Passeios organizados e obrigação de capacete

magno

New Member
Boas
Grande maioria dos passeios que vejo organizados por associações ou clubes não oferecem seguro aos atletas mas mesmo assim exigem a utilização de capacete.
Isto não é um pouco ilógico? se não oferecem seguro não deveriam obrigar a utilização de capacete, poderiam aconselhar mas cada um sabe de si.
Tudo bem que se alguém se aleijar no passeio pode causar má imagem à organização mas mesmo assim penso que o uso do capacete deveria vir por parte do atleta e nao da organização.
Sei que a maior parte vai falar que ilógico é não usar capacete mas o que eu gostaria de saber é mesmo o porquê da exigência do capacete por parte de que organiza passeios .
 

dhayrke

New Member
Essa é fácil de responder: questões legais e nada mais!
Sendo um passeio organizado por um grupo, associação etc., além de haver uma imagem a manter, caso exista algum problema e o atleta não tenha capacete e por alguma razão obscura a questão termine em tribunal, vai sempre e necessariamente haver co-responsabilização da organização no assunto. "Just the way it is..."
 

José Martins

Administrator
Nem deveria ser necessário qualquer organização fazer essa referência.
Trata-se de uma questão da mais elementar lógica e necessidade, atenta a segurança de cada participante e que, acima de tudo, deveria ser a primeira preocupação de cada participante.
Que me interessa a mim o seguro, se partir a cabeça ao meio por não levar capacete e já não me valer de nada?
 

Nilson76

Member
É obvio que o uso do capacete é obrigatório, mas se não fosse? Obvio que usuária por motivos de segurança. Relativamente ao seguro sei que é bastante barato, porque a minha esposa trabalha numa mediação de seguros e sei que ficou em 50 euros para 300 bttistas, por isso qualquer organização que se preze tem o dever de o fazer.
 

keeper

Member
Em todos os passeios/provas que tenho ido existe seguro, excepto naqueles típicos passeios de Natal da equipa X ou passeio de aniversário da equipa Z ou os passeios com objectivo solidário, em que o ritmo é lento. Mas mesmo nesses é exigido capacete e acho bem. Por mim, uso sempre, mesmo quando ando sozinho.
 
Eu acho que o seguro deveria ser obrigatório. O capacete.. Nem se fala!!! Já num tópico anterior disse e repito, até acho que nós, BtTistas deveriamos ser obrigados a ter seguro para os nossos passeios do dia-a-dia.
Ninguem vai para um passeio para cair mas.......
 

Joseelias

Well-Known Member
Boas
Grande maioria dos passeios que vejo organizados por associações ou clubes não oferecem seguro aos atletas mas mesmo assim exigem a utilização de capacete.
Isto não é um pouco ilógico? se não oferecem seguro não deveriam obrigar a utilização de capacete, poderiam aconselhar mas cada um sabe de si.

Não posso falar por parte de qualquer organização, mas sinceramente há pessoas que precisam de ser protegidas de si próprias...

Também há quem advogue exactamente o mesmo sobre o cinto de segurança, mas posso falar por experiência própria que já me salvou a vida sem qualquer margem para dúvidas, tal como tenho amigos que foram salvos pelo capacete. Um deles ficou com um traumatismo craniano a andar a 5 km/h.

E se até hoje não participei em passeios organizados, posso dizer que a última coisa que queria ver era um idiota com a cabeça aberta no meio de um trilho porque não tem inteligência suficiente para preservar a sua própria segurança.

Acho muitissimo bem que as organizações obriguem o uso do mais importante elemento de segurança, depois dos travões. Quem quer arriscar dar cabo da vida tem muito mato onde o fazer sozinho sem envolver pessoas inocentes.
 
Last edited:

Palinhos

New Member
Boas

Eu sou um dos casos que se pode dizer: "se hoje pedalo, ou ate mesmo respiro... é graças a um capacete!"
Uma queda com capacete dividido em 3 partes e 2 semanas sem me lembrar do nome de colegas é mais que razão para usar sempre o capacete. Nem que seja para ir para o emprego que fica a 15 min a pedalar de casa!

Cai a 30 metros de casa a pouco mais de 10 km/h diz o meu colega pois eu não me lembro.
Por isso na minha opinião (que já era antes da queda), só não usa capacete quem tem espaço a mais na chamada cavidade cerebral.
Não querendo ofender ninguém como é lógico.

Boas pedaladas
Palinhos
 

magno

New Member
o que eu falo nao é o utilizar o capacete ou não, pois eu sou da opinião que se devia ser obrigado por lei usar capacete, o que eu falo é quem organiza passeios ou eventos nao oferece seguro(ou mesmo disponibiliza essa opção de adquirir a quem quer) mas obriga a utilização de capacete.
o que acho é que se alguem organiza uma volta deve apresentar antes o percurso que vai ser feito, tomar as devidas precauções para se certificar que o mesmo é o mais seguro possivel e deixar o atleta decidir por si se quer arriscar ou nao, eu sei de organizações que quando o atleta nao leva capacete simplesmente nao lhe dão dorsal mas ele acompanha na mesma a volta.
 

Joseelias

Well-Known Member
Volto a repetir: há pessoas que precisam de ser protegidas de si próprias.

E a menos que a organização cubra todas as árvores, rochas e chão com colchões (estilo cela para dementes) há sempre o risco de se cair e bater com a cabeça na própria bicicleta ou na de outro participante. O Btt não é um desporto seguro. Pelo contrário, e mesmo que se tomem todas as precauções.

Eu conheço um caso, já mencionado, em que uma queda a 5km/h por desequilíbrio num terreno macio, arenoso e inofensivo para uma queda levou para o hospital uma pessoa amiga porque bateu com a cabeça num tronco que estava no chão. Teve um traumatismo craniano e quando os bombeiros chegaram já não sabia dizer a data de nascimento, tinha dificuldades com o próprio nome, etc. E levava capacete.

Penso que para além de todas as potenciais questões com a justiça (que nem sei se existiriam), as organizações não têm gosto nenhum em que um acontecimento, mesmo devido à irresponsabilidade de um participante, acabe por manchar o espírito da organização e estragar o passeio a toda a gente. Não acho que esta seja uma opção que deva de ser deixada ao critério dos participantes de forma alguma.

Se alguém pensa desta forma então está no desporto errado mesmo que o pratique sozinho ou com amigos. No passado, eu e os amigos com quem dava uns passeios recusamos a vinda de um amigo comum a alguns de nós a menos que arranja-se um capacete. Ele arranjou um e já pode vir. E isto passou-se a meio dos anos 90. Em 2014 esta questão nem se devia de colocar.
 
Top