Pectus Excavatum

JOAO R.

New Member
Boas já ando de bike á uns anos mas só agora é que começei a acompanhar maiis malta desde que me fiz socio do CilocubeBTT de Elvas,
todos os domingos vou andar de bike com este pessoal e faço algumas maratonas (+-50Km) e tudo bem mas há uma coisa que me anda a moer a cabeça é que fui operado há mais de 20 anos ao peito (pectus excavatum) ou seja na minha infancia com o crescimento o externo ficou metido para dentro . Fui operado para tentar corrigir mas a operação foi um fiasco e fiquei com a cova no peito na mesma só ganhei uma cicatriz enorme no peito :mrgreen: , a minha questão é a seguinte :
Será que consigo vir algum dia acompanhar os colegas que andam mais do que eu :?: e o peito metido para dentro não me vai travar na tentativa de melhorar o andamento :?:
Se houver alguem que tenha este tipo de problema aqui no forum gostaria de trocar impressões pois sempre me disseram que é relativamente comum este problema na população.
nota : È QUE NÃO QUERO SER O ULTIMO ... :wtf:
Saudações
 

jol8485

New Member
Qual é o mal de ser o último :?:
Se quisesses ser o primeiro é que era :wink:

Se o "problema" não provoca atrofiamento do coração e/ou pulmões não vejo limitação nenhuma.
Treino com fartura é o que as pernas pedem :wink:
 

john do pedal

New Member
Ola Joao

Não me parece que o problema do pectus escavatum vá de alguma forma condicionar a tua prestação no btt. E porquê?

O problema desta patologia é encurtar o espaço para os pulmões e para o coração que é limitado pelas costelas e pelo esterno. Isto limita a quantidade de oxigénio que entra nos pulmões, o que por vezes leva a um aumento dos ciclos respiratórios e por sua vez um aumento tambem dos batimentos cardiacos para uma melhor circulação arterial. Portanto a necessidade de mais oxigenio a nivel muscular e o aumento da função cardiaca puderia levar a um estado de fadiga precoce.

No teu caso especifico, este problema começou na infância, o que de certa forma "moldou" o teu organismo, ou seja, ele criou estratégias para se adaptar a esta situação, nomeadamente através de uma maior capacidade elastica de todos os musculos e ligamentos que à partida limitariam a expansão toráccica. Acredito que no teu caso não exista uma redução efectiva do volume de ar obtido, caso contrário terias mencionado episódios de falta de ar.

De qualquer das formas puderás consultar um pneumologista que através das provas de função respiratória pode dar um parecer mais correcto. Entretanto, VAI TREINANDO

Boas pedaladas
 

JOAO R.

New Member
Afirmativo , nunca notei falta de ar e perçe-me que o meu organismo funciona igual ao das outras pessoas . A questão era , conseguirei vir a acompanhar os meus parceiros que andam lá na frente :mrgreen: , mas já sei vou treinar mais, feitas as contas só acompanho pessoal mais pro á 6 meses :!: . OBRIGADO pelas respostas :D
Saudações
 
T

tozzini

Guest
Viva. Sofro do mesmo problema que tu. Também tenho o peito escavado desde a adolescência e sempre notei que me cansava mais que a maioria dos outros rapazes da minha idade. A agravar tive 3 pneumotorax , 2 na esquerda e um na direita. Fui operado a ambos os lados (pleurodese). Sou me comecei a preocupar verdadeiramente quando comecei a praticar btt e especialmente cicloturismo. O que acontecia é que era sempre o último da equipa, não obstante ter quase menos 20 anos que alguns.
Fui a um conhecido médico de medicina desportiva e medicina interna (tem alguns livros escritos), que após me fazer uma avaliação disse-me que o problema era da cirurgia que tinha feito e que existem atletas de alta competição com o peito escavado.
Fui a um pneumologista que após fazer provas da função respiratória, disse-me que tinha uma pequena obstrução bronquica, para além da restrição provocada pela pleurodese. Prescreveu-me ventilan (salbutamol) para aplicar 1/2 hora antes de praticar desporto para ver se sentia diferença. Comecei também a fazer dieta e perder peso. Hoje em dia já tenho as prestações melhores que alguns colegas de equipa.
Mais tarde consultei uma cardiologista que me disse que a restrição respiratória a nível dos brônquios é pequena e que provavelmente o cansaço prematuro a praticar desporto deve-se essêncialmente ao peito escavado e que fazer musculação ajudava. Perante isto não sei quem tem razão, mas um facto é certo: o ventilan é eficaz e se utilizado apenas nos dias em que pratico desporto, sempre 1/2 hora antes não tem efeitos a nível cardíaco (diferentemente do que alguns médicos dizem). Fiz um holter durante um passeio de cicloturismo com subida na Malveira da Serra (tinha administrado o ventilan) e não acusou nenhum problema a nível da frequência cardíaca, nem o cardiofrequêncimetro que utilizo registou valores superiores ao normal.
 

