Paredão de Paço de Arcos

Kitos

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Pois este sinal está colocado em todas as entradas para o calçadão de Paço de Arcos. Aproveitando a embalagem de Cascais foi vedado mais este espaço à circulação de bicicletas sem restrições. Embora pareça que estou a fazer uma critica infelizmente tenho de concordar (ao fim de ver e "sentir" meia duzia de "razas") com a medida. Eu passeio a minha neta na zona como vários pais ou avós, e tenho de estar sempre no controle porque existem sempre uns chicos espertos com ar de piloto de "straight hill" que se divertem a razar quem por lá passa... paga o justo pelo pecador e agora não há nada para ninguem... e como sabem as trajetórias de uma criança não são ciência certa e levar com um galifão em cima não é propriamente dos melhores sonos que pais/avós podem ter. E agora o proximo "fecho" será aonde? Infelizmente não se criam ciclovias à mesma velocidade!
 

miguelromao

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É verdade,Kitos por vezes paga o justo pelo pecador e eu tembém já tive algums problemas de razas com o meu filho quando vou para lá andar de bicicleta ou mesmo a pé.

existe sempre outras alternativas no conselho de Oeiras, alguns parques.
 

Kitos

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Junto à marginal é o paredão que fica do outro lado do Macdonalds de Paço de Arcos... tem acesso pelo Inatel e acaba junto ao porto de recreio de Oeiras. Eu não sou da zona... sou de Alhandra mas de vez em quando vou de bina de bina de Alhandra à barbatana e passo por lá.
 

snowbike

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Já sei qual é, desconfiava que era esse, e em parte compreendo a medida, visto que costuma andar lá muita gente a pé, e como a gente sabe nem todos os que andam de bicicleta respeitam os restantes utilizadores desse paredão.

Como costumo lá passar de bicicleta todos os dias nessa zona, e maior parte das vezes (mesmo no inverno quando andam lá poucas pessoas), costumo ir pelo passeio junto da marginal, evitando esse paredão, pelo que o vou continuar a fazer
 

CD

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A meu ver a proibição está certa.

O espaço apesar de lazer, é ocupado por muitas pessoas, o que torna perigoso para peões e ciclistas.

CD
 

strocto

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Pois é, não deixo de concordar com a proibição de andar de bicicleta em certas zonas de alguma localidades, é que infelizmente existem sempre atrasados mentais que gostam muito de passar tangente às pessoas para se divertirem, dá vontade de um gajo pegar num taco de basebol e fazer pontaria ao esses chicos espertos, tipo aquele joguinho que alguns jogaram :mrgreen:
 

manso

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É sem dúvida uma pena, a mim dá-me normalmente muito jeito para ir para o trabalho, sempre é menos um bocadinho que ando perto dos carros, mas lá terei de ir junto aos escapes e ruido mais um pouco.

Acho bem que os peões possam andar à vontade e usufruir do espaço, como geralmente o fazem (eu nos fins de semana já começava a notar mais movimento). É pena que níos percamos com isso, mas como de costume paga o justo pelo pecador.

O que vale é que pelo menos de manhã ainda lá posso andar...
 

Bravellir

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Só para abanar um pouco esta discussão, que me parece estar a ser demasiado consensual :mrgreen:, não acham que proibir o uso de bicicletas num local porque existem alguns utilizadores das mesmas a comportarem-se de modo incorrecto uma medida cobarde e que falha completamente na missão dos orgãos administrativos de uma sociedade, ou seja, defender os direitos de TODOS os cidadãos?

É que a mim, isto é como proibir o uso da autoestrada a automóveis, porque existem lá uns malucos em excesso de velocidade e a passar tangentes aos outros carros.

Não seria a medida responsável e equilibrada punir os prevaricadores APENAS?? Porque é que tem de ser a totalidade da sociedade a pagar por alguns? Sim, eu disse a totalidade da sociedade, porque os ciclistas não surgem debaixo das pedras como os cogumelos. Eles começam por ser peões que um dia destes pegam numa bicicleta e puff... estão automaticamente excluídos de uma parte do nosso território apenas por isso, porque pegaram numa bicicleta.
Pousam a bicicleta e puff.. são boas pessoas, pegam nela e puff... são más pessoas... Pousam.. puff.. pegam.. pufff. Bons.. Maus.. cidadão de 1º... cidadão de 2º..
Não sei.. parece estúpido. :nsei:

Eu sei que uma bicicleta a passar demasiado perto de uma criança é uma visão aterradora, mas não vos incomoda que eu dia que essa criança queira andar de bicicleta, o tenha de ir fazer para o meio dos carros?? Não estamos a criar um mundo onde é mais fácil NÃO andar?

