Para quem quiser "baralhar" as transmissões

ze_zaskar

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Boas
Esses adaptadores ja são bem antigos. Não são famosos pelo seu funcionamento, por vezes parece que deixa um pouco a desejar.
E ja agora, não é preciso um desviador de 10v para uma transmissão de 10v.
:wink:
 

Mcalhau

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Re: Para quem quiser "baralhar" as transmissões

Não sei se estás a falar de uns roletes que se usam para suavizar as mudanças, esses sim são antigos também já os conhecia. Estes têm duas pistas no rolete, e pelo que li, numa revista Francesa de Estrada este tipo é recente (mas posso, e eles tambem, estar enganado).
Quanto ás mudanças, já sei bem que dá para isso, tenho um colega que usa isso, mas tambem não resulta muitooo bem, volta e meia tem de andar a fazer ligeiras afinações (os cabos alongam e retraiem com as temperaturas). E já agora também te posso dizer que isso das mudanças tem muito a ver com o alinhamento do quadro, é por isso que com certas cassetes (KCNC; Tiso TA etc por vezes se usam anilhas espaçadoras para as cassetes ficarem bem alinhadas, pois as cassetes geralmente não têm o mesmo espaçamento e isto no caso dos quadros estarem alinhados, pois existe aí muito quadro desalinhado (então os de carbono !!!!)). :wink:
 

ze_zaskar

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Estou mesmo a falar das peças que mostraste ai. Basta pesquisares em forums americanos e vês referencias bem antigas a esses adaptadores.

Não percebi muito bem sobre que é que estas a falar das mudanças, mas o que determina o numero de velocidades da cassete a ser usada é o shifter. Como hoje em dia se usam shifters indexados, tal vai estar dependente da quantidade de cabo que puxam a cada clic, coincidindo com o espaçamento dos carretos nas cassetes. Deste modo, podes usar, sem problema algum, um desviador XT com uma cassete de 8v ou uma de 10v, desde que uses shifters de 8v e de 10v respectivamente. E ao contrario do que dizes, todas as cassetes de 8v têm o mesmo espaçamento entre carretos, tal como todas as de 9v, 10v e por ai adiante. Só assim o sistema cassete-desviador-shifter funciona correctamente e só assim é possível usares um sistema Shimano com uma cassete Sram.

Isso dos cabos, a ser um problema, também vai acontecer com outros tipos de transmissões, não é de certeza por usar um desviador de 9v numa transmissão de 10v.

Quanto à questão dos alinhamentos, tens razão quanto à sua importância, mas isso não esta relacionado com as cassetes. Estas estão alinhadas com o cepo do cubo, que se auto alinha ao apertares a roda no quadro.
O problema reside nos dropouts do quadro, mais propriamente no hanger do desviador:
FR408Z03_____74.jpg

Todos os desalinhamentos de que falas são causados por esta peça. É muito comum estar ligeiramente desalinhada, causando problemas mais ou menos graves na transmissão. Para os corrigir, basta alinhar este componente no quadro, seja por meios mais artesanais a olho ou com recurso a uma ferramenta especial.

:wink:
 

Mcalhau

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Re: Para quem quiser "baralhar" as transmissões

Ok

Tens razão, não me fiz entender, era ao hanger do desviador que eu me queria referir (mas no caso dos quadros de carbono é mesmo a sua construção). Quanto á historia do espaçamento das cassetes aí discordo, e vou tentar por aqui alguns scans sobre o assunto. Só para o caso de não saberes, as correntes shimano e campagnolo são diferentes em largura.
Em baixo podes ver parte do artigo, mas aqui não fala do assunto da espaçamento das cassetes, mas na revista sim.

http://www.lacheteurcycliste.com/presentation.php?img=TestShiftmate.jpg
 

ze_zaskar

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As Campagnolo são outra liga, já que obrigam a um cubo especifico por exemplo, não estando contempladas nos que eu disse. Eu referia-me às cassetes normais e correntes, por exemplo as Shimano ou Sram. Alem de que, como é óbvio, uma corrente Shimano vai ser sempre diferente de uma Campagnolo, dado que as ultimas ate já são de 11v.
No meio disto tudo estas a misturar a espessura com o espaçamento das cassetes. Espaçamento é a distancia entre carretos. Quanto menos carretos, maior o espaçamentos, dado que são menos distribuídos pela mesma largura. A espessura refere-se aos carretos em si, estando directamente relacionados com a largura da corrente. Quanto mais carretos tem a cassete, mais finos vão estes ser, tal como mais estreita vai ser a corrente. Por exemplo, nas de 8v, a corrente vai ter 3/32'' de largura interna. Já no caso das de 9v, esta vai ser de aproximadamente 5/64''. Isto é comum às cassetes e correntes disponíveis no mercado.

Voltando ao tópico, é normal as revistas mostrarem produtos ja antigos. A Bike Magazine por exemplo, só o ano passado tratou como novidade umas caixas impermeáveis para os telemóveis, quando eu já tenho uma desde 2003 salvo erro.
:wink:
 

Mcalhau

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Re: Para quem quiser "baralhar" as transmissões

Estou a falar de espaçamento de cassetes.
E no meu caso até tenho uma bicla de estrada com mudanças 10v da Campa com um par de rodas Campa e um par de rodas Shimano ( e logo cada qual com a respectiva cassete, sim porque eu sei muito bem que os cepos são diferentes) e com corrente shimano, e sempre que as troco tenho de ajustar o desviador, e ainda é um bocado.
 

ze_zaskar

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Se os espaçamento fosse diferente, os shifters não funcionavam, porque é neles que reside o mecanismo que posiciona o desviador no lugar certo na cassete. Tu tens que afinar o desviador porque todas as cassetes têm ligeiras variações no dimensionamento. Mas o espaçamento é igual, senão terias de mudar também de shifters.
Por cada clic que sentes no shifter, este esta a puxar x quantidade de cabo. Este valor não é ajustável, dai termos de usar shifters específicos para 10v, 9v, etc. Tu apenas afinas os limites do movimento do desviador e a proximidade do jockey à cassete. Ajustas também a tenção do cabo. Qualquer uma destas afinações não regula a amplitude movimento do desviador por cada clic do shifter. Isto porque o espaçamento entre carretos é partilhado pelas varias cassetes de 8v, 10v, etc.
:wink:
 
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