macdrago

New Member
Viva pessoal! Tenho 32 anos e infelizmente também tenho o peito escavado mesmo apos uma cirurgia com 14 anos que não adiantou nada. apesar de estar todo empenado com uma hernia discal e duas protusões discais, nunca fui de estar parado (so de pensar em nao fazer desporto ate tremo). Joguei tenis de competiçao toda a minha adolescencia e nunca tive problemas com desgaste superior em relaçao a outros atletas, apenas diferenças normais relativamente a atletas mais bem preparados do que eu. noto talvez que vou aos picos da frequencia máxima mais rapidamente que outros mas tambem desço com alguma facilidade quando abrando o ritmo (que bem pode estar relacionado com o maldito tabaco que nao consigo deixar). de dois em dois anos faço ecocardiogramas e provas de esforço para ver como anda a maquina pois tambem ttenho um regurgitamento da valvula mitral e o cardiologista me recomenda andar em cima disto. alem do que o jol8485 disse, e muito bem, gostaria de acrescentar que o meu regurgitamento da valvula mitral e as valvulas ligeiramente dilatadas para a minha idade tem, segundo o medico, a ver com o peito escavado pois comprime o coração, dai aconselhar-me a ver isto de 2 em 2 anos, pois isto do regurgitamento ou prolapso mitral pode nao ser nada, mas convem acompanhar a evoluçao. por isso se nao tens problemas de coraçao(aconselho-te a fazer exames)nao te preocupes com o peito escavado, treina com juizo que iras conseguir acompanhar a malta.
 

JOAO R.

New Member
Boas, já passou um tempo e tenho treinado com os colegas do meu clube de btt por terras Alentejanas, tenho evoluido um pouco no BTT , consigo acompanhar a malta e tenho curtido bastante pelos trilhos existentes na minha zona.
Á uma semana acordei com uma dor no peito quando respiro fundo que me bloqueia os espirros , continuo a pedalar sem problemas só quando encho o peito de ar é que me dá esta dor tipo picada , já marquei consulta com o medico de familia com urgencia, mas só para 28 de dezembro é que tenho consulta :evil: ( belo sistema de saude que temos no nosso pais) WTF
Enfim não sei o que será espero que não seja nada importante se alguem já teve os mesmos sintomas :?:
Agradeço conselhos, :|
 

Scalabitano

New Member
Queres andar a pisar os calcanhares aos teus colegas prós, não faças apenas btt quando vais com eles.

Faz estrada, muita estrada. Experimenta fazer estrada durante a semana e btt ao domingo com eles. nâo precisas de muito, apenas 30km por dia(1hora por dia). Ou sempre que tenhas um pouco de tempo, em vez de estares no pc ou no café, equipa-te e vai fazer uma horita de estrada.

Não há nenhum ciclista de btt, que não faça 80% do seu treino em estrada, os outros 20% é apenas para não perder a técnica.
 

JOAO R.

New Member
Pois , mas só tenho a bike de BTT não tenho de estrada , a não ser que faça estrada com a bike de btt :?: :mrgreen:
 

Scalabitano

New Member
Não vejo qual o problema de fazer estrada com bike de Btt com pneus cardados, eu tb faço e os meus pneus são sempre os mesmos.

Fazes kms, trabalhas rotatividade, podes fazer treinos de força com a tâlega, e poupas muito em material.
 
Top