Não sei. Mas nunca achei que varrer o lixo para debaixo do tapete fosse solução para nada. Adia-se o problema para quem vier atrás... cobardia na minha opinião.
 

miguelromao

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Bravellir, tens razão em alguns pontos é sem dúvida um problema de mentalidade do povo português.

Mas acho que não podes comparar velocidade em autoestrada e num paredão (passeio maritimo),
isto porque se fores apanhado em velocidade excessiva apanhas multa e não é leve mesmo que na minha opinião se fizeres uma viagem de madrugada em grande velocidade onde não apanhas viva alma na estrada não estas a por em risco a vida de ninguém mas simplesmente a tua, mas és na mesma multado..

No passeio maritimo de Oeiras se atropelares um miudo e ficar com lesões que punição existe para isso (não sei) mas parece que não existe por isso acho correcto proibir e procurar melhor legislação para este efeito.
 

Ricky Rock

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Na Holanda e outros Países, as crianças não devem sair a rua....

Ou então acontece o que deveria ser, os pais das mesmas tem cuidado com elas, e ensiam-nas desde pequenas que quando se anda em passeios, não se faz mudanças bruscas de sentido, não se para nos passeios para estar no paleio com outras crianças ou adultos, provocando que quem vem atras, tenha que fazer mudanças bruscas de sentido. Não se joga a bola em passeio, e existem sentidos de circulação estabelecidos em Portugal, ou seja circular pela direita, para evitar confrontos, ou choques desnecessrios.

Mas parece-me que em Portugal o problema está mesmo na educação que a maior parte de nós tem desde pequeno.

Ou seja falta de civismo, e pensarmos que somos os unicos a viver neste belo País a beira mar plantado. Porque também nas Auto estradas é ve-los a circular na faixa do meio, como se fossem os Reis e Senhores da estrada, quando é OBRIGATÓRIO circular pela direita.
 

snowbike

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Na Holanda e outros paises (nomeadamente a Alemanha e Dinamarca os casos que conheço) existem ciclovias quase por todo o lado. E curiosamente, lá acontece algo que não acontece cá, as pessoas respeitam-se mutuamente, ciclovias é para bicicletas e passeios são para peões.

Cá basta ver a ciclovia que vai de Cascais ao Guincho. São mais pessoas a pé que de bicicleta :evil:

Cá faltam as condições (ciclovias) e o civismo
 

Ricky Rock

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Tal como no topico do passeio maritimo de Cascais, penso que quem deveria zelar pelos nossos direitos é a FPCUB, pois para mim, é esta federação que tem o direito de defender o interesse de todos os utilizadores de bicicleta.

Apos ler estes topicos, e reler todas as posições, constato que até poderão existir razões dos 2 lados! MAs mais importante, constato que existe espaço suficiente em ambos os passeios para todos, e os responsáveis apenas não criaram as condições necessarias para isso, já que não existe civismo suficiente de todos. Volto a comparar com os automoveis, em que são colocadas bandas nas estradas, que danificam os carros de todos nós, apenas porque não existe civismo suficiente de alguns, e não da maioria, mas as estradas não foram cortadas aos automoveis, apesar de os peões terem prioridade sobre estes. Simplesmente tem que ser criadas condições para que as bicicletas, patins, skates, ou tudo o que alguem goste de utilizar para passear e praticar a sua actividade de lazer de maneira a ocupar os seus tempos livres e poder usufruir da qualidade de vida e equipamentos pagos com dinheiro do estado, que tem por obrigação os proporcionar, possam mesmo ser usufruidos por todos, e não apenas por alguns, mesmo sendo a maioria.
 

Alf

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Cheguei ontem de Londres, estive no Hyde Park e em muitos outros e em TODAS as entradas tem sinais no chão: NO CYCLING. Para quem não sabe, a "avenida" do Hyde Park tem 10m de largura mas mesmo assim não há bicicletas. Contudo, em TODAS as estradas há ciclovias, não vi ninguém a apitar a um ciclista, ninguém me pareceu revoltado com isso.

O que eu acho é que os parques, paredões e afins deviam servir para passear de bicicleta, mas se há gente que não se comporta que se há de fazer?
 

fg

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Alf_PKS_0 said:
Cheguei ontem de Londres, estive no Hyde Park e em muitos outros e em TODAS as entradas tem sinais no chão: NO CYCLING. Para quem não sabe, a "avenida" do Hyde Park tem 10m de largura mas mesmo assim não há bicicletas. Contudo, em TODAS as estradas há ciclovias, não vi ninguém a apitar a um ciclista, ninguém me pareceu revoltado com isso.

