Pedalar com cinta

bruno86

New Member
boas
sou novo por aqui e desde já um bem haja a todos!!!!!!

Gostaria de saber se há alguem que tenha experiencia no uso de cinta com apoios lombares a pedalar????
Pergunto isto porque há dois meses atrás fui obrigado a parar de pedalar devido a dores fortes na zona lombar, fiz um tac no qual acusou uma "lisis istimica" e uma pequena escoliose, fiz fisioterapia e o ortopedista recomendou-me o uso de uma cinta para poder pedalar e de futuro trocar a minha rigida por uma suspenção total. Gostava de ter algumas opiniões, de algo que possa fazer no sentido, não de resolver isto, mas de ajuadar a ter o menos dor possivel de alguem que por a caso sofra do mesmo mal ou não :p para podermos trocar algumas ideias, com o intuito de nos ajudar uns aos outros.


boas pedaladas!!!!!!
 

Joao Magalhães

New Member
Amigo embora não sofra de nenhuma doença nas costas acontece-me muitas vezes doer as costas quando ando de bicicleta e estou a ponderar o uso da cinta da moto 4 na pratica de btt.penso que não haverá problema
 

pmonteiro

Member
Amigo bruno86:
Eu também tenho um problema idêntico ao teu, embora me pareça um pouco mais grave. O que faço é, tal como o teu médico te indicou, usar uma cinta de contenção lombar, mas das que se compram em casas de ortopedia, pois as das casas de desporto, normalmente, têm o apoio menos eficaz.
Quanto a pedalar com a cinta, não sinto nada de especial, antes pelo contrário. Como sei que as costas estão numa posição mais natural e apoiada, sinto-me mais descontraído para efectuar alguns movimentos que sem ela não arriscava fazer.
No que diz respeito ao quadro, também sou da opinião de que um quadro de suspensão total será muito melhor, pois a vibração será mais absorvida e os impactos atenuados.
mas há sempre que ter em atenção que não se pode andar a fazer loucuras, pois com a cinta e suspensão total não se curou o problema físico, continuamos sempre com uma limitação.

Abraço
 

bruno86

New Member
Desde já obrigado pelo post(PMONTEIRO, JÕAO MAGALHÃES) , é sempre bom trocar opinioes e ideias com alguem que sofre do mesmo mal ou identico :)... o que me esqueci de mencionar é que a lisis istimica é na L5 S1, não sei se é o mesmo probelma que também tens.
De facto tens razao, por muito que usemos a cinta, tenhamos uma suspençaõ total para atenuar os impactos, nunca estaremos curados, porque para isso acontecer so mesmo sendo operado para fazer uma fixação, mas isso serámesmo em ultimo recurso.
A cinta que comprei foimesmo numa loja de material ortopedico, sinto me bastante "protegido" e apoiado com ela, mas fui no passado feriado pela primeira vez, ao final de dois meses parado, pedalar a primeira vez com a cinta, não sei se foi por ser a primeira vez ou não senti-me um bocado "apertado" tendo ficado ate umpouco mal disposto, mas se calhar seria por ter a cinta demasiado justa não????
PMonteiro, gostava de saber se também tiveste essa sensação, ou se tens por acaso algma dica ;)???



Desculpa lá o incomodo ;)

cumprimentos
 

nunotrepa

New Member
Caro bruno86 eu tambem uso cinta lombar á muito tempo,no inicio tambem passei esse desconforto,mas tens de ver que é um acessorio de compreção.
Tenho 2 cintas uma ortopedica e uma sem aquelas barras penso que tens de ver qual te sentes melhor.
Mas uma coisa é certa vais ver melhoras ou então não vais ter tantas dores.
 

pmonteiro

Member
Caro bruno86, o meu problema é o mesmo (espondilolistesis L5-S1) e a cinta que uso é das que têm as barras de suporte e que me foram aconselhadas por vários profissionais de saúde (fisioterapia, neurocirurgia e ortopedia). A vantagem deste tipo de cinta e o facto de essas barras garantirem o suporte da coluna, não a deixando deslocar, portanto corrigir a postura. Conseguem-no também "empurrando" o abdómen para trás, isso é que dá a sensação de aperto a que te referes. Essa sensação vai desaparecendo ao longo do tempo, passando para uma noção de conforto por uma postura mais natural.
Repito o que disse antes, a cinta não cura o mal que lá está, apenas corrige a postura, portanto não devemos abusar e uma bicla de suspensão total é mais uma ajuda. Há tanbém de ter em conta que não são só os saltos que afectam, são, principalmente as vibrações (atenuadas numa FS).
Abraço.
 

