Passar de 7v para 9v/10v, o que trocar??

Boas, tenho transmissão de 7v quero trocar para 9 ou 10v, basta só trocar a corrente e os corretos de trás ou também tenho k trocar o pedreiro da frente??
Agradecido ajuda
Abraço
 

klaser

Well-Known Member
Trocas o pedreiro só se a obra tiver a correr mal...:D...
Se for de 7v para 9v tens de trocar o manípulo,a corrente,a cassete e talvez com sorte aproveite o desviador traseiro e o pedaleiro,mas talvez não...
Se for de 7v para 10v tens de trocar tudo mesmo...
 

abelha2

Active Member
Sim se a bicicleta for de gama baixa provavelmente é mais barato comprar uma roda nova., do que trocar um cubo.

Pergunta: sendo uma cassete (eu tive de mudar a roda pois a minha nem cassete era, era aquele sistema de rosca) não bastará mudar o cepo?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Basicamente, vais ter de mudar de bicicleta!

E a gama alta de antigamente, pode estar desactualizada, mas a qualidade é a mesma da gama alta dos dias de hoje.
 

SeteGu

Active Member
Será FiCaçador?

Acredito que na maioria dos casos, nas antigas gamas altas, a qualidade do produto seja bom.. mas inferior.

Basta olhar para os primeiros desviadores XTR e para os atuais Deore, por exemplo. A tecnologia felizmente evolui e normalmente aumenta a qualidade a cada novo produto. Normalmente porque nem sempre é assim... o usar e deitar fora (comprar novo) está muito mais na moda nos dias de hoje do que antigamente em que o que era feito era feito para durar. Mas isto já seria outra conversa...
 

SeteGu

Active Member
Porque uns discos tão grandes? São de que tamanho?
Não sei se é recomendável para a suspensão uns discos tão grandes... provavelmente não... e nesse caso podes partir os apoios da dita, cuidado!
 

SeteGu

Active Member
Mas não se adequam a essa bike. Isso são discos para DH e Freeride. Mesmo em AM/Enduro se usa 180mm.

Qual a suspensão que vais meter? A maioria apenas recomendam até 180mm... a menos que metas uma de FR ou DH o que (volto a dizer) nessa bicicleta não faz sentido.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Precisas de trocar, pelo menos, o cubo da roda de trás, a cassete, a corrente e o manípulo das mudanças de trás.
Para isso funcionar decentemente recomendaria também a troca do desviador traseiro e dos pratos.
Só o trabalho ou mão de obra necessário para mudar o cubo de trás, possivelmente até obrigando a trocar também os raios, mais vale comprares uma roda completa nova, ou mesmo o par.

Não sei que suspensão estás a pensar comprar, mas se é alguma com mais que 120 mm de curso, tira isso da ideia. Além de alterar a geometria da bike, arriscas-te a partir o quadro pela testa.

E já agora, os discos desse tamanho ficam ridículos. Nem nessa suspensão nem noutra que venhas a por neste quadro é recomendável usar discos maiores que 180 mm. Nem sequer no próprio quadro. Já para não falar que uns discos de 180 mm à frente e 160 mm atrás dão mais poder de travagem do que aquele que algum dia vás precisar.

Eu aconselharia a manteres a bicicleta como está, guardando o dinheiro em vez de o gastar, e mais tarde com mais algum dinheiro acumulado e mais uns trocos vendendo essa bike, podes comprar uma bike em condições.
Mas cada um sabe de si e é livre de mandar o seu dinheiro fora como quiser...
 

big_max

New Member
Boas.

Um amigo meu esta agora a passar por esta fase. A troca de rodas "obrigou" a evolução para 10v
Ele queria trocar de rodas pois a que tem ja tinham algum empeno e eram fracas. Informou-se e comprou rodas novas, sem saber comprou uma rodas de cepo para 9/10v semdo todo o sistema dele de 7v
Avaliamos o que temos e chegamos a conclusão de que não valia a pena tentar aproveitar o material dele pois ja tem alguns Km e sendo material de gama baixa pensou-se na troca dos mesmos.
As rodas ele ja tinha! gastando 60€ comprou umas com cubos ja preparados tb para disco. sendo de qualidade muito superior as que tinha antes!
De seguida manda mos vir todo o resto do material ainda estamos a espera dele mas passo a lista:

Pedaleiro Alivio 9v octalink (9v segundo muito boa gente compatível tb com 10v) 13.21€
Movimento pedaleiro octalink 6.90€
corrente deore 10v 18.90€
cassete deore 10v 27.90€
desviador traseiro SLX shadow 10v 35.95€
Par de Shifters Deore 3x10v 33.92€
Levers para V-brake tekro 6.40€
Portes de envio do material 9.90€

Feitas as contas ele gastou na troca: 213.08€

Comprei tb as ferramentas necessárias mas n inclui nesta lista pois já as poderão ter... (custaram 11€ as duas aperta movimentos octalink e aperta k7)

Agora cada um sabe de si! nos achamos que a bike valia este investimento pq assim desfruta melhor (agora) pois não ha possibilidade de comprar outra bike! com o tempo vai continuar a evoluir a msm!

Cmps

Big_max

Edit: acho que com este pequeno testo rxp a questão do topico... ;)
 
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pedromdf

New Member
Eu andei também a pensar actualizar a minha velhinha 7V e então comecei a fazer contas. Primeiro que tudo vi o valor da minha bicla no mercado de segunda mão. Vi no mesmo mercado quanto valia uma equivalente à minha mas com o equipamento que lhe queria colocar (não é fácil avaliar esta situação). Comecei a ver os preços dos componentes e cheguei rápidamente à conclusão que a melhor solução e mais barata seria comprar em 2ª mão. Foi o que fiz e agora até nem vendo a velhinha que fica como bicla de substituição.
Uma questão que não nos apercebemos é a geometria dos quadros com alguns anos que não tem nada a ver com as geometrias mais actuais, resultado deixei de ter dores nas costas. Apesar de ser tamanho M como a "nova", a distância selim guiador tem mais uns 5 ou 6 cm o que permite outra comodidade.
 
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