O que eu acho é que os parques, paredões e afins deviam servir para passear de bicicleta, mas se há gente que não se comporta que se há de fazer?
O que se há de fazer ? Simples : policiar e multar os prevaricadores.
Claro que a solução mais fácil é proibir TODOS..... mas não é com certeza a mais justa.
Para mudar mentalidades são precisas duas coisas :
1.Educação ( sem ela, nada feito)
2.Responsabilização - ou seja repressão (se fôr preciso) sobre quem não é educado e não respeita os outros.

Muitas vezes, no nosso país, estamos eternamente à espera que as mentalidades mudem só com a educação.... podemos esperar á sombra.... e sentados.....
Claro que a educação é fundamental ( eu sou pai e sou professor.... :mrgreen: ), mas sem apertarmos com quem não cumpre, também não vamos a lado nenhum. Porque razão não conseguimos resolver o problema da sinistralidade rodoviária ? Se estamos à espera que as campanhas televisivas façam efeito....nunca mais!

Voltando ao tema: se colocassem todos os dias durante um mês, policia no paredão de StºAmaro, e multassem fortemente quem lá anda a fazer selvajarias, o problema resolvia-se.
Foi, aliás, assim que se resolveram já alguns problemas em Paço de Arcos. Um exemplo ? Durante anos e anos aos sábados de manhã os passeios de todo o quarteirão do mercado de P.Arcos eram ocupados com vendedores ambulantes com produtos de contrafacção, e os peões tinham que andar no meio da rua, o que causava indignação a toda a gente. A polícia foi lá três sábados seguidos, apreendeu tudo, multou os vendedores todos. Depois de três chimbalaus, eles aprenderam: até hoje, nunca mais lá voltaram.... e já lá vão uma data de anos.

Haja vontade, e as coisas mudam!
 

Ricky Rock

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Eu não sei se repararam bem naquele sinal ???, eu também não tinha reparado, até que o vi ao vivo!
A primeira coisa que me veio a cabeça foi, estaremos realmente na "Republica das Bananas", então uma criança até aos 8 anos tem mais capacidade do que qualquer adulto para perceber o que esta certo ou errado fazer!, Será que agora perante a lei as crianças dos 0 aos 8 anos já podem ser responsabilizados?, e já podem tirar inclusive carta de condução? AHAHAHAHHAHA

Completamente RIDICULO, e completamente Inconstitucional, perante a lei portuguesa não pode haver discriminação por raças, cor, ou idades, e so se atinge a maioridade aos 18 anos, como tal ninguém até aos 8 anos de idade pode ter permissão para circular num veiculo, e acima dessa idade ser impedido!

RIDICULO o Sr. Isaltino devia abrir os olhinhos para isto, e não só para os terrenos do Alto de Linda a velha, para instalar Hoteis luxuosos.
 

Hamlet

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Por mais que uma vez utilizei o Passeio Marítimo de Oeiras para ir trabalhar, mas com a colocação dos novos sinais, alertando para a proibição, as pessoas ficaram mais sensibilizadas para a ameaça e para o insulto aos utilzadores das bicicletas. Moral da história: desisti do Passeio e enviei um email à vereadora responsável.

Fica a resposta...

Felizmente para a Câmara Municipal de Oeiras e para os utilizadores o Passeio Marítimo é um sucesso, tornou-se um equipamento de referência utilizado por milhares de pessoas para exercício, passeio ou simplesmente lazer. O sucesso que hoje se verifica, e a sua utilização em massa, especialmente durante os meses de Primavera e Verão, implicou Em primeiro lugar queremos esclarecer que não é proibida a circulação de bicicletas no Passeio Marítimo, optou-se por criar horários, quer de Verão, quer de Inverno, que fossem capazes de garantir a circulação de bicicletas sem que fosse posta em causa a segurança de quem usa aquele espaço para andar a pé.

Assim, os horários são os seguintes:

· Horário de Inverno (entre Novembro e Março): a circulação é proibida, aos fins-de-semana, entre as 10 e as 17 horas*; e,

· Horário de verão (entre Abril e Outubro): a circulação de bicicletas é proibida entre as 9 e as 20 horas*.

* Excepto crianças até aos 8 anos.

Mais informamos que a criação destes horários foi motivada por sucessivas queixas e, infelizmente, de alguns acidentes que aconteceram naquele espaço. Acreditamos que a decisão é ponderada e equilibrada, tentando conjugar a utilização do espaço por todos, salvaguardando também a segurança de todos.



Hugo
 

Bravellir

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Hamlet said:
... conjugar a utilização do espaço por todos...

O que mais de desilude é o ar sério com que se dizem tais barbaridades. Então permitir a circulação de TODOS de noite e proibir bicicletas de dia é "conjugar a utilização do espaço por todos"?

É pá... que se #$%&/(/...
 
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