bruno86

New Member
mais uma vez obrigado pelas dicas e pela ajuda!!! ;)

é uma situação nova para mim, e nestas situações é sempre bom falar com alguem que ja tenha passado pelo mesmo.
amanha irei pedalar de novo e agora aos poucos tenho de me ir habituando.
pmonteiro, no teu caso o teu medico aconselhou te natação?????

o meu, disse me para fazer porque me ajudava a fortalecer a parte dorsal e também para fazer abdominais, porque sao importantes para a nossa postura tanto em cima da bike como fora dela. Como alem do btt costumava correr quase todos os dias o meu medico não me poribiu, mas disse que a natação realmente para o meu caso era a melhor opção, para alem do btt claro :D


cumprimentos
 

TheTraveler

Active Member
A melhor suspensão traseira para quem tem problemas de costas é levantar o rabinho do selim. Não existe melhor amortecedor/suspensão que o joelho humano. Cuidado com os excessos de confiança nas suspensões totais, provocam desleixo nos cuidados quando se passam por zonas mais pedregosas e a coluna vai sempre levando umas pancadinhas que se evitavam levantando do selim por alguns metros.

E, claro, não esquecer o fortalecimento lombar e abdominal, principalmente para os que têm problemas de costas. Abdominais quase toda a gente sabe fazer, para lombares é pesquisar no youtube por "lower back exercises".
 

pmonteiro

Member
bruno86, claro que o médico me mandou fazer natação, mas cuidado que nem todos os estilos são aconselhados (mariposa nunca) e dar preferência a costas.
O que o amigo TheTraveler diz é certíssimo e complementa o que eu tinha dito antes, todos os cuidados são poucos.
Atenção: o tradicional exercício de abdominais é altamente desaconselhado.
Mas há mais! De certeza que o teu médico não te aconselhou a praticar BTT, pois para quem tem este tipo de problema na coluna o BTT é dos piores exercícios, pelas razões descritas antes, por isso é que te diz para usares a cinta, para atenuar o mal que as vibrações e impactos provocam.
Abraço
 

bruno86

New Member
concordo plenamente com o que dizes, tal como o que o TheTraveler diz, temos que pensar que temos um problema e que nada vai mudar isso, a não ser tentarmos ateneuar o mais possivel os efeitos negativos das vibrações e impactos.
Quando falei no tema da natação também sei que nao podemos fazer todos os estilos, bruços e mariposa é do pior que há para esta situação, procuro sempre fazer essencialmente costas e um bocadinho de crol também.
Hoje já voltei a ir pedalar e senti me muito melhor com a cinta, usei a um pouco mais folgada um bocadinho em relação á primeira vez que a usei, senti me muito bem.


Segui também o conselho do TheTraveler e vi os videos no youtube que me recomendou, já conhecia, e já fazia alguns, mas deu para aprender outros o que é sempre bom!!

Dando uma opiniao pessoal a isto tudo, já pratico btt ha 5 anos 2 dos quais federado, nunca tive qualquer tipo de lesao ou dores, e pensamos que estas coisas so acontecem aos outros, enquanto podemos damos o que temos e muitas vezes o que nao temos, mas quando me apereceu este problema fez me pensar em muita coisa, e vou me passar a preocupar muito mais com a minha saude, com a minha postura em cima da bike e com tudo o que está relacionado com isso.
A nossa saude está acima de qualquer tipo de resulatdos, o btt é um desporto que adoro, alias não me vejo um dia sem o praticar, pela dureza a que muitas vezes somos sujeitos e com isso podermos conhecer o nosso corpo e saber qual o seu limite, pela a sua adrenalina, e também pelo convivio que se calhar hoje em dia esquece-se muito essa parte, e pensa-se demasiado em chegar a frente de tudo e todos, seja como for.
O btt mudou muito de auns anos para cá, principalmente pelos motivos que anteriormente falei, espero que as pessoas acima de tudo se lembrem que o btt alem de toda a competição que é sempre saudavel, é um desporto onde sempre existiu, onde os passeios existiam para isso mesmo, para conhecermos sitios novos, fazer amigos e amigas ;) e para podermos pedalar e trocar experiancias com pessoas novas.

Desculpem lá isto, nao tem haver com o topico mas foi um desbafo;)..

cumprimentos
 
Top