Pedaleira XT 2 pratos

bipo

New Member
Ola boa tarde..
Eu nao sou muito de colocar topicos no forum, apenas me limito a ler, e a tirar algumas duvidas apenas a procurar alguns topicos que ja se encontrem escritos.
contudo, gostaria que me tirassem uma duvida, tenho um bicicleta de carbono roda 29, mas tem uma pedaleira de 3 pratos. Todos os amigos me dizem para colocar uma pedaleira de 2 pratos... Mas eu como nao sou "Pro" de vez em quando tenho que andar no prato pequeno em algumas subidas..
Alguem me poderia dar uma ajuda qual o numero de dentes que devo ter numa pedaleira de 2 pratos?? para nao sofrer muito...
E qual o preço ´mais ou menos de uma pedaleira XT de 2 pratos?
Obrigado

Boas pedaladas..
 

klaser

Well-Known Member
Deixa ver se eu percebi,tens uma bike que está certa para o teu andamento,com as relações que estão a satisfazer,e queres mudar só porque "os amigos" disseram que é melhor ? Guarda o dinheiro para outras necessidades colega...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O Klaser tem razão.

Podes sempre fazer o seguinte: tiras o prato 44 (já ficas só com dois pratos e mantens o 22).

Tens pernas par 2 pratos?

Um abraço

ny12xx
 

Insignia

Active Member
Sou a favor das 20 velocidades com cassete 11-36 e pratos 24-38, desde que haja pernas, mas com esta configuração não há problemas
 

gandula

New Member
SOU A FAVOR QUE CADA UM SE DEVE SENTIR BEM COM AS RELAÇOES QUE USA.
NAO SOU INICIANTE MAS TB NAO VOU TROCAR O MEU PEDALEIRO 44-32-22 SÓ PORQUE SIM.(MINHA RICA AVÓZINHA):p
E ESSA TROCA IMPLICA TB O USO DE CASSETE 36 DENTES DE PREFERENCIA.
QUEM TEM DINHEIRO PARA GASTAR SIGA A BANDA TAMBEM NAO TEM PROBLEMA NENHUM :confused:
 

whatever

New Member
Companheiro,
Muitas vezes evoluímos a nossa bike e a nossa forma de andar por conselhos de amigos, por exemplo quando passamos de plataformas para pedais de encaixe, de v-brakes para discos, etc. Por isso percebo que leves em consideração as opiniões dos teus colegas.
Efectivamente uma pedaleira de 3 pratos, em princípio (mas não necessariamente) oferece mais relações de transmissão e uma maior amplitude de relações, pelo que poderá ser a mais adequada dependendo dos trilhos que frequentas e das pernas que usas.
No entanto as pedaleiras de 3 pratos são mais susceptíveis de provocar chupões de corrente (que poderá danificar as escoras e a própria corrente), bem como poderão originar maior desgaste de cassete, corrente e pratos fruto de utilizações cruzadas da corrente.
Pessoalmente, apenas troco componentes de transmissão quando o desgaste a isso obriga.
Cumprimentos.
 

bipo

New Member
Ola boa tarde..
Atenção quando compro uma bike ou troco alguma coisa tenho sempre atençaõ aos euros...
eu coloquei a questão, uma vez ,que daqui a nada vou ter que mudar algumas peças da transmissão.. claro que nestes tempos nao tenhos euros para brincar.....
quando disse que nao sou nenhum "pro" nao ando em competições oficiais, contudo este ano já fiz algumas provas da taca de portugal, algumas maratonas por esse pais fora, nao como atleta federado, mas como desportista, que gosta de desporto e competição..
e perguntei qual o numero de dentes que o pessoal utiliza, porque tenho o receio de ir fazer algumas subidas e me faltarem pernas,,
Exemplo: este ano fiz os 5 cumes em barcelos, e em alguns sitios bem tive que utilizar a avozinha...
Obrigado e boas pedaladas
 

rodd

New Member
Não precisas de comprar nenhuma pedaleira. "Convertes" a pedaleira tripla em dupla e já está... :) O que precisas é dum manípulo, se o teu não tiver regulação (3x/ 2x) e provavelmente do desviador da frente. Ahhh e colocar um prato de 36T ou 38T, em vez do 32T... :)
 

rodd

New Member
Nop... Prato mais pequeno 22T ou 24T e o seguinte com 36T ou 38T... O meu set é 24T/ 36T...
A conversão do pedaleiro consiste apenas em tirar o prato exterior, o maior. Depois colocar uns parafusos mais pequenos devido à "falta" do prato maior. Ou então uns espaçadores que façam a altura do prato retirado.
 

Girinhas

New Member
Boas pessoal, aproveitando este tópico e para não estar a abrir outro vou tentar tirar a minha dúvida.
Estou comprador desta pedaleira mas a minha dúvida prende-se pela cor da pedaleira, até podem achar uma dúvida esquisita mas é aquilo que me anda a moer a cabeça.
Perguntando aos possuidores desta pedaleira, optariam pela pedaleira em preto ou em cinza? A minha dúvida e pelo que tenho visto as pretas ao fim de algum tempo de uso começam a ficar todas roçadas dos sapatos, o que é normal, mas arranjando ambas exatamente pelo mesmo preço, qual aconselham a nível de cor? Sei que também depende do gosto pessoal, tenho tendência um pouco mais pela preta, mas não gosto de ver os cranks roçados, existe alguma película protectora?

Agradeço a opinião de todos.
 

Girinhas

New Member
Obrigado ny12xx, é exatamente essa a ideia que tenho, o preto sofre sempre mais desgaste. Mas obrigado pela partilha do link que já existe algo a que recorra, não sabendo é exactamente se cumpre bem a protecção, se é algo duradouro ou se tem de se trocar em curto prazo.

Gostava de saber opiniões de mais pessoal, deixem os vossos conselhos.

Obrigado
 

abelha2

Active Member
Todas sofrem desgaste, mas o preto nota-se muito.

tenho uma relativamente nova, e como não uso encaixes, tenho já aquilo tudo coçado... e também nas pontas, de bater no chao
 

Girinhas

New Member
Obrigado abelha2, é a ler as experiências de quem já possui que me ajuda a tomar uma decisão, que neste momento começa a tender para a cinzenta. Efectivamente não irei sentir mudança a nível estético na bicicleta porque a que trás de origem, uma shimano que desconheço o modelo, já tem exactamente os cranks em cinza, e apesar de ter alguns riscos não são assim tão visíveis, coisa que com as pretas que tenho reparado não é bem assim.
Muito obrigado.
 
Este não é o tópico certo para discutir este assunto mas será que me poderiam dar uma ajuda ?!

Numa das minhas "manutenções" loool estava tudo a correr bem até quando me aconteceu isto...

Já aconteceu à alguém ? O que fazer nestas situações ?

Obrigado
Este não é o tópico certo para discutir este assunto mas será que me poderiam dar uma ajuda ?!

Numa das minhas "manutenções" loool estava tudo a correr bem até quando me aconteceu isto...

Já aconteceu à alguém ? O que fazer nestas situações ?

Obrigado









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tiagubik

New Member
boas

pelo que veijo ai o prato saltou fora devido a teres tirado os parafusos de aperto.so tens k voltar a por o prato no sitio e apertar os parafusos se nao tou em erro o prato tem um ''pisosito'' nao sei o nome tecnico que vai ficar atras do crank
 
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