação a estes 2 estamos converados. O FSA é que é mais complicado. Para ter 2 pratos, terá que ser o pedaleiro de 3 braços, com um sistema propriedade da FSA, ou seja, só eles vendem pratos para ele. Posso optar pelo triplo, com um comum BCD, mas nesse caso, estou a mandar os pratos que ele traz "fora" e terei que comprar ainda outros para converter....

Estava mais virado para o S-Works.... O que vocês acham?
 

fitty77

New Member
Mariosimas, o Lightning também andei a ver, e embora seja praticamente parecido com o S-Works, Em termos de qualidade de acabamentos o da Specialized parece-me estar melhor. Para além disso, fica mais caro, parece-me a mim. O S-Works baixou o seu preço este ano, passando de cerca de 1000€, para cerca de 500 PVP (negociei até um valor um pouco mais baixo, com a vantagem de ter o movimento PF30 incluido). Já agora, porque achas que é mais versátil? (neste aspecto pensava que eram idênticos, com aranha substituivel e tal...)

Landsix6, o Rotor, também andei a ver, e no inicio era o que me seduzia mais. Mas tem um peso parecido com o XX, e um preço identico a este, mas com a desvantagem de não trazer os pratos incluidos... Com os pratos e movimento pedaleiro, ia praticamente para o preço do S-works. Mas tem uma vantagem: se há coisa que me custa é levar um pedaleiro de carbono a levar pedradas à fartazana para o meio do mato. O Rotor tem a vantagem de ser de aluminio e não sofrer tanto com isso...
 

landsix6

Member
boas fitty77...

partilho da mesma opinião...um pedaleiro em carbono no mato a levar pedradas e sabe-se lá mais o quê ñ sei se dura mto tempo. Mas já todos sabemos como é a questão dos gostos ;).

Podes sempre optar pela versão 3D (foi a minha escolha)...fica mais em conta e é identico esteticamente. A diferença para o 3D+ é que este tem o veio em aluminio e o 3D tem em aço e como é obvio tem mais umas gramas.

cumps
 

mariosimas

New Member
o 3D+ significa que o eixo é de 30 mm. Eu tenho o 3D normal (eixo 24 mm) mas em Ti.

O Sworks é um lightning da Spec. A Spec comprou a patente a Lightning mas permitiu que continuassem a produzi-lo

A limitação do Sworks é que não permite ser usado em todos os tipos de BB (68/73, BB90/92, BB30 etc) e o lightning também permite usar

aranhas diferentes. Portanto com os mesmos cranks podes usá-los em diferentes tipos de BB e pratos.

Aqui uma discussão interessante para ti: http://forums.mtbr.com/weight-weenies/lightning-vs-s-works-cranks-666023.html


Mas se estes fatores não são importantes para ti e consegues um preço melhor :) Avança com isso :)
 

PeterH

New Member
Montado com outras bikes não sei mas a minha cannondale vem com o FSA e não tenho nenhuma razão de queixa.
 

fitty77

New Member
Obrigado pelas respostas :)

Landsix6, o preço que tenho como referência para o Rotor é relativo ao 3D+, que como foi dito é BB30 (por acaso, embora mencionado, não ressalvei que é o sistema que procuro, ou seja BB30, com movimento pedaleiro PF30)

Mariosimas, presumo que te refiras ao espaçador que é colocado no eixo, que permite outras medidas. Já vi isso nalgum lado (talvez até nesse tópico, noutra página...). Sem duvida que é uma vantagem ;)
 

fitty77

New Member
O Hollowgram já dispara o preço.... O Race Face não existe em BB30, e é pena, porque tanto visualmente como em termos de peso é brutal. Para o usar teria que colocar um adaptador no quadro.... Basicamente uma peça de aluminio colocada à pressão. Claro, o sistema PF30, os copos também entram à pressão, mas os rolamentos estão envoltos num "casulo" de nylon ou plástico, feitos para se adaptarem ao quadro. Com o adaptador, o quadro é que se adapta a ele... Tenho receio de o usar.
 
Top